Imagine passar dos 100 anos de idade ao lado do seu irmão? Pois este feito pode ser comemorado por dois irmãos de uma pequena cidade em Portugal. Com 111 e 109 anos de idade, Albano e Alberto são considerados “os irmãos mais velhos do mundo”. No último sábado (6), a dupla foi homenageada pelo governo local.

De acordo com o Jornal Paivense, os dois irmãos são lúcidos e “ainda leem os jornais todos os dias”. Os dois moram em Santa Maria da Feira, município com pouco mais de 12 mil habitantes, pertencente à área metropolitana da cidade do Porto.
Os irmãos são reconhecidos como os mais velhos do mundo pelo Guiness World of Records, o livro dos recordes. Desde 2019, a publicação já destacava o mérito da dupla.
Irmãos faziam concertos pelo país
De acordo com a TVi24, Albano Andrade nasceu em 14 de dezembro de 1909 e Alberto no dia 2 de dezembro de 1911. Em entrevista à publicação, um conhecido dos irmãos recordou que, no seu período de atividade profissional, ambos geriam “um alambique de bagaço, o que sempre lhes deu umas boas histórias para contar”.
Ainda segundo a fonte, Albano tocava violino e saxofone, enquanto Alberto se focou no instrumento de sopro e chegou a dar aulas em uma banda da cidade. Ambos deram concertos em diversos pontos do país na juventude.
O entrevistado ainda comentou que os irmãos sempre foram muito amigos um do outro e defendem que para se ter uma vida longa é necessário “não comer demais nem exagerar nas bebidas alcoólicas”.