Filmes de Quentin Tarantino – Principais longas dirigidos pelo cineasta

Quentin Tarantino, nasceu em 27 de março de 1963, em Knoxville, Tennessee. Ele é um diretor e roteirista americano cujos filmes são famosos por sua violência estilizada e fascínio pelo cinema e pela cultura pop. Ele ficou conhecido como diretor com seus dois primeiros filmes, Cães de Aluguel (1992) e Pulp Fiction (1994).

Quentin foi batizado pelos pais com esse nome, em homenagem ao personagem Quint Asper, interpretado por Burt Reynolds, do programa de televisão Gunsmoke. Desse modo, Tarantino passou a maior parte de sua educação morando no condado de Los Angeles com sua mãe e seu padrasto.

Aos 14 anos, ele escreveu seu primeiro roteiro aos 14 anos, chamado ‘Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit’, inspirado no filme de 1977 Smokey and the Bandit (Os Bons e os Maus), também estrelado por Burt Reynolds. Quando adolescente, Tarantino largou o colégio e trabalhou brevemente como recepcionista num cinema da Califórnia, que exibia principalmente filmes pornográficos.

Por conseguinte, na década de 1980, Tarantino teve vários empregos, até que o produtor de Hollywood, Lawrence Bender, o encorajou a escrever um roteiro completo, que ele autofinanciou e produziu entre 1984 e 1987. No final dos anos 1980, Tarantino trabalhou como ator e assistente de produção antes de ser contratado pelo produtor Robert Kurtzman para produzir o roteiro de Um Drink no Inferno.

Primeiros filmes de Quentin Tarantino

Fonte: Pinterest

Lawrence Bender produziu o primeiro longa-metragem de Tarantino, Cães de Aluguel, que foi um sucesso no Festival de Cinema de Sundance e o tornou um roteirista procurado em Hollywood. Entre a produção de Cães de Aluguel e Pulp Fiction, Tarantino vendeu dois roteiros: Amor à Queima-Roupa e Assassinos Natos.

Após seu sucesso inicial como diretor e roteirista, Tarantino recebeu várias ofertas para dirigir filmes de grande orçamento de Hollywood. Todavia, ele recusou e se mudou temporariamente para Amsterdã para que pudesse terminar o roteiro que se tornaria Pulp Fiction.

Em 1994, Tarantino lançou Pulp Fiction, que foi um sucesso imediato de crítica e bilheteria, ganhando a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e o Oscar de Melhor Roteiro Original, arrecadando mais de 200 milhões de dólares.

Melhores filmes de Quentin Tarantino em ordem cronológica

Filmes dos anos 90

1. Cães de Aluguel (1992)

Fonte: Pinterest

Um chefe da máfia contrata seis criminosos para conseguir alguns diamantes. No entanto, eles recebem nomes falsos para que ninguém saiba da verdadeira identidade do outro. Porém, no momento em que chegam ao local do roubo, a polícia também chega e o grupo tem que se dispersar.

No ponto de encontro previamente definido, eles se reúnem e começam a suspeitar que um deles está envolvido com a polícia. Este é o primeiro longa-metragem de Tarantino e é considerado um clássico e um filme cultuado entre os fãs de filmes independentes.

2. Pulp Fiction (1994)

Quentin Tarantino: história e melhores filmes dirigidos pelo cineasta
Fonte: Pinterest

O enredo consiste em quatro histórias não lineares que se entrelaçam em algum ponto. Dois ladrões decidem roubar um restaurante enquanto comiam dentro de casa. Por outro lado, dois assassinos estão à procura do saco de dinheiro roubado do chefe.

Além disso, um deles precisa entreter a esposa do chefe enquanto ele está fora da cidade. Diz-se a um boxeador idoso para perder propositalmente sua próxima luta, mas acidentalmente mata seu oponente. Como resultado, estes caminhos se encontrarão das maneiras mais improváveis que se possa imaginar.

Desse modo, o filme é considerado a obra-prima de Quentin Tarantino, principalmente em termos de roteiro. Além disso, recebeu sete indicações ao Oscar e ganhou o de Melhor Roteiro Original.

3. Jackie Brown (1997)

Fonte: Pinterest

Jackie Brown é uma aeromoça que ganha dinheiro adicional contrabandeando dinheiro para o perigoso chefe do crime de Los Angeles, Ordell Robbie. Quando a certa altura ela é pega pelos agentes, ela recebe uma oferta de libertação com a condição de que os ajude a levar Ordell à justiça.

Sentindo que as coisas estão erradas, Ordell contrata o agente Max Cherry para trazê-la a ele, planejando se livrar dela. Finalmente, Jackie decidirá enganar os agentes e Ordell e tentar colocar suas mãos em meio milhão de dólares.

