Instagram testa três tipos de feed diferentes; veja modelos

Ano-novo, vida nova? Nesta quarta-feira (5), o líder de newsfeed e designer do Instagram, Adam Mosseri, anunciou testes para melhorar a experiência na rede social. Entre as novidades, está o retorno do feed cronológico e três abas: home, seguidos e favoritos

No Twitter, o executivo deu detalhes sobre o projeto e mostrou como a funcionalidade será aplicada na prática. Na aba superior da página inicial, o usuário poderá escolher entre as três opções.

Reprodução/Twitter

Segundo ele, a empresa pretende dar mais liberdade para quem usa a plataforma, estimulando a experiência personalizada sem desvalorizar a escolha dos perfis seguidos por cada pessoa.

Achamos importante que você possa obter um feed cronológico, se estiver interessado rapidamente, e ver as últimas notícias publicadas pelas contas que você segue.

No vídeo, Mosseri ressalta também que o trabalho será implementado aos poucos e não indica um prazo para que o novo layout esteja disponível para todos. A expectativa é de que o serviço seja lançado até o final do primeiro semestre deste ano. 

 É importante para mim que os usuários do Instagram se divirtam. Acredito que dando para as pessoas opções para elas decidirem o que querem ver seja a melhor maneira de atingir esse objetivo.

No final do ano passado, o empresário já havia dito que estava repensando “o que é o Instagram” e mencionado que as alterações seriam voltadas aos criadores de conteúdo. 

Como fica o Instagram com as mudanças

Mas o que muda na prática? Projetamos como será a experiência em cada um dos modelos. Confira:

Aqui será o feed mais similar ao que conhecemos hoje, com um um ranqueamento de postagens de acordo com o que o algoritmo acredita ser de maior interesse do usuário. A diferença é que este espaço terá cada vez mais postagens recomendadas pelo Instagram de contas que você não segue — algo bem similar com a aba “descubra”, do TikTok. 

A aba será composta por perfis escolhidos por cada pessoa, que vão aparecer em ordem cronológica de publicação. A ideia é valorizar a personalização e incentivar o poder de escolha do usuário durante a experiência.  

Este modelo será o mais parecido com o que conhecíamos no início do aplicativo, onde serão mostradas todas as postagens dos perfis que a pessoa segue, também em ordem cronológica. O formato pode impulsionar novamente o engajamento de criadores com muitos seguidores, mas também irá demandar qualidade do conteúdo, já que se o usuário não gostar, deixará de segui-los.

Curtiu as mudanças? Conte para nós?

More in Fatos&Fatos.com