Como limpar moedas antigas? Dicas de conservação e limpeza

No geral, colecionadores de moedas ficam na dúvida de como limpar moedas antigas, mas nem sempre essa é a melhor opção. Em  primeiro lugar, a limpeza de moedas antigas é um processo delicado, porque pode levar à perda de características. Por outro lado, grande parte dos profissionais desse ramo indicam que elas não sejam limpas como objetos comuns.

Basicamente,  o valor de uma moeda antiga é determinado também pelo seu aspecto e pelos traços acumulados na superfície do material. Desse modo, não somente a idade ou a quantidade de moedas emitidas em uma era determinam a qualidade de uma moeda antiga.

Além disso, é comum que esses materiais acumulem sujeira por causa do manuseio ou até mesmo por terem sido enterradas, como acontece com a maioria. Sendo assim, elas comumente apresentam um grande acúmulo de resíduos que pode danificar a peça. Portanto, aprender como limpar moedas antigas é uma opção possível, mas não recomendada com muita frequência.

Como limpar moedas antigas de ferro?

Primeiramente, é importante lembrar que o manuseio de qualquer moeda antiga, independente do material, deve ser feito com as mãos limpas. Dessa maneira, evita-se o acúmulo de ainda mais resíduos. Portanto, evite ter as mãos sujas por algum material ou até mesmo com suor.

No geral, recomenda-se mexer com moedas antigas utilizando luvas de algodão e preferencialmente segurando a peça pelas bordas. Entretanto, a limpeza das moedas geralmente envolve ficar sem luvas. Ademais, aprender como limpar moedas antigas envolve muito cuidado, de modo que o material não seja danificado no processo.

Sendo assim, para limpar moedas antigas de ferro é importante lembrar que o material dessas peças oxida em contato com a água ou o Sol. Além disso, a oxidação desse tipo de componente nunca acontece de forma coesa, o que pode criar até buracos na superfície da peça com o tempo.

Sobretudo, opte por escovar a moeda levemente e sem muita pressão, a fim de restituir o brilho original. Por outro lado, esse processo também ajuda na retirada da ferrugem superficial. Mais ainda, é possível deixar a moeda em óleo neutro para que ela fique mais brilhosa. Comumente, recomenda-se o uso de azeite de oliva.

Logo em seguida, lembre-se de limpar a moeda e o excesso de óleo com uma toalha limpa e macia. Por fim, também é possível utilizar um secador de cabelo em temperatura morna. Posteriormente, deve-se armazená-la em um local sem umidade, para combater a oxidação.

Como limpar moedas antigas? Dicas de conservação e limpeza
Fonte: Vecteezy

Como limpar moedas de cobre, bronze e latão?

Sobretudo, as moedas desse material costumam ser porosas, ou seja, tendem a absorver o líquido em sua estrutura. Como consequência, ao invés de limpar as moedas antigas a pessoa pode acabar acelerando o processo de oxidação do material.

Portanto, se a moeda estiver em estado de oxidação é recomendado levar a um especialista. Porém, caso não seja essa a situação é possível limpar a seco com uma escova de latão ou até mesmo uma escova utilizada para prótese dentária. Sendo assim, não se utilizam líquidos para limpar moedas antigas de cobre, bronze ou latão.

No geral, recomenda-se escovar o mínimo possível, a fim de retirar somente a sujeira superficial. Desse modo, não costuma-se restituir o brilho das peças desses materiais por meio da limpeza. Comumente, elas passam por um processo natural de corrosão que tende a valorizar a moeda, ao contrário do que muitos pensam.

Ademais, caso a pessoa deseje uma limpeza mais detalhada, é possível escovar as moedas antigas com grafite em pó, utilizando uma escova de dentes macia. Desse modo, o grafite fica fixado nas partes mais específicas e ocorre uma limpeza mais profunda. Entretanto, deve ser feito isso somente após a limpeza inicial com a escova de latão, para evitar arranhar a superfície da peça.

E quando elas forem de cuproníquel e alpaca?

Em primeiro lugar, essas moedas antigas costumam ser mais raras, principalmente pelo material. Portanto, é recomendado que se evite usar qualquer tipo de detergente, álcool ou borracha no processo de limpeza. Basicamente, esses componentes reagem com o cuproníquel e a alpaca, deixando a superfície da moeda avermelhada.

