Como tirar cera do ouvido – Técnicas para limpeza + dicas

Em primeiro lugar, entender como tirar cera do ouvido envolve entender as causas para essa formação. No geral, o excesso de cera cria incômodo e também afeta a capacidade auditiva. Basicamente, essa substância é uma mistura de descamação da pele do conduto auditivo externo e secreções destas células.

Sendo assim, a cera do ouvido age como barreira protetora e lubrificante do ouvido. Sobretudo, é produzida por glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo da orelha externa. Desse modo, a produção ocorre com vias de proteger os ouvidos de agentes externos, como a poeira ou outros micro-organismos que possam gerar infecções.

Portanto, na hora de aprender como tirar cera do ouvido é importante entender que essa substância natural tem um papel importante no organismo. Porém, estima-se que as glândulas sebáceas de alguns indivíduos produzam a cera em excesso, podendo gerar males com a sudez por condução.

Em resumo, essa condição acontece porque há algo bloqueando a passagem de som entre a orelha externa e a orelha interna. Ademais, é possível haver casos de rolha de cera, que acontece quando a cera do ouvido obstrui completamente o conduto auditivo externo. Sendo assim, os cuidados com a higiene são fundamentais para precaução e manutenção do sistema auditivo.

Como tirar cera do ouvido - dicas e técnicas para limpeza
Fonte: TapCore

Cuidados e recomendações

A princípio, executar a limpeza da orelha ou do ouvido por conta própria pode ser um processo arriscado. Sobretudo, a inserção de objetos no canal auditivo envolve o risco de perfuração do tímpano. Além disso, a falta de cuidado no processo pode acabar desprotegendo a estrutura interna, causando não somente riscos como também a produção excessiva de cera para compensação.

Desse modo, recomenda-se que a limpeza seja feita por um médico. No geral, quanto maior a retirada de cera do ouvido, maior a produção pelas glândulas sebáceas. Por outro lado, a ausência ou o excesso pode criar complicações como eczemas, otites e inflamações graves.

Sendo assim, a recomendação médica é que haja somente limpeza do pavilhão auricular. Ou seja, da parte externa da orelha, sem inserção de nenhum material no canal auditivo. Porém, diante do acúmulo de cera indica-se a lavagem normal durante o banho, seguida de uma secagem simples com toalha.

Por fim, cabe reforçar que a limpeza diante do excesso deve ser feita por um médico especializado. No geral, o processo envolve uma aplicação de produtos especiais para amolecimento da cera de ouvido. Logo em seguida, é a remoção acontece com manobras e equipamentos específicos.

Como tirar cera do ouvido - dicas e técnicas para limpeza
Fonte: RaisLife

Como tirar cera do ouvido?

Primeiramente, a recomendação inicial envolve remover a cera do ouvido com o canto da toalha ou um disco de algodão molhado. Desse modo, após o banho pode-se passar esses materiais na orelha, removendo a sujeira acumulada externamente. Acima de tudo, deve-se evitar a todos os custos a inserção de hastes ou produtos no canal interno da orelha.

Nesse sentido, a utilização do cotonete precisa acontecer somente na parte externa. Portanto, existem cotonetes para bebês e também estruturas superficiais para essa limpeza. Entretanto, no caso de acúmulo de cera de ouvido ainda é possível aplicar duas gotas de óleo Johnson ou óleo de amêndoa no ouvido.

Desse modo, há amolecimento da substância para posterior remoção com as técnicas apresentadas anteriormente. Entretanto, a recomendação principal deve ser a busca por um otorrino diante dessa situação. No que diz respeito à prevenção de problemas com cera de ouvido é recomendado a utilização de tampão de ouvido na praia, cachoeira ou piscina.

Sobretudo, essa utilização previne infecções causadas pelo acúmulo de água no canal auditivo. Curiosamente, outra forma de evitar complicações envolve manter o nariz devidamente limpo. Em resumo, há uma conexão entre o nariz e o ouvido internamente, portanto o acúmulo de catarro nas vias aéreas pode afetar o ouvido.

E aí, aprendeu como tirar cera do ouvido? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Tua Saúde | Centro Auditivo Viver

Imagens: TapCore | RaisLife | Catraca Livre 

More in Fatos&Fatos.com