‘Dia de Ler Tolkien’: qual é a origem da data?

Não há dúvidas de que a obra de J.R.R. Tolkien é apreciada em várias partes do globo, tanto é que foi instituído um dia especial para fazer memória de sua obra: 25 de março, também conhecido como Dia de Ler Tolkien. Porém, a pergunta que fica no ar é: por que essa data foi escolhida?

A origem da celebração

Tudo começou no final de 2002, quando um jornalista chamado Sean Kirst entrou em contato com a Tolkien Society para saber se havia alguma data, ainda que informal, para ler as obras do escritor britânico. Após alguma ponderação, os membros da sociedade acharam a ideia boa e instituíram o dia 25 de março como o Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day no original).

E a essa hora muitos devem se perguntar o motivo de terem escolhido o dia 25 de março para tal celebração. A resposta é bem simples: a data em questão coincide com a Queda de Sauron e o fim da Guerra do Anel na trilogia de O Senhor dos Anéis, segundo o calendário vigente na obra.

A data do Dia de Ler Tolkien está diretamente ligada com O Senhor dos Aneis. (Fonte: HBO/Divulgação)A data do Dia de Ler Tolkien está diretamente ligada com O Senhor dos Aneis. (Fonte: HBO/Divulgação)

Tal comemoração acontece desde 2003. Dessa forma, há 19 anos fãs de todo o mundo se reúnem todos os dias 25 de março para reler as obras de Tolkien e também compartilhar informações variadas acerca do universo criado pelo escritor — e que é venerado por muitos que curtem fantasia medieval, sendo que os livros que carregam seu nome são considerados grandes clássicos em vários lugares do globo.

Se você é fã das obras e não conhecia essa data, aproveite para começar a celebrar a partir deste ano, cujo tema definido para a data pela Tolkien Society é amor e amizade. Sem sombra de dúvidas você vai encontrar nas redes sociais fãs de vários lugares dispostos a confraternizar com mais pessoas que curtem toda magia presente nesse universo habitado por Gandalf, Aragorn, Bilbo, Frodo, Legolas e muitos outros personagens.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.