fbpx

Cruz de Portugal, o que é? Origem e significado desse símbolo histórico

Em primeiro lugar, a Cruz de Portugal ou Cruz da Ordem de Cristo faz parte da história portuguesa. Nesse sentido, é um emblema da famosa Ordem de Cristo, uma ordem religiosa e militar criada em 1319. Comumente, representa a religiosidade, em especial e vontade dos membros dessa organização em espalhar o cristianismo em suas expedições.

Desse modo, o símbolo ficou conhecido por participar das Cruzadas e da Era dos Descobrimentos. Porém, pode-se encontrar esse elemento na Força Aérea Portuguesa. Além disso, os Navios da Marinha Portuguesa e a bandeira da Região Autônoma de Madeira também apresentam a Cruz de Portugal.

Por outro lado, no Brasil esse elemento é visto principalmente na bandeira da cidade de São Paulo e nos itens do time de futebol Vasco da Gama. Em resumo, o nome do time faz referência ao navegador e explorador português, que carregava o símbolo na vela dos navios que comandou.

Cruz de Portugal, o que é? Origem e significado desse símbolo histórico
Fonte: Netvasco

História da Cruz de Portugal

Antes de mais nada, a Cruz de Portugal é uma evolução de outros símbolos, presentes na Ordem dos Templários. Contudo, essa organização foi encerrada em 1312 pelo Papa Clemente. Porém, em 1317 houve uma retomada por meio da Ordem de Cristo, devido a uma ordem do rei Dom Dinis.

Em resumo, o rei solicitou o reconhecimento da Ordem de Cristo e a posse dos bens relacionados aos Templários em Portugal. Eventualmente, a Cruz da Ordem de Cristo foi estabelecida como símbolo entre 1317 e 1319.

Sobretudo, esse símbolo adornou as velas das caravelas e naus na chamada Era do Descobrimento, ou das Grandes Navegações. Basicamente, esse foi o período entre o século XV o início do século XVII em que os europeus exploraram o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio.

Nesse período, a América foi encontrada e os povos originários que viviam no continente foram dominados pelos europeus. Apesar de os portugueses terem encabeçado as Grandes Navegações, eventualmente outros povos europeus entraram na empreitada.

Desse modo, a Cruz de Portugal tornou-se também símbolo da Imperial Ordem de Cristo, no Brasil. Por outro lado, foi um elemento importante nas missões de catequização das comunidades indígenas encontradas na América do Sul. No geral, é chamada de Cruz de Malta nessa região do globo.

Cruz de Portugal, o que é? Origem e significado desse símbolo histórico
Fonte: Jopavi

Usos e curiosidades

Primeiramente, a Cruz de Portugal é considerada um dos mais importantes símbolos nacionais desse país europeu. Além disso, foi adaptada e adotada para diferentes utilizações com o passar das décadas. Desse modo, deixou de ser somente um símbolo das Grandes Navegações e integrou movimentos como as Cruzadas, e as insígnias das primeiras escolas estabelecidas na América.

No geral, tem um simbolismo singular associado à coragem, respeito e esforço pela vitória. Nesse sentido, remonta o sentido original da Era do Descobrimento, porque o elemento católico da cruz buscava inspirar os navegadores em suas empreitadas. Por outro lado, também tem relação com a ideia de proteção e cuidado.

Curiosamente, alguns historiadores interpretam a Cruz de Portugal como um símbolo de orientação para os viajantes. Sobretudo, esse conceito está relacionado ao formato de cruz, com quatro pontas associando-se à Rosa dos Ventos, conhecida na cartografia por indicar os pontos cardinais.

Ademais, a Cruz de Portugal foi incorporada na cultura brasileira, estando presente em bandeiras, brasões e insígnias. Desse modo, estima-se que a Bandeira da Ordem de Cristo tenha sido o primeiro símbolo do Brasil, apesar de ter sido importada de Portugal.

Ainda que apresente modificações de formato, traçado e até cor, esse símbolo pode ser visto em locais como o Escudo da Confederação Brasileira de Futebol. Além disso, é encontrada em elementos históricos, como a chamada Bandeira do Império do Brasil.

E aí, gostou de conhecer a Cruz de Portugal? Então leia sobre O que é cor? Definição, propriedades e simbolismos

Fontes: Dicionário de Símbolos | Mantos de Futebol | Wiki

Imagens: Jopavi | Netvasco | Dicionário de Símbolos

More in Fatos&Fatos.com