Descobertas revelam lado bondoso desconhecido do imperador romano Nero

O imperador romano Nero é conhecido na história por conta do grande incêndio que causou em Roma, deixando a cidade em chamas. Os relatos em torno dele também contam que Nero foi um tirano, responsável por vários assassinatos, inclusive o da própria mãe, Agripina.

Mas há também historiadores que questionam a versão de que ele teria sido tão cruel e incapaz de boas ações em seu governo. Novas informações sugerem que Nero poderia ter também um lado bom, por incrível que pareça.

Quem foi Nero?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nero nasceu durante o império de Calígula, que era irmão de seu pai, Cláudio. Com o assassinato de Calígula, Cláudio subiu ao trono. Ele então se casa com Agripina e adota Nero, logo o declarando como seu sucessor. Assim, quando Cláudio morreu, Nero se tornou imperador no ano de 54 d.C., aos 16 anos.

Seu mentor era o filósofo Sêneca. No entanto, Nero largaria logo os ensinamentos de seu professor. Após sofrer uma tentativa de golpe de sua mãe, ele teria forjado seu assassinato e feito parecer um suicídio.

Seus períodos seguintes teriam sido de degradação moral e libertinagem. Em 65 d.C., Nero ateou fogo em Roma, destruindo dois terços da cidade, apenas pelo prazer de ver o lugar arder em chamas. O incêndio durou 6 dias.

Leia também: Agripina: quem foi a imperatriz assassina do Império Romano?

O lado bondoso do imperador romano

Kraft74 / Shutterstock(Fonte: Kraft74/Shutterstock)

Em 2021, uma exposição no British Museum, em Londres, chamada Nero, the man behind the myth (“Nero, o homem por trás do mito”, em português), trouxe novas informações que podem refazer a imagem totalmente negativa deste imperador. Os dados desta exposição mostram que, quando Nero chegou ao poder, ele era extremamente popular: os cidadãos realmente acreditavam que ele traria renovação à política e melhoras em suas vidas.

Mesmo inexperiente, Nero teria tomado algumas decisões acertadas. Ele proporcionou reformas tributárias e fiscais importantes para Roma. Também melhorou a distribuição dos alimentos para a população romana e deu dinheiro para os mais pobres. 

Nero também proporcionou grandes obras arquitetônicas para o império. Uma delas foi a Domus Aurea (Casa Dourada), um palácio imponente totalmente incrustado de ouro, marfim e pedras preciosas, que se tornou o palácio do seu governo. Seu gosto pela arquitetura moderna também se refletiu ao apoio que deu a outras construções.

Por conta de tudo isso, sua fama foi se tornando muito positiva, a ponto de seu visual virar moda: o cabelo curto e o rosto de Nero passou a ser replicado na arte e espalhado por toda Roma.

Como surge a reputação negativa de Nero?

(Fonte: Ensinar História)(Fonte: Wikimedia Commons)

A mostra não sugere que Nero não tenha sido um governante cruel, mas mostra que talvez ele tenha sido mais que isso. Segundo creem os curadores da exposição, a má reputação de Nero pode ter sido construída inicialmente pelos ricos e poderosos que eram prejudicados por suas ações. “Essa é provavelmente uma das razões pelas quais temos uma imagem tão negativa dele, porque a elite é quem escreveu os livros de história”, disse Francesca Bologna, uma das curadoras, em entrevista à BBC.

Além disso, Nero era também um artista. Ele teve aulas de música e amava a luta dos gladiadores. Por isso, organizava muitos combates e espetáculos públicos, o que deve ter favorecido a sua popularidade.

Assim, a má fama de Nero pode ter a ver com quem registrou a história do seu império. “Ele teve o azar de ser o último imperador da dinastia romana júlio-claudiana. Então, quando ele morreu, houve um período de guerra civil e caos, e depois disso, uma nova dinastia chegou ao poder. E todas as histórias sobre Nero foram escritas sob essa nova dinastia, que teve que se legitimar e representar o período anterior da pior forma possível”, explicou Bologna.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.