Sendo assim, para aprender como limpar as moedas antigas dessa natureza é importante evitar certos produtos químicos. Primeiramente, opte por lavá-las na água morna e com sabão neutro. Nesse sentido, é mais comum que se utilize os próprios dedos na limpeza, ao invés de escovas ou esponjas.

Logo em seguida, esfregue a superfície das moedas antigas com os dedos e enxague-as com um jato de água corrente, mas cuidado com a pressão. Posteriormente, opte por um papel absorvente macio para secar, porque tecidos de algodão podem riscar a superfície da peça. Por fim, a ponta umedecida de um palito de madeira é uma boa saída para remover as sujeiras mais difíceis.

Como limpar moedas antigas? Dicas de conservação e limpeza
Fonte: Caminho

Como limpar moedas antigas de prata?

No geral, as moedas de prata são as mais cobiçadas e procuradas por colecionadores, em especial por serem raras e detalhadas. Sendo assim, mais uma vez fica a recomendação de que elas não sejam lavadas, pois o processo pode acabar danificando a peça ao invés de conservá-la.

Entretanto, caso você deseje continuar nesse processo, é recomendado principalmente a não utilização de detergentes e produtos de limpeza específicos para pratas. Em resumo, esses produtos são feitos para pratas mais pesadas, como de panelas. Portanto, podem acabar deixando um brilho superficial na moeda antiga.

Também como as moedas de cuproníquel e alpaca, o mais comum é a limpeza com água morna e sabão neutro. Além disso, para lavá-las basta esfregar suavemente com os dedos e logo em seguida colocá-las sobre um jato de água corrente. Ademais, alguns especialistas recomendam o uso de água destilada, sem cloro e com baixa concentração de mineral para todo o processo.

Por fim, o papel absorvente macio e a ponta umedecida de um palito de madeira entram na limpeza. Entretanto, deve-se tomar cuidado ao usar o palito para não pressionar muito a superfície e acabar riscando a moeda.

Apesar disso, caso a sujeira seja mais profunda e complicada de ser retirada, é recomendado levá-las até um profissional. Comumente, esses especialistas utilizam de uma solução de água destilada e ácido cítrico para remover a oxidação. Porém, é preciso saber manusear a moeda antiga para não exagerar no tempo da limpeza com esses componentes.

E as peças de ouro?

Sobretudo, as moedas antigas de ouro costumam ser as mais procuradas, assim como as de prata. Em especial, isso acontece porque o ouro tende a ser um material mais raro, e também mais caro. Sendo assim, a conservação dessas peças requer ainda mais cuidado, e a limpeza quase nunca é recomendada.

Porém, é possível limpá-las em água destilada morna, também com sabonete neutro. Em primeiro lugar, utiliza-se as pontas dos dedos em movimentos suaves para retirar as impurezas iniciais. Entretanto, cabe ressaltar que não é esfregar, como se faz com tecidos, e sim passar levemente pela superficie.

Logo em seguida, as moedas são enxaguadas com água corrente, mas devem ser secas com papel absorvente macio. Além disso, é preciso colocá-las em uma toalha macia antes de pressionar o papel sobre a superfície para secar a peça. Por outro lado, é recomendado o mesmo método da ponta do palido de madeira umedecido para limpezas mais persistentes.

Apesar disso, caso a pessoa encontre sujeiras que parecem encrostadas na superfície, basta deixar a moeda antiga submersa na água destilada morna com sabonete neutro. Desse modo, não é recomendado esfregar ou limpar demais a peça, pois somente a mistura faz o trabalho mais pesado.

Por fim, moedas antigas de outros materiais, como alumínio ou zinco não devem ser limpas em nenhuma hipótese. Normalmente, esses materiais são frágeis e tendem a reagir com quase todos os componentes químicos utilizados na limpeza.

E aí, aprendeu como limpar moedas antigas? Então leia sobre O que é cor? Definição, propriedades e simbolismos.

Fontes: Casa Prática | Collectgram | Newgreenfil | Decorfacil

Imagens: Exame | Vecteezy | Caminho

More in Fatos&Fatos.com