fbpx

Ferrari Mondial – O caso do carro desaparecido por mais de 20 anos

O modelo Ferrari Mondial 8 foi lançado em 1980 e vendeu bem entre entusiastas de veículos. Apesar disso, ele foi considerado um dos piores carros de todos os tempos, pela revista Time.

A princípio, o modelo foi criticado pelo design diferenciado. O Ferrari tinha o teto mais alto que o normal, com menos curvas aerodinâmicas e um banco traseiro que não agradou. Além disso, um problema no sistema de injeção provocou um péssimo desempenho nas ruas, garantindo as críticas ao modelo.

No entanto, esse não foi o único motivo para o carro entrar para a história. Em 1994, um empresário perdeu o carro, que só foi encontrado 26 anos depois.

Ferrari Mondial desaparecido

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
ClassiCar Garage

Em 1994, um empresário da cidade de Amsterdã, na Holanda, era dono de um dos únicos modelos de Ferrari Mondial da cidade. Dessa maneira, quando o carro desapareceu da noite para o dia, acabou chamando atenção das autoridades locais.

A investigação inicial não encontrou nenhum sinal do veículo, mas também não via indícios de furto. A solução para o dono foi ativar o seguro e receber o valor integral do veículo.

Entretanto, após 26 anos, em 17 de junho de 2020, a história ganhou um novo capítulo a partir do treinamento de um grupo de mergulhadores.

Carro submarino

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
Amigos Gearheads

De acordo com o jornal indiano Hindustan Times, um grupo de mergulhadores do corpo de bombeiros fazia um treino no trecho IJ do canal de Javakade quando avistou a Ferrari Mondial no fundo do mar.

O carro só foi resgatado com a ajuda do Ministério da Defesa, que precisou organizar uma operação para remoção do veículo. Logo após a remoção, a polícia buscou registros de possíveis crimes ligados ao modelo e encontrou apenas um. Nele, estava o caso de perda da Ferrari Mondial de 1994, com as mesmas características e placa do carro encontrado.

O dono, entretanto, não teve interesse em manter o carro e o entregou a um ferro-velho. O estabelecimento também não teve como aproveitar muitas peças, já que os 26 anos no fundo do mar destruiu o modelo.

Apesar disso, a Ferrari ganhou destaque na imprensa local e virou atração turística no ferro-velho. Além de curiosos, colecionadores demonstraram interesse em observar e até mesmo comprar partes do veículo, ou ele inteiro.

Outros veículos considerados fracassos

Lamborghini LM002

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
motor1

A Lamborhini LM002 surgiu como projeto para o Exército dos EUA, mas acabou descartada pelos militares. Entretanto, a montadora decidiu fazer alguns ajustes e lançar o modelo comercialmente, no fim da década de 80. Entre 1986 e 1993, menos de 400 unidades foram comercializadas.

Maserati Biturbo

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
Silodrome

A Maserati lançou o modelo esportivo nos EUA, a fim de conquistar o mercado local com um veículo que servisse à família. O lançamento foi tão fracassado que a empresa abandou o mercado norte-americano em 1991, mas retornou 11 anos depois, com o Maserati Spyder.

Triumph TR7

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
richmonds

A princípio, o Triumph TR7 deveria ter sido lançado em 1974, mas o carro só chegou ao mercado em 1976. Além do atraso, problemas mecânicos contribuíram para que o modelo fosse considerado um fracasso. Mesmo com um novo modelo lançado em 1980, com correções, o público não recebeu bem o veículo.

DeLorean DMC-12

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
Auto Mais

O DeLorean é um dos carros mais icônicos do cinema e da cultura pop, mas na vida real não foi bem assim. Apesar de popular por aparecer como uma máquina do tempo em De Volta Para O Futuro, o modelo original apresentava má qualidade na construção, baixa potência do motor e uma série de problemas no sistema elétrico.

Plymouth Prowler

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
Car and Driver

O Plymouth Prowler fez um resgate dos hot rods clássicos, mas não conseguiu garantir potência do motor. Apesar disso, conseguiu perdurar durante a década de 90 até 2002, quando foi finalmente descontinuado.

Chevrolet SSR

Ferrari Mondial - o caso do carro desaparecido por mais de 20 anos
Car and Driver

Assim como outros modelos fracassados da lista, o SSR foi considerado um modelo sem nenhuma potência. Lançado em 2004, ele ficou disponível no mercado por apenas dois anos, antes de ser descontinuado pela Chevrolet.

Fontes: Aventuras na História, MotorShow

Imagens: Car and Driver, Car and Driver, Auto Mais, richmonds, Silodrome, motor1, carpixel, ClassiCar Garage, Amigos Gearheads

More in Fatos&Fatos.com