Estado do Amazonas – Curiosidades sobre o maior estado brasileiro

O estado do Amazonas é o maior do Brasil, com uma área de 1,55 km ². Além de ser lar da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, também abriga o maior rio do mundo, Amazonas e a maior montanha do país, o Pico da Neblina.

Atualmente, apenas dois municípios do estado possuem população maior do que 100 mil habitantes: a capital, Manaus, e Parintins. Manaus, inclusive, tem a sexta maior região metropolitana de todo o Brasil. Além dessas, Itacoatiara, Manacapuru e Coari completam as cinco cidades mais populosas do estado.

A capital Manaus é uma das cidades brasileiras mais populares do mundo, sendo a décima mais visitada por turistas. Além disso, possui uma Zona Franca responsável por cerca de 60% dos impostos da região Norte.

Cultura do Estado do Amazonas

Estado do Amazonas - curiosidades sobre o maior estado brasileiro
a crítica

Primeiramente, o nome do estado surgiu a partir do rio local, descoberto pelo espanhol Francisco de Orellana, em 1541. Durante uma expedição pelas terras ainda inexplorados por europeus, Orellana encontrou uma tribo de guerreiras que foram associadas às amazonas gregas.

Outra versão, entretanto, diz que a palavra tem origem indígena. De acordo com essa teoria, Amazonas viria de amassunu, que significa ruído de águas.

Por conta da grande quantidade de rios e afluentes, o Estado do Amazonas utiliza o barco como principal meio de transporte em várias regiões. Além de carregar mercadorias, também é usado para que a população possa viajar entre cidades.

O estado também é casa de uma das maiores e mais tradicionais festas do país. O Festival de Parintins, realizado na cidade de mesmo nome, apresenta os bois Garantido (representado pela cor vermelha) e Caprichoso (azul). Ao todo, a festa dura três dias, misturando elementos de cultura ribeirinha e indígena, com outras tradições locais.

Por fim, como parte da culinária, a mandioca é um dos principais ingredientes desde o início da história do povo da região. Isso porque, muito antes da colonização, os índios já incluíam o alimento em sua dieta local. Da mandioca, surgem por exemplo pratos típicos como tucupi, tacacá e caldeirada, feito com peixe tambaqui.

Cultura indígena

Estado do Amazonas - curiosidades sobre o maior estado brasileiro
a crítica

O Estado do Amazonas possui a maior população indígena do Brasil, com mais de 72% das pessoas tendo origem no povo nativo. O município com maior número de indígenas é São Gabriel da Cachoeira, com 76,3% num total de 29 mil habitantes.

Apesar de referidos num mesmo grupo com frequência, os indígenas brasileiros são descendentes de vários grupos, grupos e culturas diferentes. Na Amazônia, por exemplo, podem ser encontradas etnias Tikuna, Guarani-Kaiowá, Yanomami, Sateré-mawé, Munduruku e Mura, dentre outras.

Além das tribos mais numerosas, também existem as chamadas Novas Aldeias. Estas costumam ser formadas por indígenas que acabaram se desligando das tribos de origem, seja para ir para a cidade ou outros motivos diversos.

Apesar dos espaços serem criados longe dos grandes centros urbanos, continuam tendo fácil acesso, a fim de permitir viagens para escolas, trabalhos e atendimentos médicos, por exemplo.

Paisagens naturais do Estado do Amazonas

Amazônia

Estado do Amazonas - curiosidades sobre o maior estado brasileiro
a crítica

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com mais de 6 milhões de km² de área total. Além de ocupar grande parte do Estado do Amazonas, a floresta também passa por territórios de Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Suriname, Guiana Francesa e Guiana.

A região também tem uma das maiores biodiversidades de fauna e flora de todo o planeta. Ao todo, já foram registradas mais de 200 espécies de árvores diferentes, além de 2,5 milhões de espécies de insetos, mais de 2 mil espécies de aves e mamíferos, 378 espécies de répteis e 72 tipos de formigas.

A área também abriga a maior reserva floresta do país, no Parque Nacional de Jaú, entre os estados de Amazonas e Roraima.

Bacia Amazônica

Estado do Amazonas - curiosidades sobre o maior estado brasileiro
Conhecimento Científico

Especialistas estimam que cerca de 20% de toda a água do mundo flui nos rios e afluentes da Bacia Amazônica. Dessa maneira, ela é considerada o maior reservatório de água doce do mundo.

Além do Rio Amazonas, que entra no Brasil pelo município de Tabatinga (AM) e atravessa todo o estado até chegar no Pará, a bacia também conta com os dois maiores arquipélagos do planeta: Mamirauá e Rio Negro (que também é o maior afluente de águas escuras conhecido).

Pico da Neblina

Estado do Amazonas - curiosidades sobre o maior estado brasileiro
Pinterest

Ao norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, é possível encontrar o ponto mais alto do Brasil, com 2.995,30 m de altitude. O Pico da Neblina recebe esse nome por ter o topo da montanha encoberto na maior parte do tempo.

Enfim, ele fica localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, no município de Santa Isabel do Rio Negro.

O cume principal está inteiramente dentro do território brasileiro, mas a maior parte área do maciço do pico fica na Venezuela.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 19 de abril – Origem, história e importância do Dia do Índio

Fontes: BOL, Correio da Amazônia, LF Viagens

Imagens: Viagem, a crítica, a crítica, a crítica, Conhecimento Científico, Pinterest

More in Fatos&Fatos.com