Dia do Índio – Origem, história e importância da celebração

A celebração do Dia do Índio no Brasil é uma forma de homenagear as comunidades e povos indígenas, mas também de promover importantes reflexões. Nesse sentido, a data relaciona-se tanto com a história do país quanto com a história das lutas indígenas após séculos de colonização e domínio.

O Dia do índio foi instituído como celebração oficial no país em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas. Entretanto, a ação tomada durante o chamado Estado Novo desconsiderou questões políticas que respeitassem as peculiaridades da cultura indígena no país.

Desse modo, a data articula-se como um importante momento de discussão das pautas dessas comunidades. Além disso, é uma forma de levar foco às lutas indígenas pela garantia de direitos civis.

Dia do Índio - origem, história e importância da celebração
Fonte: Conexão Energética

Origem do Dia do Índio

Os povos indígenas são os povos originários na maior parte dos países da América, ou seja, estão nesse território desde antes da chamada “descoberta da América”. Entretanto, o reconhecimento destes enquanto cidadãos é um problema que ultrapassa os séculos.

Em outras palavras, o avanço tecnológico e desenvolvimento das sociedades não abarcou o respeito dos indígenas enquanto cidadãos. Nesse sentido, não há a garantia de direitos e proteção desses indivíduos pelo Estado. Sendo assim, existe uma série de entraves ao desenvolvimento e à existência dessas comunidades.

Desse modo, a luta dos povos indígenas pelo reconhecimento e liberdade remonta a origem dos países, pois eles fazem parte da sua construção. Além disso, a exploração, colonização e genocídio a qual os indígenas foram submetidos fez desaparecer centenas de etnias, comunidades e, consequentemente, culturas.

Por essa perspectiva, o dia 19 de abril é conhecido como uma data importante nas lutas indígenas. Antes do decreto-lei estabelecido por Getúlio Vargas, esse dia marcou a realização do “1º Congresso Indigenista Interamicano” no mundo.

Em resumo, no ano de 1940, autoridades governamentais e vários líderes indígenas se reuniram nesse congresso, no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán do México. Ademais, nesse evento foi estabelecido o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no próprio México.

Desde sua origem até os dias atuais, este documento colabora na coordenação das políticas indígenas na América. Portanto, é considerado um importante passo na história dessas comunidades.

Como consequência, o presidente Getúlio Vargas escolheu essa data para firmar o decreto-lei que instituiu o Dia do Índio no Brasil. Contudo, o surgimento dessa data não veio acompanhado de ações afirmativas para proteção e reconhecimento desses povos.

Dia do Índio - origem, história e importância da celebração
Delegação brasileira que esteve presente no Congresso Interamericano em 1940 – Fonte: Toda Matéria

Por que o 19 de abril é uma data importante?

Mesmo após a instituição do Dia do Índio no Brasil, os povos indígenas continuaram a enfrentar grandes dificuldades. Sobretudo, os problemas envolvem conflitos de divisão de terras, perseguição e a exploração dos recursos naturais nas regiões que habitam.

Ao contrário do que se pensa, essas questões persistem até os dias atuais e se tornaram lutas transmitidas entre gerações de povos indígenas. Entretanto, a invisibilização, ou seja, o apagamento dessas comunidades do cotidiano social, faz com que os problemas sejam negligenciados e ignorados.

Nesse sentido, a celebração do Dia do Índio torna-se uma oportunidade de dar voz à grupos indígenas que lutam pela segurança, reconhecimento e proteção de seus semelhantes. Além disso, é o momento para celebrar, ainda que de forma reflexiva, a importância dessas comunidades na história do país.

Atualmente, grande parte dos idiomas indígenas e importantes elementos culturais desapareceram no processo da colonização. Ademais, a instalação de pandemias e mudanças nas relações socioculturais são grandes ameaças à preservação patrimonial e humana da cultura indígena no mundo.

Sendo assim, ações afirmativas e de conscientização no nível social e educacional tornam-se instrumentos para celebração do Dia do Índio. Dessa forma, é possível contribuir para as lutas e transmitir informações cruciais à cultura brasileira.

Dia do Índio - origem, história e importância da celebração
Fonte: Conhecimento Científico

Como celebrar o 19 de abril?

É comum que se pense que a melhor forma de celebrar o Dia do Índio envolve usar fantasias que remetam a essas culturas. Entretanto, para grande parte das comunidades indígenas, isso pode ser considerado uma ofensa, principalmente por transformar itens religiosos e cerimoniais em alegorias.

No geral, as ações afirmativas para conscientização devem considerar questões particulares e vivenciais dessas comunidades. Nesse sentido, o respeito pela cultura deve vir por outros meios. Em especial, é importante considerar com respeito a grande perda do patrimônio cultural como consequência da exploração desses povos.

Assim, as ações afirmativas precisam envolver os próprios indígenas de alguma forma, como uma maneira de dar voz aos grupos silenciados. Em outras palavras, existe uma gama de materiais que podem ser utilizados para ações educacionais, entre eles: documentários, livros, vídeos, filmes e outras produções originais dessas comunidades.

Além disso, a internet é um veículo fundamental para manifestação política educacional das lutas indígenas. Sobretudo, a presença de ativistas indígenas nas redes sociais facilitou a difusão e conscientização sobre essas pautas.

Sendo assim, é possível trabalhar a presença da cultura indígena como raiz da sociedade brasileira. Desse modo, pode-se mostrar a influência da cultura indígena na arte, no esporte, na língua portuguesa, nas danças e até na culinária, ao criar um paralelo entre o que se tem hoje e sua origem.

Por fim, o Dia do Índio perpassa questões individuais e coletivas de comunidades marginalizadas. Além da conscientização, é fundamental que se reflita sobre ações práticas, bem como políticas publicas, que possam transformar a realidade atual.

E aí, aprendeu mais sobre o 19 de abril? Então leia sobre Lendas do folclore brasileiro – principais histórias e personagens.

Fontes: Brasil Escola | Mundo Educação | Calendarr | Toda Matéria

Imagens: Conexão Energética | Pinterest | Toda Matéria | Conhecimento Científico

More in Fatos&Fatos.com