fbpx

Como ser educado? Dicas para praticar no seu dia a dia

Desenvolver hábitos de educação para pratica-los no cotidiano é imprescindível para garantir um bom convívio e um bom relacionamento com as pessoas. No entanto, nem todos praticam esses hábitos, e faltam com respeito e educação em diversas situações, podendo até gerar conflitos. Logo, é preciso conhecer maneiras de como ser educado, para tornar o dia mais leve a as relações com as pessoas algo bom.

A princípio, as pessoas acreditam que esses hábitos estão relacionados apenas na utilização das três palavrinhas mágicas: obrigado, por favor e desculpe. Entretanto, vai muito além disso, envolvendo práticas gentis e expressões faciais de leveza, sem demonstrar arrogância ou cinismo. Por exemplo, desejar um bom dia sorrindo, que é um ato de educação.

Por outro lado, as pessoas não buscam aprender formas de como ser educado, pois acreditam que se tornarão alvos fáceis das pessoas. Mas, ser educado é bastante importante para a vida social, empresarial e familiar, evitando causar constrangimento aos outros ou a si mesmo. Portanto, confira a lista a seguir com dicas de comportamentos que pessoas educadas realizam.

Regras de como ser educado

Super Abril

Existem algumas regras básicas para ser alguém educado. Em síntese, as regras de como ser educado são:

  • Dizer por favor e obrigado.
  • Sempre cumprimentar as pessoas.
  • Não tocar nas pessoas sem permissão.
  • Admitir seus erros.
  • Seja prestativo, ajudando alguém que você viu que precisa.
  • Não fazer perguntas muito pessoais para recém conhecidos ou desconhecidos.
  •  Não interromper outras pessoas.
  •  Discordar de posicionamentos sem ser agressivo.
  •  Não fazer e nem ouvir fofocas.
  •  Mantenha a paciência com os mais velhos. Pois, eles necessitam de maiores cuidados.
  •  Não furar filas.
  •  Escutar mais do que falar. Isto é, se mostrar interessado no que a outra pessoa tem a dizer.
  •  Não falar alto em locais públicos.
  • Não ouvir músicas ou áudios em alto volume em locais públicos. Logo, opte por usar fones.
  • Não usar o celular enquanto fala com outras pessoas.
  • Não jogar lixo nas ruas ou fora do lixo adequado.
  • Tratar todas as pessoas de forma igual. Ou seja, não fazer distinção de tratamento. Ademais, sem se importar com classe social ou cargo em que ocupam.

Como ser educado em situações do cotidiano

JPNews

Durante o dia a dia passamos por diversas atividades que necessitam do seu conhecimento sobre como ser educado. Ademais, a prática desses hábitos de educação pode gerar resultados positivos tanto em relacionamentos quanto em questões de trabalho. Em resumo, são:

  • Durante as refeições: A forma de como ser educado durante as refeições é simples. A princípio, é necessário que você coma de boca fechada, sem conversar de boca cheia e evitando fazer barulhos ou ruídos ao mastigar. Além disso, utilize os talheres corretamente, leve a comida até a boca e não o contrário e use guardanapos para limpar a boca.
  • Reunião de trabalho: A maneira de como ser educado em uma reunião de trabalho exige atenção. Assim sendo, é primordial que tenha pontualidade, use roupas apropriadas, respeite a hierarquia e cumprimente a todos. Ademais, esteja informado sobre o tema da reunião, mantenha postura correta, não se disperse ou se prenda em conversas paralelas e guarde o celular.
  • No trânsito: Para ter hábitos de educação no trânsito é necessário ter paciência. Primeiramente, use a buzina somente em casos necessários e não acelere para as pessoas na faixa passarem mais rápido. Por outro lado, respeite as sinalizações do trânsito, não pare em faixas de pedestres ou locais proibidos, e não fique xingando ou gritando com todos na rua. Por fim, não atire nada pela janela, como sacolas ou papeis de bala.

10 hábitos que pessoas educadas possuem

1 – Deixar o anfitrião se sentar primeiro na mesa

Visão

Ficar em pé até que o anfitrião tome o seu lugar faz parte da etiqueta de negócios, sendo uma forma de como ser educado. Ademais, caso não tenha um anfitrião, você deve esperar que a pessoa mais velha se sente primeiro na mesa. Entretanto, caso você seja o empregado mais novo em uma reunião ou conferência, pode se sentar antes de todos se sentarem. Pois, pode ser um comportamento desagradável para os outros. Além disso, pode ser visto como um desejo de permanecer no círculo, o que pode não ser conveniente para sua carreira.

