Curiosidades sobre as mãos que você não imaginava

A mão humana, sem dúvidas, é uma grande obra da evolução. Com efeito, esse membro do corpo é forte o suficiente para se apoiar em rochas ao escalar uma montanha, e extremamente delicado para manusear alguns dos menores objetos do mundo. Além disso, essa pequena e importante estrutura do nosso corpo também possui muitas outras curiosidades.

Uma mão é a parte do corpo na extremidade de um braço. Como resultado, a maioria dos humanos tem duas mãos e cada mão geralmente tem quatro dedos e um polegar. Além disso, do lado de dentro da mão está a palma, e quando os dedos estão todos dobrados com força, a mão forma um punho. Muitos outros animais, especialmente outros primatas, têm mãos que podem segurar coisas. Todavia, mãos humanas podem fazer coisas que outras mãos não podem.

Anatomicamente, as mãos são compostas por mais ossos e partes móveis do que a maioria das outras áreas do corpo. Quando estão saudáveis, essas partes funcionam todas juntas e realizam um grande número de tarefas. Portanto, a principal função da mão em todos os vertebrados, exceto nos seres humanos , é a locomoção.

Anatomia

Fonte: Pexels

Os ossos da mão podem ser divididos em três grupos distintos: carpo, metacarpo e falanges. Assim, cada grupo de ossos da mão é importante por si só, mas os oito carpos são especialmente interessantes porque estão dispostos em duas fileiras distintas e contribuem diretamente para a formação do pulso.

Contudo, a anatomia da mão está incompleta sem a compreensão do punho. Desse modo, a estrutura complexa conecta toda a mão ao rádio e à ulna, facilita a passagem dos tendões junto com as estruturas neurovasculares do antebraço à mão, e nos permite explorar todos os seus movimentos.

Curiosidades sobre a anatomia das mãos

Curiosidades sobre as mãos que você não imaginava
Fonte: Pexels
  • Um quarto de todos os ossos do seu corpo está nas duas mãos.
  • A mão é composta por 3 seções: os dedos são chamados de falanges, os ossos longos no meio da mão são chamados de metacarpos e os ossos do pulso são chamados de carpos.
  • A mão contém 27 ossos maiores e menores em cada mão.
  • Existem 14 falanges no polegar e nos dedos das mãos. Ademais, o polegar tem dois ossos.
  • Cada um dos outros quatro dedos em cada mão tem 3 ossos (falanges); As falanges distais (distal significa mais longe do corpo); o meio, também conhecido como falanges mediais; e as falanges proximais (significando proximal mais próximo do corpo).
  • Existem 5 ossos longos, metatarsos, em cada mão, que conectam os dedos ao pulso. Por conseguinte, existem 8 ossos do pulso.
  • As mãos também podem ter vários ossos minúsculos de sesamóide, que variam em número de pessoa para pessoa e aparecem nos tendões das mãos.
  • As mãos têm 29 articulações principais, pelo menos 123 ligamentos, 34 músculos, 48 ​​nervos e 30 artérias.
  • Nove músculos individuais controlam o polegar. Além disso, três principais nervos da mão controlam os músculos do polegar.
  • Os próprios dedos não têm músculos. Em vez disso, os músculos que dobram os dedos estão localizados na palma da mão e no antebraço; eles estão ligados aos dedos por meio de tendões.

Curiosidades gerais sobre as mãos

Lado dominante

Fonte: Pexels

Somente 10 a 15% de toda a população humana é canhota. Apenas um em cem é ambidestro, ou seja, capaz de usar as duas mãos igualmente.

Controle das mãos

Fonte: Pexels

Um quarto do córtex do cérebro, que é a área que controla todos os movimentos, é dedicado a mover os músculos das mãos.

Exclusividade dos primatas

Fonte: Pexels

Só os primatas têm mãos, ou seja, são 300 espécies de primatas que incluem humanos, macacos e prosímios (lêmures, indris, gálagos e társios).

Rastros únicos

Fonte: Pexels

Mãos humanas são capazes de fazer pegadas que outros primatas, como chimpanzés e gorilas, não conseguem. Isso ocorre porque temos mãos mais curtas e polegares mais longos e poderosos do que nossos parentes primatas.

Poder do toque

Curiosidades sobre as mãos que você não imaginava
Fonte: Pexels

Por fim, o toque pode aumentar a liberação de ocitocina também chamada de “hormônio do amor” que tem papel importante na criação de vínculo e no relaxamento. Ademais, foi demonstrado que pegar na mão de outra pessoa diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Então, agora que você já conhece as principais curiosidades sobre as mãos, clique e leia: Ossos do corpo humano, quantos são e para que servem?

Fontes: Megacurioso, Hypescience, Incrível Club

Fotos: Pexels

More in Fatos&Fatos.com