Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material

Você provavelmente já encontrou aqueles saquinhos com pequenas bolas de silicone dentro, mas sabia que isso é gel de sílica? Basicamente, essa é uma substância coloidal conhecida por sua ampla capacidade de absorção. Desse modo, costuma ser usada como agente dessecador, em especial por sua afinidade com a água.

Sobretudo, o gel de sílica costuma acompanhar comprimidos de remédio. Como consequência, evitam que eles fiquem úmidos quando expostos ao ambiente. Porém, também é comum vê-los em caixas de objetos antigos, a fim de proteger contra a ação do tempo.

Além disso, essa substância ajuda a evitar a formação de fungos e mofo em ambientes favoráveis para essas formações. Portanto, existem diversos usos possíveis que fazem desse material valioso. Sendo assim, ao invés de jogá-los fora você pode reaproveitar para outras atividades.

Quais são os usos do gel de sílica?

1) Preservar fotografias e quadros

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

No geral, fotografias antigas e quadros costumam sofrer com oxidação e perda do material químico em sua composição. Nesse sentido, colocar um pacote de gel de sílica dobrado auxilia a evitar que a umidade acelere o processo, também protegendo contra o mofo.

2) Conservar equipamentos fotográficos

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Além disso, o gel de sílica pode ajudar na conversação de equipamentos fotográficos. Comumente, a lente molhada ou úmida por conta do ambiente causa mofos, fungos e depredação do material.

Portanto, basta colocar um sachê junto com a bolsa da câmera fotográfica para que a umidade seja absorvida. Desse modo, evita-se que a lente fique embaçada ou estrague rapidamente.

3) Gel de sílica para proteger ferramentas

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Comumente, as ferramentas tendem a enferrujar quando ficam muito tempo guardadas ou empilhadas. No geral, a umidade é o maior inimigo, porque acelera o processo de oxidação. Sendo assim, colocar pacotes de gel sílica na caixa de ferramentas pode auxiliar, porém é importante retirá-las da caixa regularmente.

4) Remover a umidade de eletrônicos

A princípio, o truque de colocar o celular ou outros aparelhos eletrônicos em um pote com arroz parece a melhor opção para salvá-los da umidade. Contudo, o gel de sílica também pode auxiliar nessa missão.

Em resumo, basta substituir o arroz por gel de sílica para que a substância absorva a umidade. Porém, o resultado pode não ser completamente efetivo dependendo da situação do aparelho.

5) Guardar ração de animais

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Porque é um produto orgânico, a ração dos animais pode murchar ou mofar quando em contato com o ambiente. Além disso, o espaço de ar que fica nos potes quando estão sendo esvaziados tendem a acelerar esse processo. Portanto, recomenda-se colocar alguns pacotes de gel de sílica para absorver a umidade e evitar que isso aconteça.

6) Gel de sílica para preservar produtos de couro

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fontes: Pixabay

No geral, bolas e sapatos de couro podem mofar facilmente, sobretudo por conta da forma com que são armazenados. Portanto, colocar gel de sílica junto às caixas de sapato ou no armário em que estão armazenados pode auxiliar a combater o mofo.

7) Manter o para-brisa limpo e claro

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Em primeiro lugar, os dias chuvosos tendem a deixar o para-brisas do carro embaçado e constantemente úmido. Sendo assim, sair de casa envolve um processo de esperar a condensação e umidade evaporarem.

Contudo, colocar um gel de sílica na parte interna e perto do vidro pode reverter esse processo. Desse modo, a substância absorve a condensação aos poucos. Além disso, é possível fazer o mesmo para janelas, ao posicionar o gel de sílica próximo ao parapeito.

8) Proteger documentos importantes

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Assim como o caso das fotografias antigas, o gel de sílica é um aliado da degradação do papel. Portanto, ao colocar seus documentos em uma caixa, não se esqueça de adicionar essa substância. Ademais, é importante conferir a situação do material constantemente, a fim de manter a preservação acontecendo.

9) Gel de sílica para evitar a oxidação de joias antigas

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Sobretudo, as joias antigas tendem a se oxidar rapidamente, principalmente as de metais específicos como prata ou ouro. Apesar de existirem técnicas de limpeza e recuperação, uma forma de combater a oxidação é colocar gel de sílica com esses objetos. Sendo assim, coloque os saquinhos junto aos porta-joias ou nos saquinhos onde forem armazenados.