2 – Ajudam as pessoas, mas não deixam ser enganadas

Incrível

Os gestos de educação com os outros demonstram respeito, porém também é necessário ter consciência de respeitar a si mesmo. Ou seja, você pode ajudar e ser um funcionário eficaz, por exemplo, mas isso não quer dizer que precisa sempre dizer tudo para o que te pedem. Desse modo, caso você ceda, as pessoas te usarão para fazer as atividades delas sem te oferecer nada em troca, abusando de sua gentileza.

3 – Como ser educado: Dar conselhos somente quando é pedido

Visão

Pessoas que sabem formas de como ser educado aprendem a dar conselhos para alguém somente quando é pedido. Por exemplo, ao fazer algum pedido em restaurantes, ou decidir algo por alguém, sendo que ela deveria decidir por si mesma. Ademais, ajudar as pessoas é um ato gentil e educado. No entanto, deve ser feito com cautela, e quando for solicitado.

4 – Fazer elogios sem relação com a aparência

Incrível

Existe um código denominado código comercial. Em suma, ele alega que elogiar os colegas por suas habilidades ou conquistas é o que se deve fazer. Logo, é necessário evitar comentar sobre a aparência de qualquer pessoa. Pois, nem todas as pessoas estão dispostas ou se sentem à vontade para receber elogios quanto a sua aparência. Além disso, esses tipos de elogios podem fazer com que a pessoa se sinta insegura ou constrangida.

5 – Como ser educado: Ser excelente anfitrião

Incrível

As pessoas que praticam hábitos de educação são excelentes anfitriões. Em resumo, estão sempre oferecendo conforto e lazer para os seus visitantes. Isto é, oferecendo lanches, bebidas e não as deixam sozinhas. Por outro lado, é importante evitar ficar limpando ou removendo sujeiras da mesa enquanto a pessoa ainda está comendo. Pois, essa ação pode estressas as pessoas, parecendo que você quer que seu convidado coma logo e saia. Portanto, espere até todos terem comido para retirar ou substituir o prato.

6 – Chegam em eventos ou compromissos na hora certa

Freepik

Chegar atrasado em eventos ou compromissos é um símbolo de falta de educação. Entretanto, chegar cedo demais também pode ser desrespeitoso, mesmo que na tentativa de ajudar a pessoa sem que ela tenha pedido. Apesar das suas intenções serem boas, podem acabar atrapalhando os planos e organização do anfitrião. Além disso, sua presença adiantada irá surpreender o anfitrião, sendo bastante inconveniente e desconfortável. Portanto, ser pontual é fundamental.

7 – São amigáveis, mas sem exagerar em toques

Incrível

É primordial que a pessoa que você conversa estabeleça regras de contato. Ou seja, você não pode chegar dando tapinhas no ombro de alguém ou abraçando sem autorização. Ademais, lembre-se de manter uma distância educada de seus colegas e parceiros, com aproximadamente um braço de distância. Por isso, pergunte antes se pode ou não tocar em alguém, evitando desconfortos.

8 – Mantém contato visual, sem olhar fixamente



Incrível

Manter contato é uma excelente forma de como ser educado, pois estabelece um vínculo com a pessoa com quem está conversando. No entanto, olhar fixamente para alguém pode ser desrespeitoso, dando ar de espionagem e causando desconforto.

9 – Conversam, mas sem serem muito pessoais

Uol

Manter diálogo com novos colegas é fundamental para criar novos vínculos amigáveis. Porém, nunca deve compartilhar suas histórias de vida ou outros fatos pessoais. Pois, as pessoas podem acabar desenvolvendo uma desconfiança sobre você. Portanto, converse sim com novas pessoas e colegas, mas sem partilhar demais sua vida pessoal até serem íntimos.

10 – Como ser educado: Saber ouvir e dar conselhos

Super Abril

É necessário compreender que em certos momentos, quando um amigo vem desabafar, você deve saber quando ouvir e quando aconselhar. Além disso, ter cuidado com os tipos de conselhos é imprescindível, para evitar que a pessoa se machuque mais ainda ou tome decisões precipitadas. Logo, guarde suas opiniões para si mesmo, e tente animar a pessoa. Mas, opine apenas caso ela insista para que faça isso.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Hábitos japonese- Práticas pra uma vida melhor direto do Japão. 

Fontes: 12min, Incrível, Seleções

Imagens: Fãs da Psicanálise, Super Abril, Visão, Freepik, JPNews, Uol

More in Fatos&Fatos.com