fbpx

Kátia Barbosa, quem é? História e carreira da chef de Mestre do Sabor

Uma das juradas do reality de culinária Mestre do Sabor, a chef Kátia Barbosa, ou Katita, como é conhecida pelos amigos; é a criadora da famosa receita de bolinho de feijoada. Além disso, seus bolinhos são tão apreciados que milhares de unidades são vendidas mensalmente em seu restaurante chamado o Aconchego Carioca, no Rio de Janeiro. Enfim, o restaurante faz tanto sucesso, que até ganhou um quiosque na praia do Leme.

Atualmente, além do Aconchego Carioca, a chef também comanda o Bar Kalango, na Praça da Bandeira, também no Rio de Janeiro. Lá, são preparados pratos nordestinos e do sertão, junto com Emerson Pedrosa. Inclusive, foi nesse bairro que Kátia fez fama mundial com o seu bolinho de feijoada, que se tornou patrimônio da culinária brasileira.

Quem é Kátia Barbosa?

Gastronomia Carioca

Kátia Barbosa, a Katita, como é chamada carinhosamente pelos amigos; é carioca e filha de paraibanos. Atualmente, é uma das chefs mais renomadas, referência em comida brasileira.

Inicialmente, Katita abriu em um pequeno bar na Praça da Bandeira. E, graças ao seu carisma e talento, o bar se transformou em seu restaurante Aconchego Carioca.

De acordo com Kátia Barbosa, seu sucesso na cozinha é devido às suas memórias afetivas e experiências pelo mundo. Que, afinal, são fonte de inspiração na hora de criar seus pratos deliciosos, apreciados pelos clientes que lotam seu restaurante todos os dias no Rio de Janeiro.

No entanto, Kátia Barbosa não é formada em gastronomia. Na verdade, virou cozinheira por acidente, tendo sua mãe como uma grande mentora, que lhe ensinou a valorizar a comida.

Mas, o amor pela gastronomia não foi instantâneo. Segundo ela, antes do amor pela cozinha, Kátia se apaixonou pela comida. E hoje, ela homenageia suas origens e seus pais nordestinos ao preparar comidas simples em seu restaurante.

Início de um sonho

Veja

O primeiro contato de Kátia Barbosa com a cozinha profissional foi no início dos anos 2000. Na época, o seu restaurante ainda era um bar na capital carioca, administrado por um de seus irmãos. Então, quando ficou desempregada, Kátia se juntou à família no bar e foi trabalhar como garçonete e ajudante de cozinha. Foi então que a paixão pela gastronomia foi crescendo. Dessa forma, em suas horas de folga, ela aproveitava para estudar em livrarias e criar seu próprio repertório.

Atualmente, Katita e sua filha Bianca dividem a cozinha do seu restaurante Aconchego Carioca, onde a chef de cozinha se dedica com muito amor à preparação dos seus pratos. Assim como o bolinho de feijoada, receita aperfeiçoada que foi inspirada em sua mãe.

Sobretudo, sua paixão culinária foi herdada de seu pai, Seu Ermiro; que vendia cuscuz, cocada e quebra-queixo na Feira de São Cristóvão. Ele levava Kátia e seus irmãos para comer das comidas nordestinas, que é a referência da chef.

Por fim, no ano de 2017, a chef Kátia Barbosa inaugurou o Bar Kalango, inspirado na culinária do sertão brasileiro.

Kátia Barbosa: a fama com o programa Mestre do Sabor

Uol

Além do sucesso de seu restaurante Aconchego Carioca e do Bar Kalango, Kátia Barbosa ganhou fama devido sua participação como jurada no reality culinário ‘Mestre do sabor’. No entanto, mesmo com a fama e com o número de fãs aumentando, a chef de cozinha garante que não vê problema em dividir a cozinha com amigos ou colegas de programa. Pois, para Kátia, é uma ótima oportunidade para compartilhar experiências.

Enfim, a chef Kátia é uma pessoa carismática e que está sempre pronta para aprender coisas novas e colocá-las em prática na hora de criar seus pratos.

E, se você gosta do mundo da gastronomia e do elenco de Mestre do sabor, confira também a história de vida de Claude Troisgos, Batista, Leo Paixão e Rafael Costa e Silva.

Fontes: Gaúcha ZH, Prazeres da Mesa, Top 5 Rio, O Dia

Imagens: Veja, Rota Cult, Gastronomia Carioca, Uol

More in Fatos&Fatos.com