Como o entretenimento influencia a aprendizagem de uma língua

Existem diversos motivos para aprender uma nova língua — para se comunicar profissionalmente, com familiares, com amigos, durante uma viagem… Mas uma tendência que vemos crescer cada vez mais no Duolingo — plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo e do Brasil — é a influência do mercado de entretenimento na aprendizagem de idiomas.

Afinal, quem não quer entender o que está sendo dito ou escrito em jogos, filmes, séries e programas de TV?

Todos os anos, reunimos todas as últimas tendências do estudo de idiomas no Brasil e no mundo no relatório Duolingo Language Report, e as mais de 700 milhões de horas que os nossos 500 milhões de alunos passaram na plataforma em 2021 nos ajudam a descobrir várias curiosidades e preferências nos mais de 100 cursos disponíveis em nosso app.

Um exemplo é o alto crescimento do estudo de coreano, muito devido à popularização de filmes e séries, como Round 6, sucesso absoluto da Netflix. Mas, o que realmente nos surpreendeu foi o resultado da língua mais estudada pelos brasileiros em 2021: o idioma que teve maior crescimento no Brasil foi o turco!

E, novamente, boa parte desse resultado se deve graças à grande popularidade das novelas e filmes da Turquia por aqui, com títulos como Emanet e Erkenci Kus, disponíveis em serviços de streaming e em alguns canais abertos, que se tornaram um verdadeiro fenômeno. No YouTube, alguns episódios contabilizam em torno de 5 milhões de visualizações. Você já tinha ouvido falar? Quem sabe não é uma oportunidade de começar um novo hobby!

Os idiomas mais estudados no Brasil

Além do turco e do coreano, o top 5 dos idiomas mais estudados pelos brasileiros é composto por japonês, chinês e árabe, o que mostra que a cultura asiática segue crescendo no mundo e no Brasil, que é o segundo mercado do Duolingo.

Se você, por acaso, não foi um desses brasileiros que contribuiu para o aumento da procura pelo Turco no app, mas ficou interessado, acesse já o curso disponível gratuitamente para falantes de inglês!

Qual será a língua que vai bombar neste ano? Você tem alguma aposta?

***

Analigia Martins, colunista do Mega Curioso, é Diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e Estados Unidos, é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.