Esqueletos gigantes – Conheça os principais casos documentados

Em primeiro lugar, a ciência costuma lidar com diversos mistérios sobre o Universo. Nesse contexto, a origem de esqueletos gigantes encontrado em missões arqueológicas faz parte da lista. No geral, os estudos desse campo investigam a possibilidade de seres humanos gigantes terem habitado o planeta antigamente.

Apesar disso, existem grandes discordâncias na comunidade científica a respeito dessas investigações. Porém, as descobertas continuam aparecendo na medida em que as explorações e estudos tem andamento. Ainda que não existam provas concretas para além dos esqueletos escavados, a busca continua para entender a origem dos materiais encontrados.

Por outro lado, o estudo de documentos religiosos, bem como históricos quando se pensa na mitologia, corrobora para as teorias sobre gigantes na Terra. Ademais, pinturas e esculturas retratam essas figuras quase deificadas convivendo com a natureza. Consequentemente, isso desperta a dúvida sobre as figuras retratadas serem somente imaginação popular ou algo verídico.

Quais são os principais casos de esqueletos gigantes?

Esqueletos gigantes - conheça os principais casos documentados
Fonte: Olhar Digital

No geral, existem casos de esqueletos gigantes encontrados em diferentes regiões do globo. Porém, nem todos foram documentados e apresentados para o público, tendo em vista o longo processo de pesquisa necessário para tal.

A princípio, pode-se citar alguns conhecidos, como os gigantes da Carvena de Atyueca. Em resumo, os esqueletos gigantes apresentavam quase três metros de altura e seis dedos em cada extremidade. Ademais, foram encontrados em Mangliss, na Antiga União Soviética.

Logo em seguida, o caso da pegada de gigante também faz parte dessa lista, pois foram encontradas na África do Sul pegadas em uma pedra de granito. Contudo, cada marca possuía 1,20m de comprimento, com estimativa de origem há 200 milhões de anos. Curiosamente, ficaram conhecidos como “Pegadas de Deus”.

Em contrapartida, o chamado Gigante de Java entrou para a história após ter sido encontrado seu suposto esqueleto gigante no sul da China. Desse modo, os cientistas estimaram que ele teria 500 mil anos de existência.

Ademais, o Gigante das Filipinas é ainda um dos casos documentos mais importantes, porque se trata de um verdadeiro fóssil humano gigante. Em resumo, a descoberta envolve um corpo de 5,18 metros, encontrado em 1956 na região de Gargayan, nas Filipinas.

Por fim, o chamado Gigantes Chifrudos conclui a lista, pois se trata de esqueleto gigantes descoberto em 1880, na região de Bradford, Pensilvânia. Nesse sentido, media mais de dois metros de altura e curiosamente apresentava chifres de cinco centímetros saindo do crânio. Sobretudo, os cientistas estimam que estes esqueletos tinham em torno de 800 anos.

Esqueletos gigantes - conheça os principais casos documentados
Instalação artística de um esqueleto gigante na Tailândia – Fonte: E-Farsas

Curiosidades e descobertas

Sobretudo, os casos de esqueletos gigantes envolvem especulações e também farsas. Desse modo, costumam ser posicionados estrategicamente em locais e construídos com o propósito de gerar especulações. Porém, de fato existem missões arqueológicas que tentam investigar as descobertas de grandes ossadas humanas.

Nesse sentido, é um ramo pouco explorado, em especial pela discordância na comunidade científica a respeito das teorias desenvolvidas através dos estudos. Entretanto, importantes pesquisas estão sendo realizadas para entender a relação entre os esqueletos gigantes e doenças como o gigantismo.

Resumidamente, essa é uma condição endocrinológica rara que causa crescimento anormal nos indivíduos. Apesar de ser mais notável em termos de altura, pode-se perceber alterações na circunferência corporal e na estrutura interna. Portanto, os estudos sobre esqueletos gigantes parecem apontar para a origem dessa enfermidade e sua presença na Antiguidade.

Apesar disso, existem incontáveis relatos em comunidades remotas no mundo envolvendo esqueletos gigantes. No geral, essas histórias inspiram reportagens, filmes e livros que misturam a ficção com a realidade. Contudo, as verdadeiras investigações prosseguem para compreender mais a respeito da origem dos seres humanos no mundo e as anomalias na história.

E aí, gostou de conhecer sobre esqueletos gigantes? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: BBC | R7 | Natgeo | History | iG

Imagens: Veja | e-Farsas / Olhar Digital

More in Fatos&Fatos.com