fbpx

Fausto Silva – Origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão

Fausto Corrêa da Silva, mais conhecido como Faustão nasceu em Porto Ferreira, interior paulista, em 2 de maio de 1950. Seu pai era chefe da coletoria local, antiga Receita Federal. Ele começou sua carreira aos 15 anos de idade como repórter da rádio Centenário, de Araras. Depois disso, passou pelas rádios Cultura, Campinas, Record, Jovem Pan até finalmente chegar na rádio Globo.

Como jornalista, Fausto Silva, também trabalhou no jornal “O Estado de S. Paulo”. Contudo, foi o memorável programa ‘Balancê’ que liderou a audiência da Rádio Excelsior no início da década de 1980, que garantiu seu passaporte para a televisão.

Neste programa, Fausto Silva recebia grandes personalidades do rádio, televisão e teatro, bem como nomes do humor como Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova.

Início da carreira de Fausto Silva na TV

Fonte: Globo

Após a sua excelente atuação neste programa radiofônico, Fausto Silva passou a comandar o programa “Perdidos da Noite” na TV Gazeta. Posteriormente, esta atração foi transferida para a Record, e depois para a TV Bandeirantes. Contudo, apesar do sucesso no programa icônico, foi na Rede Globo que a carreira de Fausto Silva ganhou projeção nacional.

Então, em 1989, ele estreou o “Domingão do Faustão” onde completou mais de três décadas no ar. Em poucos anos, Fausto Silva tornou seu programa dominical líder isolado de audiência, convertendo o sucesso da atração em lucro para ele e para a emissora.

Logo, um anúncio publicitário no “Domingão do Faustão” tornou-se um dos mais caros da TV brasileira, convertendo os rendimentos do apresentador no maior salário da TV brasileira. Todavia, não se sabe exatamente o valor, mas estima-se que seja algo em torno de R$ 5 milhões.

O Domingão do Faustão

Fausto Silva: origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão
Fonte: Globo

Com grande senso de humor e bastante irreverência, Fausto Silva conquistou os telespectadores brasileiros. Além disso, com seus bordões famosos como “oloco meu” e “quem sabe faz ao vivo”, o apresentador criou a própria identidade para a atração dominical.

Desse modo, os principais quadros do programa após sua estreia, eram a Academia do Faustão, Arquivo Confidencial, Cadeira Elétrica e o Circo do Faustão. Em 1995, foi criado o quadro Melhores do Ano, que premia até hoje o elenco da Globo com categorias que vão da Dramaturgia ao Jornalismo.

Como resultado, Fausto Silva se tornou um dos principais nomes da emissora e inclusive conseguiu desbancar a audiência do Programa Silvio Santos, ao se firmar como líder do horário.

Novos quadros do programa

Fonte: Globo

Em 1997, o Domingão do Faustão teve que se reinventar para lidar com o programa concorrente do SBT: o Domingo Legal apresentado por Gugu Liberato (1959-2019). No entanto, a disputa não demandou muito esforço, já que o programa estava consolidade com os famosos quadros como Arquivo Confidencial, Olimpíadas do Faustão e as Videocassetadas.

Além disso, Fustão também ajudou a popularizar os karaokês com o Videokê, com a presença de famosos cantando no palco, além de promover concursos como o Caminhão do Faustão e a escolha da “nova morena” do grupo É o Tchan, que na época consagrou Scheila Carvalho.

Em 2005, outra novidade estreava no programa: a Dança dos Famosos. Assim, o novo quadro inspirado no britânico Strictly Come Dancing se tornou um fenômeno, com 17 edições de salão e outras três no gelo. Por fim, os quadros mais recentes do programa incluem Ding Dong e o Show dos Famosos, além dos outros quadros tradicionais.

Apesar do êxito na carreira e do retorno financeiro gerado pela apresentação do Domingão do Faustão na Globo, o apresentador encerrou o contrato com a emissora, para retornar a Band em 2022.

10 Curiosidades sobre Fausto Silva

1. Apreciador de arte

Best Faustao GIFs | Gfycat

Fausto Silva tem a arte como uma de suas grandes paixões, inclusive já tentou demonstrar esse seu apreço ao público por meio dos telões em seu programa.

2. Carreira no esporte

Fonte: Globo

Antes de estrear na TV nas tardes de domingo, Fausto Silva foi repórter esportivo, tendo atuado por dez anos no Estadão e 14 anos em diferentes rádios.

3. Carreira no cinema

Fausto Silva: origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão
Fonte: Plano Critico

Como ator, Fausto Silva protagonizou a comédia O Inspetor Faustão e o Mallandro em 1991. Desse modo, o filme também contava com atuação de Sérgio Mallandro, Wando, Sidney Magal, Adriana Esteves e Sandra de Sá.

4. Colega de Regina Duarte

Fausto Silva: origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão
Fonte: Globo

Quando estudou em Campinas, na adolescência, Fausto Silva chegou a ser colega de classe de Regina Duarte. Além disso, ele chegou a cursar direito na PUC, mas desistiu da carreira e abandonou o curso.

5. Figurino personalizado para o programa

Fausto Silva: origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão
Fonte: Globo

Certamente você não imaginava que Fausto Silva não utiliza o figurino da emissora para trabalhar. Muito pelo contrário, ele escolhe suas próprias peças, sendo muitas delas importadas.

6. Milésima edição do Domingão do Faustão

Fausto Silva: origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão
Fonte: Globo

No dia 18 de maio de 2008, o Domingão do Faustão comemorou sua milésima edição. Fausto Silva e vários convidados relembraram quadros que fizeram parte da história do programa, como o Mano a Mano e o Jogo da Velha. Por conseguinte, em 2019, o apresentador comemorou 30 anos de programa.

7. Não assiste TV

Fanfic da Selena e Faustão é a melhor Fanfic do universo - Gif-se

Apesar de ter se consolidada na TV apresentando um programa dominical, Fausto Silva admitiu que mesmo quando não está trabalhando nunca assiste televisão aos domingos.

8. Pensou em ser padre

FaustÃo gif 6 » GIF Images Download

Fausto Silva foi coroinha de Igreja na infância, no interior de São Paulo, e chegou a pensar em ser padre. Ademais, ele era engajado na paróquia na época em que as missas eram rezadas em latim.

9. Safenados e Safadinhos

Churrasqueira Controle Remoto (REMASTERIZADO) - Domingão do Faustão animated gif

Ainda na TV Bandeirantes, além de Perdidos na Noite, Fausto Silva apresentou o programa Safenados e Safadinhos, em 1987.

10. Vida pessoal de Faustão

Fausto Silva: origem, trajetória na Globo e curiosidades sobre o Faustão
Fonte: Globo

Por fim, Fausto Silva foi casado por 11 anos com a ex-modelo e artista plástica Magda Collares com quem teve uma filha: Lara. Atualmente é casado com Luciana Cardoso, também ex-modelo e jornalista. Ademais, João Guilherme e Rodrigo são frutos desta segunda união.

Então, que tal saber mais sobre outros famosos? Leia também: Filhas do Silvio Santos, quem são?

Fontes: Aventuras na História, Famous Birthday, Blogodorium, Memória Globo, Os Paparazzi

Fotos: Globo/Divulgação e Plano Critico

More in Fatos&Fatos.com