Deusa Selene, quem é? História e habilidades da deusa da lua

Em primeiro lugar, Selene é a deusa primordial da Lua. Ou seja, a filha dos Titãs Hiperion e Téia nasceu durante o período da formação do Universo. Desse modo, integra o conjunto de deuses primordiais, que existiam antes dos famosos representantes do Monte Olimpo.

Além disso, a deusa da Lua é conhecida principalmente por ter mantido diversos casos de amor. Em especial, teve um longo relacionamento com um mortal, o pastor Endymion. Nesse sentido, ambos chegaram a ter cinquenta filhos, de acordo com o que narra os mitos.

No geral, é comum que as pessoas confundam Selene com Ártemis, a deusa da caça, porque ambas tem associação com a Lua. Entretanto, enquanto Ártemis representa majoritariamente o lado oposto de seu irmão Apolo, a deusa Selene é a própria personificação desse satélite. Sendo assim, a própria existência e as habilidades da deusa tem correlação com as fases da Lua.

Deusa Selene, quem é? História e habilidades da deusa da lua
Selene e Endymion – Fonte: Pinterest

Mitologia de Selene

Comumente, a mitologia grega narra Selene como filha dos titãs Hiperion e Téia. Além disso, a deusa que personifica a Lua é apresentada como irmã de Hélios, o Sol, e Eos, que por sua vez é a aurora. Desse modo, os três irmãos tendem a ser representados como belos deuses, de beleza ímpar e capacidades singulares.

Nesse sentido, a deusa Selene tende a ser apresentada como uma mulher jovem de rosto extremamente pálido. Ademais, possui uma aureola brilhante no formato de lua crescente, o que também se vê em algumas representações de Ártemis. Por outro lado, essa figura mitológica ainda costuma estar vestida em um manto branco e flutuante, podendo apresentar até um par de asas.

Além disso, Selene ficou conhecida por dirigir uma charrete puxada por cavalos brancos ou prateados. Porém, algumas ilustrações a mostram dirigindo um par de touros brancos. De qualquer modo, esses elementos simbolizam o fragmento da mitologia que afirmava a deusa da Lua como encarregada de transformar o céu a cada nova fase lunar.

No geral, essa figura mitológica ficava vagando de maneira melancólica pela Noite, representado na figura da deusa Nix. Em especial, o fazia quando seu irmão Hélio e Eos se colocavam a repousar, porque era o momento da Lua brilhar no céu. Porém, apesar da solidão, Selene acabou se apaixonado pelo mortal Endymion, um pasto de ovelhas que a fez se apaixonar profundamente.

Contudo, Zeus se enfureceu com o desequilíbrio do cosmos, causado pelo fato de que a deusa Selene estava saindo de seu curso diário para encontrar o mortal no topo de uma colina. Ainda que tenha buscado a castigar, a deusa da Lua o convenceu de seus sentimentos sinceros. Consequentemente, o deus dos deuses decidiu colocar Endymion em um sono profundo.

Deusa Selene, quem é? História e habilidades da deusa da lua
Fonte: O Chamado dos Monstros

Habilidades e simbolismos associados à deusa Selene

Sendo assim, o pastor nunca mais pôde ver Selene brilhando no céu, mas também não envelheceu e nem morreu. Desse modo, a felicidade e o amor da deusa da Lua foi preservado, apesar do alto custo. No geral, acredita-se que Endymion ainda dorme e sua amada o encontra no mesmo monte durante as noites de eclipse lunar.

Por essa perspectiva, as habilidades dessa figura mitológica envolvem sua associação com a Lua. Nesse sentido, costuma ser a padroeira da feminilidade, tendo em vista que o Sol e a Lua costumavam ter essa representação dicotômica na Antiguidade. Dessa maneira, a deusa Selene poderia inspirar o amor, amenizar as dores do parto e também criar ou romper ilusões.

Como citado anteriormente, essa deusa tinha como principal trabalho a manutenção dos ciclos lunares. Portanto, costumava caminhar pelo céu noturno em sua carruagem, carregando os movimentos da Lua durante o período noturno. Em outras palavras, Selene era responsável pelo ciclo de manutenção do dia e da noite na companhia de seus irmãos.

Em contrapartida, afetava o ritmo das marés, interferindo no trabalho de pescadores e viajantes. Além disso, está associada a intuição e inspiração, o que se percebe em poesias gregas sobre a Lua como uma musa dos artistas.  Apesar de seu culto na Grécia Antiga ter sido interrompida e pouco duradoura, essa deusa está ressurgindo em alguns cultos, incluindo a religião Wicca.

E aí, gostou de conhecer a deusa Selene? Então leia sobre Agamemnon – História do líder do exército grego na Guerra de Troia.

Fontes: Brasil Escola | Eventos Mitologia Grega | O Chamado dos Monstros |

Imagens: O Chamado dos Monstros | Pinterest | AminoApps

More in Fatos&Fatos.com