Fundadores do Google, quem são? Conheça algumas curiosidades

Em primeiro lugar, os fundadores do Google são Larry Page e Sergey Brin. A princípio, o site surgiu como um projeto dos dois doutorandos da Universidade de Stanford. Desse modo, tinha a intenção de analisar as propriedades matemáticas da Internet.

No geral, os mecanismos de pesquisa famosos da época como o Yahoo! funcionava majoritariamente por um banco de dados manual. Sendo assim, ambos decidiram inventar um motor de busca mais prático, capaz de investigar as relações dos usuários com as páginas visitadas. Portanto, foram além do volume de buscas ao inserir novas características.

Como consequência, desenvolveram um modelo mais inteligente e desenvolvido. Sobretudo, o mecanismo se alimentava da própria pesquisa para criar uma experiência otimizada e que se adaptasse à experiência do usuário. Curiosamente, o nome inicial do projeto era “BackRub”, que em uma tradução literal significa “coçada nas costas”.

Porém, o projeto se tornou Google por conta do termo Googol, usado para ilustrar valores muito grandes. Porque os fundadores da Google não sabiam pronunciar corretamente essa expressão, a plataforma ganhou o nome mais conhecido atualmente. Sendo assim, tem-se o janeiro de 1996 como a data oficial em que o site foi ao ar.

A princípio, ele somente funcionava nos servidores da Universidade de Stanford. Eventualmente, eles expandiram a distribuição e no dia 4 de setembro de 1998 já havia acesso para outros servidores. Por fim, iniciou-se as atividades do Google como empresa.

Fundadores do Google, quem são? Conheça algumas curiosidades
Larry Page, fundador do Google – Fonte: Canal Tech

Larry Page, o engenheiro fundador da Google

Primeiramente, Lawrence Edward Page nasceu no dia 26 de março de 1973, na cidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ademais, ambos pais de Larry Page eram professores de informática na Universidade de Michigan.

Desse modo, ele conquistou o próprio diploma de engenheiro informático em 1995. Posteriormente, ingressou o programa de doutorado onde conheceu Sergey Brin. A princípio, o colega recebeu a função de apresentar o campus para o novato, tendo em vista que Brin era estudante da instituição há mais tempo.

Sendo assim, ambos se tornaram amigos e desenvolveram o projeto da Google juntos. Como consequência, Larry Page foi o fundador da Google, mas também o primeiro CEO da companhia, mantendo o cargo até 2001. Logo em seguida, tornou-se presidente de produtos enquanto o cargo foi transferido para Eric Schmidt.

Porém, Page retomou o cargo de CEO em 2011 enquanto Schmidt assumiu a presidência executiva da empresa. Além disso, cinco anos depois o empresário tornou-se CEO da Alphabet, uma empresa-mãe que passou a conter o Google. Eventualmente, em 2019 ele e Brin optaram por manter somente o cargo no conselho administrativo da Alphabet.

Fundadores do Google, quem são? Conheça algumas curiosidades
Sergey Brin, fundador da Google – Fonte: Canal Tech

Sergey Brin, o cientista da computação e criador da Google

Por outro lado, Sergey Brin nasceu no dia 21 de agosto de 1973. Curiosamente, tem origem russa, pois nasceu em Moscou e tornou-se cientista da computação. Além disso, entrou na história como um dos empresários mais bem sucedidos do mundo.

Eventualmente, a família de Brin mudou-se para os Estados Unidos em 1979, onde ele se formou em Ciência da Computação e Matemática pela Universidade de Maryland. Logo em seguida da conclusão do mestrado em 1995, Brin integrou o programa de doutorado. Contudo, acabou abandonando a vida acadêmica para se dedicar ao projeto do Google.

Sendo assim, o fundador da Google foi o primeiro presidente de tecnologia da companhia. Mais ainda, na companhia do cofundador Larry Page, e de Eric Schmidt que integrou o projeto posteriormente, os três formaram o conselho diretor da Google em 2001. Porém, dez anos depois ele decidiu abandonar o cargo na presidência para participar ativamente dos projetos especiais.

Eventualmente, a empresa passou por reestrutrações internas, tornando-se uma subsidiária da nova holding Alphabet Inc. Como citado anteriormente, Larry Page tornou-se presidente do grupo. Por fim, em dezembro de 2019 ambos assumiram os cargos no conselho administrativo, onde se mantém até hoje.

E aí, gostou de conhecer os fundadores da Google? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Canal Tech | eBiografia

Imagens: Canal Tech | Weltwoche

More in Fatos&Fatos.com