Como surgiram os Jogos Olímpicos de Inverno?

Entre os dias 4 a 20 de fevereiro, a capital Pequim, da China, sedia a XXIV edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que também acontecem na subsede de Yanqing, na província vizinha de Hebei. Essa será a terceira edição consecutiva dos Jogos Olímpicos realizada na Ásia, após Pyeongchang, em 2018, e Tóquio 2020.

Até que se tornasse o que vemos atualmente, o megaevento percorreu um longo caminho de atribulações para ocupar seu posto na cartilha esportiva mundial, enfrentando as forças geopolíticas, demorando cerca de 30 anos para surgir após o nascimento das Olimpíadas modernas, em 1896.

(Fonte: The Conversation/Reprodução)(Fonte: The Conversation/Reprodução)

Os Jogos Nórdicos Internacional são considerados os precursores do evento multidesportivo que deu origem às Olimpíadas de Inverno, realizado entre 1901 e 1926, organizado pelo governo da Suécia na Associação Central para a Promoção do Esporte, e por um dos cinco membros originais do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Um evento dedicado apenas às modalidades no gelo e na neve despertou nos governos uma onda de entusiasmo misto na época, visto que a exigência por um clima frio e o alto custo adicional de equipamentos limitavam alguns países e atletas que poderiam participar — um problema que as Olimpíadas de Inverno enfrentam até hoje.

O início de tudo       

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Chamado Semana de Esportes de Inverno, a princípio, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados na cidade alpina francesa de Chamonix, em 1924, com apenas 16 modalidades e 250 atletas de 16 países competindo — uma obrigação do país que sediasse os Jogos Olímpicos de Verão, determinada pelo COI.

Se não fosse pelo cataclísmico evento da Primeira Guerra Mundial, que deflagrou um rastro de destruição econômica e demográfica pela Europa, os Jogos deveriam ter acontecido bem antes, isso porque a proposta para um evento separado foi lançada pela primeira vez pelo COI em 1912.

(Fonte: Timetoast/Reprodução)(Fonte: Timetoast/Reprodução)

Contudo, a Suécia se opôs veementemente porque já oferecia a cada 4 anos seus Jogos Nórdicos, com uma proposta muito semelhante ao que o comitê sugestionava, portanto, a ideia foi descartada. Durante os Jogos de Verão de 1916, de Berlim, a Alemanha tentou novamente algo como os Jogos Olímpicos de Inverno, mas a Primeira Guerra Mundial inviabilizou os planos, tanto de um evento quanto de outro.

No ano de 1920, com os Jogos Olímpicos de Verão da Antuérpia, na Bélgica, foi a primeira vez que modalidades esportivas, como hóquei no gelo e patinação artística, foram adicionados às titulares.

Mas foi só 4 anos depois que o COI decidiu e conseguiu criar um evento separado, considerando de maneira retroativa os Jogos de Inverno de Chamonix como a primeira edição das Olimpíadas de Inverno.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.