fbpx

Descobertas de Albert Einstein, quais foram? 7 invenções do físico alemão

As descobertas de Albert Einstein compõem a carreira do físico alemão, mas você conhece todas elas? Normalmente, a Teoria da Relatividade Geral é a mais comentada quando se pensa em suas invenções. Entretanto, o trabalho desse estudioso se estendeu para outras áreas, indo além da Física.

Em primeiro lugar, Albert Einstein nasceu no dia 14 de março de 1879, no Reino de Württemberg, no Império Alemão. Entretanto, se nacionalizou como suíço após mudar-se com sua família para Munique, no ano de 1880. Além disso, também assumiu a nacionalidade estadunidense com sua esposa Elsa Einstein.

Nesse sentido, foi um importante físico que trouxe contribuições para os estudos da Física Moderna, em especial por descobrir a lei do efeito fotoelétrico. Ademais, recebeu um Prêmio Nobel de Física em 1921 por suas contribuições à essa área do conhecimento. Apesar de ter falecido aos 76 anos, na cidade de Princeton, Nova Jersey, esse estudioso deixou um legado à Ciência.

Quais são as descobertas de Albert Einstein?

No geral, as biografias do físico alemão o apresentam como um jovem rebelde e espirituoso. Em outras palavras, Albert Einstein costumava ser um aluno difícil nas matérias que não eram relacionadas aos seus interesses por Ciências Exatas.

Apesar disso, seu caráter autodidata o levou longe, pois aprendeu tudo sobre as ciências exatas por conta própria. Desse modo, construiu a própria carreira e desenvolveu seus projetos estudando por conta própria. Além disso, teve a ajuda de outras importantes figuras em sua trajetória, como o matemático Marcel Grossmann e o filósofo romeno Maurice Solovine.

A fim de compreender as contribuição e feitos de sua vida, conheça as sete descobertas de Albert Einstein a seguir:

 1) Teoria Quântica da Luz

Descobertas de Albert Einstein, quais foram? 7 invenções do físico alemão
Fonte: HypeScience

Basicamente, essa teoria propõe que a emissão de um elétron acontece após a absorção de um fóton de energia. Em outras palavras, Einstein investigou o efeito fotoelétrico a partir da natura quântica das unidades físicas envolvidas nesse fenômeno.

Assim, identificou uma fórmula capaz de calcular a relação entre elétrons e fótons no efeito fotoelétrico. Ainda que tenha sido debatida pela comunidade científica devido às controvérsias, foi uma descoberta fundamental para o desenvolvimento de novos estudos sobre esse tema.

2) Teoria Especial da Relatividade, a descoberta de dez anos de Albert Einstein

Descobertas de Albert Einstein, quais foram? 7 invenções do físico alemão
Fonte: Medium

Em resumo, essa teoria determina que as leis da física são semelhantes para todos os observadores não acelerados. Além disso, explica que a velocidade da luz no vácuo é independente do movimento de quem está observando. Desse modo, a descoberta de Einstein apresentou uma nova estrutura para as noções de espaço e tempo.

Nesse sentido, vale ressaltar que essa teoria levou dez anos para ser concluída, pois Einstein buscou adicionar o elemento da aceleração em sua análise. Assim, a descoberta sobre a teoria espacial da relatividade comprovou que objetos massivos causam distorções na relação entre espaço e tempo, o que pode ser percebida pela gravidade.

3) Determinação experimental do números de Avogadro

Descobertas de Albert Einstein, quais foram? 7 invenções do físico alemão
Registro do movimento Browniano de uma partícula – Fonte: Astronoo

Antes de tudo, a determinação experimental do número de Avogadro surgiu por meio do estudo do movimento Browniano. Basicamente, o movimento Browniano estudou a movimentação aleatória de partículas suspensas em um fluído. Desse modo, analisou as consequências na trajetória das partículas após colidir com átomos rápidos e outras moléculas.

Porém, a descoberta de Albert Einstein foi importante para defender as teorias sobre a estrutura atômica da matéria. No geral, essa perspectiva a respeito do átomo não era completamente aceita na comunidade científica. Portanto, a determinação com o número de Avogadro permitiu o desenvolvimento dessa linha de pensamento.

4) O condensado de Bose-Einstein

Descobertas de Albert Einstein, quais foram? 7 invenções do físico alemão
Fonte: NY Post

Em primeiro lugar, o condensado de Bose-Einstein refere-se a uma fase da matéria formada por bósons, uma classe de partículas. Porém, essa descoberta de Einstein analisa que essas partículas se encontram em uma temperatura próxima do chamado zero absoluto. Desse modo, esse estado das partículas permite a observação de efeitos quânticos em uma escala macroscópica.

5) Teoria Geral da Relatividade, a mais famosa entre as descobertas de Albert Einstein

Gif explicando a Teoria da Relatividade Geral para exemplificação do item
Gif explicando a Teoria da Relatividade Geral de Einstein – Fonte: Net Nature

Em resumo, essa é uma teoria geométrica da gravitação, ou seja, descreve como funciona a gravitação de corpos na física moderna. Além disso, resulta da união entre a relatividade especial e a lei da graviação universal, desenvolvida por Isaac Newton.

Como consequência, essa descoberta de Albert Einstein descreve a gravidade como uma propriedade geométrica do espaço-tempo. Assim, permitiu outra perspectiva a respeito da passagem do tempo, geometria do espaço, movimentação dos corpos em queda livre e até da propagração da luz.

6) Efeito fotoelétrico

Primeiramente, o efeito fotoelétrico é um fenômeno quântico. Nesse sentido, essa descoberta de Albert Einstein aborda o comportamento da luz enquanto fótons, ou seja, suas partículas menores.

Desse modo, o efeito fotoelétrico refere-se à emanação de elétrons a partir de algum material iluminado. Em outras palavras, como os elétrons são produzidos a partir de um material iluminado e exposto à outra fonte luminosa com uma frequência específica. No geral, é um fenômeno importante pra a conversão de energia solar em energia solar.

7) Dualidade onda-partícula

Modelo linear da dualidade onda-partícula para exemplificação do item
Modelo linear da dualidade onda-partícula – Fonte: InfoEscola

Por fim, a última descoberta de Albert Einstein nessa lista trata de uma propriedade inerente das unidades físicas. Em especial quando estão em dimensões atômicas. Desse modo, analisa a natureza dupla das partículas, como prótons, nêutron, elétros e até os próprios átomos.

Além disso, surgiu como consequência de uma série de estudos, teorias e testes, mas foi elucidada propriamente por Albert Einstein. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para compreender os comportamentos da partícula de luz em diferentes ambientes.

E aí, gostou de conhecer as descobertas de Einstein? Então leia sobre 10 curiosidades sobre o cérebro humano que você não sabe.

Fontes: Insider Store | Instituto Humanas Unisinos | Superprof | Instituto de Física UFRJ | Gazeta do Povo

Imagens: BBC | HypeScience | Medium | NY Post | Net Nature | Info Escola

More in Fatos&Fatos.com