Como tirar arranhões de óculos – O que fazer para proteger as lentes

Tirar arranhões de óculos pode ser um desafio para quem precisa lidar com isso. Apesar dos cuidados tomados com frequência, é praticamente impossível passar ileso sem esse timo de marca nas lentes.

Dessa maneira, é preciso manter o cuidado frequente com os óculos, para não ter a visão prejudicada. O mais indicado é usar tecidos macios e limpos, preferencialmente de microfibra. Isso porque a textura do tecido ajuda a proteger as lentes e prevenir o surgimento de novos riscos.

Também é preciso ficar atento para o tipo de lente, a fim de fazer a melhor manutenção.

Como tirar arranhões dos óculos

Como tirar arranhões de óculos - o que fazer para proteger as lentes
Clarium

Para evitar surgimento de arranhões nas lentes, é preciso realizar uma limpeza correta. Para isso, é preciso utilizar apenas água corrente, sabão neutro, pano de microfibra e algum tipo de spray específico para limpeza de lentes.

Além disso, é importante seguir algumas recomendações. Nunca utiliza produtos a base de álcool nem água quente durante a limpeza.

Na maioria das vezes, os paninho oferecidos pelas óticas são feitos com tecidos microfibra adequados para a limpeza. No entanto, alguns deles podem ser muito finos, o que ajuda a riscar, e não a limpar, as lentes.

Como não limpar os óculos

Como tirar arranhões de óculos - o que fazer para proteger as lentes
our everyday life

Em pesquisas na internet, é possível encontrar recomendações de uma série de métodos alternativos para limpeza de lentes e remoção de arranhões. Dentre elas, por exemplo, estão uso de bicarbonato de sódio com água, limpa vidros, limpa telas de computador, polidor de madeira ou creme dental.

Em alguns casos, os métodos podem ser ou parecer eficazes, mas não são o mais indicado para lidar com as lentes dos óculos. Isso porque os compostos podem ter componentes químicos que atuam diretamente na proteção das lentes.

Dessa maneira, ao invés de remover os arranhões das lentes, as misturas estão ajudando a desgastá-las, tornando mais frágeis e ineficazes.

Problemas na remoção de de arranhões

Como tirar arranhões de óculos - o que fazer para proteger as lentes
Home Hacks

A maioria dos óculos possui lentes com alguns níveis de proteções antirrisco ou antirreflexo, por exemplo. Mesmo que elas tenham boa qualidade, é comum que apresentem algum desgaste com o passar do tempo, o que pode representar o surgimento de danos como arranhões.

Quando a tentativa de tirar os arranhões dos óculos envolve produtos não feitos para lidar com as lentes específicas, as reações podem ser negativas. O popular uso de pasta de dentes para limpeza, por exemplo, ajuda a deteriorar ainda mais as lentes.

Com a reação química com os óculos, o produto atua para remover partes das camadas de proteção, gerando manchas que prejudicam a visão e ajudam a desgastar as lentes.

Fontes: Óculos World, Lenscope, Vision Center, DecorFácil, Incrível

Imagens: Infomasta, Clarium, Home Hacks, our everyday life

More in Fatos&Fatos.com