10) Preservar lâminas de barbear

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Também como acontece com as joias antigas, as lâminas de barbear estão suscetíveis à oxidação. Em especial porque são materiais que tem contato constante com água e outras substâncias químicas.

Desse modo, mantenha sempre as lâminas de barbear em um recipiente seco e fechado. Ademais, adicione pacotes de gel de sílica para evitar a oxidação, de preferencialmente mais de um.

11) Conservar fitas de vídeo

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Comumente, os colecionadores enfrentam o árduo desafio de conservar suas fitas de VHS. Sobretudo, a umidade é o maior inimigo do material que compõe essas fitas, mas o gel de sílica pode facilitar o processo de armazenamento. Portanto, coloca alguns pacotes na caixa onde eles são guardados e veja a mágica acontecer.

12) Gel de sílica para facilitar o armazenamento de sementes

Fotografia de um pote de sementes para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Também como materiais orgânicos, as sementes tendem a apodrecer depois de um tempo. Além disso, também é comum que mofem ou desenvolvam fungos.

Contudo, nem sempre está no período de plantio, o que transforma o armazenamento e conservação em um desafio. No geral, é indicado que se adicione um pacote de gel de sílica para cada frasco ou recipiente de sementes. Desse modo, fica mais fácil conservá-las.

13) Diminuir o cheiro ruim em sapatos

Fotografia de sapatos para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Comumente, sapatos de plástico ou couro tendem a causar mau cheiro, principalmente para as pessoas que tem sudorese nos pés. Nesse sentido, o gel de sílica pode ser colocado em cada um dos sapatos para solucionar o cheiro ruim durante e após o uso.

14) Evitar mau cheiro na mochila da academia

Fotografia de uma mochila esportiva para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Sobretudo, as mochilas da academia tendem a armazenar a umidade das garrafas de água, toalhas e equipamentos esportivos, como o próprio tênis. Ademais, é comum que fiquem muito tempo fechadas, o que favorece para o mau cheiro, mofo e outras complicações.

Sendo assim, adicionar saquinhos de gel de sílica pode ajudar. Porém, é importante sempre retirar os objetos úmidos do interior após a prática esportiva, de modo a facilitar a preservação.

15) Secar papéis molhados por bebidas

Primeiramente, derrubar um copo de água ou café sobre os papéis acontece com todos os apressados pelo menos uma vez na vida. Porém, ao invés de se desesperar com a mancha, é possível colocar as bolinhas do gel de sílica com um guardanapo por dez minutos para rever a situação.

16) Gel de sílica para fazer pacotes aromáticos

Gel de sílica, o que é? 18 usos curiosos para esse material
Fonte: Pixabay

Basicamente, é necessário unir as bolinhas de gel de sílica com óleos essenciais e fazer um pacote aromático. Desse modo, fica mais fácil manter as gavetas e armários com cheiros agradáveis. No geral, existem diversas combinações possíveis disponíveis na internet.

17)  Secar flores e outros materiais orgânicos

Sobretudo, pessoas que trabalham com artesanato, decoração e outras práticas artísticas enfrentam desafios com materiais orgânicos. Nesse sentido é possível adicionar saquinhos de gel de sílica em um pote para acelerar o processo de secagem dos produtos.

18) Manter doces secos em dias úmidos

Fotografia de doces para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Por fim, aos aficionados por confeitaria é comum lidar com receitas longas em dias úmidos. No geral, o ambiente influencia o estado dos doces, principalmente quando acontece acúmulo de água na superfície dos alimentos. Ademais, algumas receitas dependem de deixar os componentes descansando ao ar livre.

Portanto, para evitar condensação e degradação dos alimentos, posicione alguns pacotes de gel de sílica entre os doces. Como consequência, a umidade é absorvida e não afeta a comida.

E aí, aprendeu sobre o gel de sílica? Então leia sobre Dorama – Definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas.

Fontes: InfoEscola | Bodout | eCycle | Ana Maria Braga

Imagens: Blog Suzi Gomes | Pixabay | Ana Maria Braga

More in Fatos&Fatos.com