Já teve cocaína na Coca-Cola mesmo?

Algumas pessoas não vivem sem Coca-Cola, o refrigerante mais popular do mundo. Dizem que cura ressaca, que mata a sede, que acaba até com diarreia. O que ninguém diz, porém, é a lista de ingredientes que compõe esse líquido tão cultuado.

A bebida, que teria sido criada por engano, é imitada por aí, mas os resultados “genéricos”, como você bem sabe, não chegam nem perto do original. Qual seria, afinal, o ingrediente secreto da Coca-Cola? Tem gente por aí que acredita que há cocaína no refrigerante e que seria por isso que gostamos tanto — e, inclusive, a droga seria o fator responsável por deixar alguns consumidores viciados.

Já teve Coca aí na geladeira!

A cocaína já fez parte da receita da Coca-Cola, sim. Mas só no passado. Até 1903, a bebida continha uma quantidade significativa da droga, afinal, os malefícios do narcótico só foram conhecidos alguns anos depois — a droga chegou até mesmo a ser usada como parte de terapias psicológicas e psiquiátricas, e era legalizada nos EUA até 1914.

Totalmente livre

Fonte da imagem: Reprodução/lacronica

Mesmo com todas as evidências comprovando que havia, sim, cocaína na fórmula do refrigerante, há mais de 100 anos a companhia que produz a Coca-Cola afirma que não existe, nem nunca existiu, cocaína entre os ingredientes de fabricação da bebida. O que se sabe é que em 1903 muitos consumidores exigiram que o narcótico fosse retirado de todas as bebidas produzidas pela empresa.

Ainda assim, o produto só foi considerado 100% livre da droga em 1929, quando cientistas aperfeiçoaram o processo de remoção das substâncias psicoativas das folhas de coca. Ou seja: desde 1929 não há mais vestígios de cocaína na bebida.

A fórmula da Coca-Cola ainda continua secreta, mas o que se sabe é que não há mais cocaína nela. Isso, porém, não significa que o refrigerante seja inofensivo: ele é fonte de muito açúcar e outras substâncias capazes de prejudicar dentes, ossos e a saúde de modo geral, principalmente se consumido em excesso. Nunca, nunca mesmo, substitua água por Coca-Cola!

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.