Filmes dos anos 2000

4. Kill Bill – Filme 1 ( 2003)

Fonte: Pinterest

Kill Bill é uma história de derramamento de sangue e vingança. Tendo deixado o grupo assassino Deadly Vipers, desejando uma vida melhor para si, a personagem principal chamada The Bride vai para o Texas, conhece o homem dos seus sonhos e decide se casar com ele, estando grávida. No entanto, o ensaio do casamento é arruinado pelos Deadly Vipers que os confrontam e matam quase todos, deixando a noiva em coma.

Depois de quatro anos, ela acorda do coma e, percebendo que o seu ex-grupo havia roubado sua vida perfeita, e parte em sua busca por vingança, com desdobramento em Kill Bill 2.

5. Kill Bill- Filme 2 (2004)

Fonte: Pinterest

Kill Bill 2 segue a trajetória da noiva, cujo nome verdadeiro é Beatrix Kiddo, em sua busca vingativa de eliminar as últimas três pessoas que destruíram seu casamento quatro anos antes. Assim, nesta viagem conhecemos o passado dela e o caminho que ela teve que percorrer para se tornar quem é hoje. A informação sobre a filha dela estar viva também aparece ao longo do caminho, e isso afetará a busca por justiça de Beatrix.

Curiosamente, ambos os volumes deveriam ser lançados como um único filme, mas com a duração de mais de quatro horas. Então, Quentin Tarantino decidiu separá-los em duas partes distintas.

6. À Prova de Morte (2007)

Fonte: Pinterest

Kurt Russel interpreta um ex-dublê de Hollywood com tendências assassinas misóginas – ele atrai mulheres para seu carro “à prova de morte” sob o pretexto de que nada pode acontecer com elas e então as executa cruelmente. Todavia, a sorte vira contra ele quando se depara com três jovens que acabaram não sendo uma presa tão fácil e que gostariam muito de dar o troco.

7. Bastardos Inglórios (2009)

Quentin Tarantino: história e melhores filmes dirigidos pelo cineasta
Fonte: Pinterest

O filme segue um grupo de soldados judeus americanos conhecidos como Bastardos em sua missão para executar inimigos alemães na França dominada pelos nazistas. Logo eles se tornam famosos por seus métodos de assassinato horríveis e são procurados em todo o país.

Por outro lado, a trama também envolve uma jovem judia, dona de um pequeno cinema, cuja família inteira foi assassinada pelas mãos de um violento coronel nazista. Contudo, ao saber da presença dele em uma exibição exclusiva de um filme de propaganda em seu teatro, ela faz um plano para se vingar.

8. Django Livre (2012)

Fonte: Pinterest

Um dentista alemão decide comprar um escravo chamado Django de um traficante de escravos e pede que ele o ajude a matar três irmãos. Todavia, o dentista é na verdade um caçador de recompensas e promete a Django sua liberdade se eles realizarem a tarefa com sucesso.

Quando tudo sai exatamente como planejado e Django se torna um homem livre, ele agora tem um favor a pedir ao caçador de recompensas – ajudá-lo a encontrar e libertar sua esposa, que foi tirada dele e vendida a um fazendeiro em algum lugar de Mississippi.

9. Os Oito Odiados (2015)



Fonte: Pinterest

Um caçador de recompensas está a caminho da cidade de Red Rock, escoltando uma prisioneira acusada de assassinato. Entretanto, as duras condições meteorológicas vão obrigá-los a parar e procurar abrigo em uma cabine de diligências, já ocupada por outro grupo de cavaleiros de diligências. Nesse ínterim, as velhas inimizades do tempo da Guerra Civil são reacendidas e a sobrevivência de cada personagem está em questão.

10. Era Uma Vez em… Hollywood (2019)

Quentin Tarantino: história e melhores filmes dirigidos pelo cineasta
Fonte: Pinterest

O enredo se concentra em um ator idoso Rick Dalton que ficou rico nos anos 50 interpretando papéis nos faroestes, mas que atualmente está desempregado devido à mudança de Hollywood. Dessa forma, ele ainda se esforça para levar uma vida luxuosa de estrela de cinema, mas acha cada vez mais difícil.

Além disso, o único amigo verdadeiro que ele tem é seu ex-dublê, Cliff Booth, um sujeito fácil que, no entanto, luta para sobreviver. Eles se envolverão com a família Manson, que teria assassinados os vizinhos de Rick – Sharon Tate e Roman Polansky.

Como resultado, o filme de Quentin Tarantino foi aclamado pela crítica de cinema, obtendo 10 indicações ao Oscar e vencedor de Melhor Ator Coadjuvante por desempenho de Brad Pitt e Melhor Desenho de Produção. Ele também ganhou um Globo de Ouro de Melhor Filme – Musical ou Comédia.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 10 filmes que você precisa ver antes de morrer

Fontes: Omelete, Infoescola, Ebiografia, Canaltech

Fotos: Pinterest

More in Fatos&Fatos.com