Doenças causadas por fungos: sintomas e tratamentos

Em primeiro lugar, as doenças causadas por fungos podem provocar diferentes reações, como micoses, pano branco ou frieira. Sobretudo, os fungos são micro-organismos que coexistem com o corpo humano, mas podem provocar doenças porque driblam o sistema imunológico. No geral, esse processo acontece quando há queda da imunidade ou ferimentos na pele.

Comumente, os fungos buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se proliferar. Sendo assim, são mais encontrados na pele, couro cabeludo, unhas e dobras. Porém, há espécies que podem causar lesões mais graves, atingindo também a circulação sanguínea ou o sistema respiratório.

Resumidamente, os fungos fazem parte do Reino Fungi, sendo organismos eucariontes  e heterotróficos por absorção. Além disso, podem ser unicelulares ou pluricelulares. Apesar de desempenharem papéis diferentes na natureza, as doenças causadas por fungos variam em seus sintomas e tratamentos.

Quais são as principais doenças causadas por fungos?

A princípio, o termo micose é um nome genérico para definir doenças causadas por fungos. Nesse sentido, envolve sintomas comuns como mudanças na cor da pele, coceiras e incômodos constantes. Ademais, os tratamentos envolvem simples antifúngicos e mudanças nos hábitos. Por fim, conheça outras doenças causadas por fungos:

1) Pano Branco

Doenças causadas por fungos: principais sintomas e tratamentos
Fonte: Segredos do Mundo

No geral, o Pano Branco chama-se ainda de micose de praia. Porém, tem o nome científico de Ptiríase versicolor, sendo causada por um fungo que gera manchas arredondadas na pele. Sobretudo, as manchas brancas são o principal sintoma , tendo em vista que o fungo inibe a produção de melanina.

Portanto, o tratamento tende a ser feito com cremes ou loções que tem antifúngicos na composição. Comumente, são recomendados por dermatologistas e podem acompanhar também tratamentos com comprimidos.

2) Tinha, a doença causada por fungos que envolve feridas na pele

Doenças causadas por fungos: principais sintomas e tratamentos
Fonte: Segredos do Mundo

Primeiramente, a Tinha é uma classificação abrangente que refere-se a cinco tipos diferentes de lesões fúngicas na pele. Desse modo, também conhece-se como dermatofitose e pode atingir diversas regiões do corpo, como pele, cabelo e unhas. Ademais, é transmitida por contato, pelo solo ou animais contaminados.

Nesse sentido, é mais comum que a lesão seja uma descamação, avermelhada e com bastante coceira. Porque é contagiosa, o tratamento tende a ser feito com pomadas antifúngicas ou remédios em comprimido para complementação.

3) Candidíase

Doenças causadas por fungos: principais sintomas e tratamentos
Fonte: Segredos do Mundo

Antes de mais nada, diversos fungos podem causar a candidíase, pois fazem parte da família Candida. Nesse contexto, a mais comum é a Candida albicans, que habita naturalmente o organismo, mas principalmente a mucosa da boca e da região íntima. Porém, ainda causam diversos tipos de infecção.

Comumente, as regiões atingidas são dobras da pele, como virilhas, axilas e entre os dedos das mãos e dos pés. Ademais, a doença afeta o sistema sanguíneo, alcançando pulmões, coração ou rins.

Por fim, o tratamento deve envolver pomadas antifúngicas. Contudo, em casos de infecções mais graves é fundamental comprimidos ou aplicados na veia.

4) Esporotricose, a doença causada por fungo que atinge a região subcutânea

Fotografia de uma mulher coçando a pele para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

No geral, esse tipo de micose pode ultrapassar a pele e atingir a região subcutânea. Além disso, afeta os gânglios causando inflamações generalizadas. Comumente, o fungo responsável pertence à família Sporothrix spp. que encontra-se principalmente na natureza. Desse modo, faz parte do solo, das plantas, folhas e madeiras.

Desse modo, o principal sintoma trata-se do surgimento de um caroço indolor, mas avermelhado e que cresce gradativamente. Contudo, podem surgir outras lesões e infecções mais graves. Portanto, o principal tratamento são antifúngicos de uso oral ou venoso por um longo período.

5) Aspergilose

Fotografia de uma mulher tossindo para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

Por fim, a aspergilose é uma infecção causada por um fungo de nome semelhante, o Apergillus fumigatus. Sobretudo, essa doença causada por fungo atinge principalmente os pulmões. Além disso, causa alergias, sinusites ou otites.

No geral, é encontrado dentro de casa, como nos ambientes úmidos dos banheiros ou cantos da parede. Como consequência, causa sintomas como tosse, falta de ar, catarro com sangue e febre. Portanto, o tratamento é feito com antifúngicos potentes.

E aí, aprendeu sobre as principais doenças causas pelos fungos? Então leia sobre Símbolos Celtas: mais importantes e significados.

Fontes: Tua Saúde | Toda Matéria | Descomplica

Imagens: Segredos do Mundo

More in Fatos&Fatos.com