Conheça 6 espécies de aves que não voam

Quando pensamos nas características das aves, é normal que a primeira coisa a vir à cabeça seja o fato de que esses animais podem voar. No entanto, isso não é bem um fato, pois, por incrível que pareça, há algumas aves que não têm essa habilidade. Ficou curioso, né? Então aproveite para conferir a lista e conhecer 6 delas a seguir!

1. Pinguim

Se você já sabia que algumas aves não voam, certamente lembrou do pinguim. Há 18 espécies do animal e nenhuma delas consegue voar, embora sejam muito bem desenvolvidas para outras habilidades, como o nado e o mergulho. Outras características dos pinguins são suas pernas curtas (que os fazem ter um andar engraçadinho) e seu espírito romântico, visto que são animais monogâmicos, procurando por um só parceiro para a temporada de reprodução.

Fonte: Unsplash / ReproduçãoFonte: Unsplash / Reprodução

2. Avestruz

O avestruz é a maior ave do planeta e pode ser até superar o tamanho humano, chegando a cerca de 3 metros de altura e mais de 130 kg. Suas pernas longas permitem que alcance uma velocidade de até 75 km/h, uma boa ajudinha para quem não pode voar, né? E é claro que, com o seu peso, seria mesmo difícil levantar voo. Ainda assim, suas asas têm função prática: ajudam no equilíbrio do animal e também são uma forma de chamar atenção para atrair parceiros.

aFonte: Shutterstock / Reprodução

3. Kiwi

O kiwi é a ave nacional da Nova Zelândia. São animais tímidos e noturnos, com alguns hábitos peculiares: como exemplo, podemos destacar que eles não fazem ninhos, apenas enterram os ovos no chão. Para ajudar com seus hábitos noturnos, eles têm narinas em seu longo bico, favorecendo a locomoção. Fora isso, o kiwi não tem cauda e apresenta asas superpequenas (cerca de 3 cm de comprimento), o que explica bem por que não consegue voar.

Fonte: BBC / ReproduçãoFonte: BBC / Reprodução

4. Kakapo

Ainda na região da Nova Zelândia, temos o kakapo, também conhecido como “papagaio-coruja”. Ele é um animal noturno, com olhar de coruja, postura de pinguim e andar parecido com o de um pato. Pois é! O kakapo tem penas marrom-esverdeadas brilhantes e é considerado o papagaio mais pesado do mundo, o que naturalmente atrapalha o voo.

Fonte: Birdspot / ReproduçãoFonte: Birdspot / Reprodução

5. Cormorão-de-galápagos

O cormorão-de-galápagos, ou cormorão-que-não-voa-de-galápagos, é a mais pesada das espécies desse animal e o único que não voa. Em compensação, o animal apresenta pernas fortes e uma excelente habilidade para o mergulho, o que ajuda em sua busca por comida. Além de seu peso, suas pequenas asinhas também são um verdadeiro empecilho para o voo.

Fonte: Birdspot / ReproduçãoFonte: Birdspot / Reprodução

6. Pato-vapor

Fechando a lista, temos o pato-vapor, que até se parece com os “patos normais”, mas trata-se de animais marinhos específicos da América do Sul. Das quatro espécies existentes, três não conseguem desenvolver o voo. Por isso, usam suas asas para bater na superfície da água e se locomover, junto ao uso dos pés para nadar. Eles também são muito agressivos e de grande porte, um conjunto de características que ajuda em sua proteção, compensando a ausência do voo.

aFonte: Shutterstock / Reprodução

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.