fbpx

Curiosidades sobre Aristóteles, um dos maiores filósofos gregos

Um dos filósofos gregos mais inteligente e brilhante que já existiu foi Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), também considerado como um dos mais importantes. Além disso, é o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega, chamada de ‘a fase sistemática’. Ademais, existem algumas curiosidades sobre Aristóteles.

Por exemplo, após a morte de seus pais quando ainda era criança, ele foi criado por sua irmã, Arimneste. Que junto de seu marido, Proxenus de Atarneus, se tornaram seus guardiões até que ele atingisse a maioridade.

Em suma, Aristóteles nasceu em Estagira, na Macedônia. Devido ao local de seu nascimento, o autor é chamado de ‘o Estagirita’. Por fim, o filósofo grego possui vastas obras que vão além da filosofia, onde tratou de ciência, ética, política, poesia, música, teatro, metafísica, entre outros.

Curiosidades sobre Aristóteles

1 – Aristóteles pesquisou sobre insetos

Pinterest

Entre as inúmeras curiosidades sobre Aristóteles está o fato de que entre muitas coisas que ele pesquisou, uma delas foram os insetos. Dessa forma, o filósofo descobriu que os insetos possuem o corpo separado em três itens. Além disso, escreveu detalhadamente sobre a história natural dos insetos. No entanto, foi apenas após 2000 anos de seu estudo, que o pesquisador Ulisse Aldrovandi lançou a obra De animalibus insectis (Tratado dos insetos).

2 – Foi aluno de Platão

Medium

Outra curiosidade sobre Aristóteles é que aos 17 anos ele se matriculou na Academia de Platão. E ali passou 20 anos, onde pôde aprender com os melhores professores da Grécia, entre eles, Platão. Ademais, o filósofo era um dos melhores alunos de Platão.

3 – Curiosidades sobre Aristóteles: obras que sobreviveram ao tempo

Wikiwand

Entre as 200 obras, aproximadamente, compostas pelo filósofo Aristóteles, apenas 31 sobreviveram até os dias atuais. Ademais, entre as obras estão trabalhos teóricos, como estudos sobre animais, cosmologia e sobre o sentido da existência humana. Além de trabalhos práticos, por exemplo, investigações sobre a natureza do florescimento humano à nível individual e outros sobre a produtividade humana.

4 – Os escritos de Aristóteles

Medium

Outra curiosidade sobre Aristóteles, é que a maioria de suas obras são na forma de notas ou manuscritos. Em suma, todo o seu trabalho compreende um conjunto de diálogos, observações científicas e trabalhos sistémicos dos seus alunos chamados, Teofrasto e Neleus. Posteriormente, as obras do filósofo foram levadas para Roma, onde puderam ser utilizadas por estudiosos.

5 – Criou a primeira escola filosófica

Pinterest

Uma das curiosidades sobre Aristóteles mais interessante é o fato de que foi o filósofo que estabeleceu a primeira escola filosófica. Ademais, a escola foi chamada de Liceu, também conhecida como Peripatética, criada em 335 a.C. Enfim, no Liceu aconteciam sessões de palestras de manhã e pela tarde. Além disso, no Liceu havia uma coleção de manuscritos que foi considerada como uma das primeiras bibliotecas do mundo.

6 – Curiosidades sobre Aristóteles: foi professor de Alexandre o Grande

Globo

Outra das curiosidades sobre Aristóteles é que Alexandre o Grande um de seus alunos, em 343 a.C. Ademais, suas aulas envolviam ensinamentos e muitos conselhos sábios do filósofo. Também foram alunos de Aristóteles, Ptolomeu e Cassandro, ambos se tornaram reis posteriormente.

7 – Primeiro a dissecar animais

Medium

Por fim, a última curiosidade sobre Aristóteles é como ele sempre esteve a frente de seu tempo, com ideias interessantes e formas diferentes de estudar o mundo. Dessa forma, tudo que o filósofo via ou fazia, ele registrava suas conclusões, sempre em busca de entender melhor sobre tudo. Por exemplo, para tentar entender como funcionava o reino animal, o filósofo começou a disseca-los. Entretanto, essa prática era nova para a época.

Outro fato interessante sobre a vida do filósofo é que se acredita que, para homenagear seu filho, ele colocou o nome de sua obra de Ética mais famosa de Nicômaco. Por fim, Aristóteles não herdou a posição de diretor após a morte de Platão. Pois, não concordava com alguns dos tratados filosóficos de seu antigo mestre.

Se você gostou desse post, também vai gostar desse: Atlântida – Origem e história dessa cidade lendária

Fontes: Fatos Desconhecidos, Filosofia

Imagens: Globo, Medium, Pinterest, Wikiwand

More in Fatos&Fatos.com