Estátua de Zeus: uma das sete maravilhas do mundo antigo

Na Grécia antiga era comum a construção de templos dedicados aos deuses do Olimpo. Entre eles, o Templo de Zeus em Olympia se destaca, graças a estátua de Zeus, considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Em suma, o monumento representou o auge do design escultural clássica. Além da incrível engenharia utilizada em sua produção, repleta de mármore, ouro e pedras preciosas.

Ademais, a cidade-estado de Olympia era centro de culto religioso e berço dos jogos Olímpicos. Segundo historiadores, os Jogos Olímpicos teriam começado em 776 a.C. Acredita-se que as Olimpíadas eram consideradas como parte de rituais religiosos, dedicados ao deus grego, Zeus. Por isso, como homenagem ao deus, foi construído o templo e a enorme estátua de Zeus dentro dele. Que atraía peregrinos até lá, para adorarem ao deus pai.

A Quinta Maravilha do mundo antigo foi construída no século V a.C., por volta de 466-456 a.C. Em suma, o arquiteto da cidade de Elis, chamado Libon, foi quem projetou o templo. Construído de pedra Shell, no estilo arquitetônico dórico, que era muito usado na época, medindo 69,5 x 30,85 metros. No entanto, o mais importante seria construído dentro do templo. Dessa forma, a estátua de Zeus foi construída por volta de 435-450 a.C. pelo ateniense Fídias. Enfim, foram necessários 8 anos para a conclusão da obra.

A estátua de Zeus

Olhando da Janela do Trem

A estátua de Zeus construída pelo famoso escultor grego Fídias, que havia acabado de fazer a estátua de Atenas para o Partenon. Devido a um escândalo sobre desvio de verbas, Fíbias foi para Olympia para começar a estátua de Zeus. Que media entre 12 e 15 metros de altura. Além disso, foi construída toda em marfim e ébano e, seus olhos eram pedras preciosas. Em suma, a escultura de Zeus estava sentada em um trono, todo feito de cedro, ouro, marfim e ébano.

Em sua mão direita segurava uma estatueta de Nike, deusa da vitória. Já na mão esquerda, segurava um cetro com uma águia no topo. De acordo com a lenda, quando Zeus franzia a fronte o Olimpo se estremecia. Então, Fídias esculpiu Zeus com o cenho franzido, assim como outras representações do deus na época.

Ademais, o monumento sempre ficava envolto com véu de púrpura, sendo retirado apenas durante solenidades. Por exemplo, os Jogos Olímpicos que aconteciam de quatro em quatro anos em homenagem ao deus grego. Todavia, por volta de 393 d.C., época da dominação romana, o imperador Teodósio baniu os Jogos Olímpicos da Grécia, por interpretar como um rito pagão já que ele era cristão. Então, fecharam o templo com a estátua de Zeus.

Com isso, para preservar a estátua, um grego muito rico transportou a estátua para um palácio em Constantinopla. Onde permaneceu até 462 d.C., quando foi destruída por um grande incêndio no palácio. Enfim, durante os 800 anos que permaneceu no templo em Olympia, a estátua de Zeus serviu de inspiração para reis e imperadores romanos, que a veneravam devido a sua imensa beleza e perfeição. Mas, a Quinta Maravilha do mundo antigo acabou sendo perdida para sempre.

Estátua de Zeus: a ideia de sua construção

Pinterest

Inicialmente, durante os Jogos Olímpicos, os participantes que vinham de diversas localidades eram recebidos pelos gregos em um templo estilo dórico simples. Com uma estátua de Zeus modesta em seu trono. Então, com o aumento dos participantes e a importância do evento, os gregos pensaram em substituir todo o conjunto por algo mais grandioso. Que fosse digno da imponência do rei dos deuses.

Dessa forma, se deu início aos preparativos para a construção daquele monumento que entraria para a história, a estátua de Zeus no Templo de Olympia. Ademais, foram contratados o famoso escultor Fídias e o arquiteto Libon, que desenhou o templo seguindo o mesmo modelo do Parthenon. Enfim, o projeto para a construção da estátua era muito importante para os gregos, pois simbolizaria o império grego e, a disseminação de sua cultura pelo planeta. Visto que a maioria dos atletas participantes das Olimpíadas vinham de regiões distantes.

Curiosidades

Pinterest
  • Para a manutenção da estátua de Zeus, devido a umidade que representava perigo para o monumento, uma piscina especial no chão do templo foi construída. Onde preparavam um óleo especial para passar na estátua.
  • A estátua de Zeus foi o último trabalho do escultor Fídias. Pois, ele foi acusado de ter roubado parte do ouro destinado à estátua. Então, Fídias foi preso e ali passou o resto dos seus dias esperando por ser justificado. Porém, nunca comprovaram que ele havia de fato roubado.
  • Com a morte de Fídias, seus descendentes foram encarregados da manutenção da estátua pelos séculos seguintes.
  • No local onde ficava a estátua, restam apenas ruínas, colunas destroçadas e a fundação do prédio, situadas na consta ocidental da Grécia, conhecida como Peloponnesus.
  • No final dos anos 30 d.C., Calígula, imperador romano quis a estátua para si. Mas, não obteve sucesso.

Últimos resquícios do monumento

Portal Grécia Antiga

Em 1829, cientistas franceses conseguiram localizar os esboços do Templo de Olympia. Além de fragmentos de uma escultura que mostra os trabalhos de Heracles (Hércules). Então, transportaram o achado para o Museu do Louvre, onde estão em exibição.

Já em 1875, um grupo de cientistas alemães realizaram uma expedição, que durou cinco anos, para traçar a maioria dos edifícios locais. Onde descobriram fragmentos da estátua de Zeus e os restos da piscina no chão do templo.

Entretanto, foi no ano de 1950, que arqueólogos encontraram a oficina do escultor Fídias embaixo de uma igreja cristã. Na oficina encontraram as ferramentas do escultor, o local onde ele modelava o bronze ,  os moldes de barro e gesso. Além de dentes de elefantes, que haviam sido providenciados para o marfim da estátua. Também encontraram moldes usados para modelar o ouro e os números de série utilizados para ordenar o lugar das chapas durante a montagem da estátua.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 7 maravilhas do mundo antigo e 7 maravilhas do mundo moderno.

Fontes: Site de Curiosidades, Portal São Francisco, Só História

Imagens: Roteiro de Viagem, Olhando Pela Janela do Trem, Pinterest, Portal Grécia Antiga

More in Fatos&Fatos.com