Fio dental – Como usar corretamente e quais os principais tipos

O uso correto do fio dental é fundamental para uma higiene bucal completa. Isso porque a limpeza feita somente com escova e pasta de dentes não remove as impurezas acumuladas entre os dentes, aumentando o risco de cáries e inflamações.

Dessa maneira, é preciso complementar a higiene com o uso do fio dental cerca de uma a duas vezes por dia. Além disso, é ideal utilizar o fio após todas as refeições principais, para garantir que a sujeiras não fiquem acumuladas na boca.

Quanto a fazer a limpeza antes ou depois do uso das escovas, não influencia no resultado.

Tipos de fio dental

Fio dental - como usar corretamente e quais os principais tipos
Tua Saúde

O fio dental pode ser encontrado em alguns tipos diferentes, mas não existe um que seja mais apropriado para a limpeza. No entanto, alguns tipos podem ser mais indicados para alguns tipos de arcada dentária, oferecendo mais facilidade para o uso.

Múltiplos filamentos: são os fios mais tradicionais, com versões que podem incluir até mesmo sabores variados, por exemplo.

Filamento único: esses fios são mais finos e achatados, o que garante maior resistência no uso. Além disso, são indicados para pessoas com dentes mais próximos, o que pode dificultar a passagem do fio.

Super floss: esses fios são compostos por uma parte mais firme e flexível e uma outra mais grosa e esponjosa, além do fio dental tradicional. Dessa maneira, é ideal para pessoas com dentes mais espaçados ou que utilizam aparelho ortodôntico.

Como usar

Fio dental - como usar corretamente e quais os principais tipos
freepik

O primeiro passo é enrolar as pontas do fio nos dedos para fixá-los. O ideal é usar cerca de 40 cm, para que cada parte seja limpa com uma nova parte do fio, ou seja, não recolha bactérias de outros dentes.

O fio dental deve ser introduzido entre cada um dos espaços entre dentes e movimentado em forma de C, dos dois lados para que os dois dentes separados pelo espaço sejam higienizados.

O procedimento pode ser feito tanto antes como depois da escovação, desde que não seja ignorado. Preferencialmente, a sugestão é fazer antes, para que a escovação não passe uma sensação de trabalho completo, caso seja feita antes do uso do fio dental.

Além disso, também é importante passar o fio delicadamente na base do dente. Dessa maneira, é possível garantir a limpeza das impurezas localizadas entre dente e gengiva.

Todo o processo deve ser feito sem o uso de muita força, a fim de garantir a limpeza sem gerar ferimentos. Caso ocorra sangramento frequente da gengiva, é importante consultar um dentistas para o diagnóstico de inflamação de gengivite.

Fio dental e aparelho ortodôntico

Fio dental - como usar corretamente e quais os principais tipos
Cury

A higiene bucal com o uso de aparelho precisa de ainda mais cuidados, já que a estrutura retém ainda mais alimentos na boca. Para isso, deve-se passar primeiramente pela parte interna do arco metálico e então fazer o uso entre os dentes.

A técnica pode ser feita com o uso de fio dental comum, com a ajuda de um passa fio de silicone, que ajuda na movimentação. Por outro lado, o fio super floss pode facilitar o acesso aos espaços, graças à presença de partes mais firmes e esponjosas.

Outras recomendações de saúde bucal

Fio dental - como usar corretamente e quais os principais tipos
Vencer o Câncer

Além do uso frequente de fio dental, é fundamental manter a escovação ao menos duas vezes por dia. A limpeza da língua também deve ser feita, a fim de evitar contaminações em todas as partes da boca.

Os cuidados também devem envolver atenção com a alimentação. Isso porque alguns ingredientes, como açúcar, promovem a formação de cáries. A consulta periódica com dentistas a cada seis ou doze meses também ajuda a garantir uma limpeza mais profunda e uma boca saudável.

Fontes: Colgate, Odonto Empresas, Tua Saúde, Sorissologia

Imagens: The Smile Rooms, freepik, Tua Saúde, Cury, Vencer o Câncer

More in Fatos&Fatos.com