Como fazer um bom vídeo no Instagram

Ele é comissário de voo e expõe a realidade da profissão tentando quebrar a imagem “misteriosa” que foi criada em cima dela. Reizinho dos céus desse mundão, Lucas Ramos fala tanto sobre os luxos e benefícios da aviação como também sobre os perrengues e dificuldades do dia a dia. E tem mais! Tudo isso através de histórias que viveu durante os seis anos em que trabalhou nos Emirados Árabes Unidos.

O feedback que eu mais recebo é que a minha emoção ao contar qualquer história, seja ela engraçada, encorajadora, ou triste, deixa sempre evidente a paixão que tenho pelo que faço, e é isso que cativa as pessoas.

O criador nos contou que começou a produzir conteúdo após ter passado em um processo seletivo para ser comissário no Brasil, mas por conta da pandemia teve sua contratação suspensa por tempo indeterminado. Com isso, iniciou com vídeos de dublagem no TikTok como um passatempo, que fez com que ganhasse alguns seguidores.

Assistindo a uma live de um criador que gostava bastante, perguntei como cresceu tão rápido na plataforma. Ele contou que foi através de vídeos autorais, onde encenava várias histórias sobre a família dele, então comecei a pensar sobre como trazer isso para minha realidade.

Em um dia em que estava super de boa, Lucas lembrou de uma história engraçada de um voo que fez com uma amiga boliviana e resolveu gravar e postar. O vídeo não teve legenda ou hashtag, mas em pouquíssimo tempo atingiu 30 mil visualizações e mais de mil novos seguidores foram conquistados.

Apesar de ter funcionado, a postagem não viralizou, então o comissário começou a pesquisar sobre o algoritmo do aplicativo, como funcionavam as hashtags, quais os melhores horários para postagem e etc. Depois de muito estudo, Lucas contou outra história, sobre um passageiro em um voo para a Índia, esse vídeo foi legendado como “Vida de comissário é assim” com as hashtags mais populares indicadas. A publicação foi feita às 23h de um domingo e na manhã seguinte já contava com mais de 100 mil visualizações, centenas de comentários e um salto no número de seguidores de 1.800 para 15 mil em apenas 24 horas.

O “Vida de comissário é assim” foi o primeiro viral de Lucas, chegando a mais de 1 milhão de visualizações, e fez com que atingisse a marca de 25 mil seguidores. Nos comentários, pedidos para que trouxesse novas histórias, e foi isso que fez.

Os segredos de um bom vídeo no IGTV 

Para Lucas, o segredo para um bom vídeo para o Instagram é ter um começo intrigante.

São nos primeiros cinco segundos que as pessoas decidem se vale a pena dedicar tempo pra ouvir aquela história. Então ou você vai direto ao assunto, ou cria um contexto logo de início que prenda a atenção das pessoas. Se você enrolar demais, elas vão passar pro próximo.

Além disso, um fator que favorece muito é legendar o vídeo, tornando acessível para deficientes auditivos, bem como para as pessoas que assistem os conteúdos a caminho do trabalho, no transporte público, na fila de banco, e que nem sempre estão com os fones de ouvido. Com isso, o alcance passa a ser muito maior.

Usar certas hashtags também ajuda no direcionamento do conteúdo para o público que tem interesse, e isso afeta muito o engajamento, que é o grande impulsionador de um post para além da bolha de seguidores. É preciso ser cativante e acessível. E o mais importante: conhecer o seu público.

Eu conto as minhas histórias como se tivesse contando uma fofoca pra uma amiga, e isso cria uma intimidade quase que instantânea com quem está assistindo. Eu também gravo meus vídeos sem roteiro, só seguindo o meu instinto, porque assim não fica aquela coisa robotizada, fica mais natural.

O criador também revelou que ao sentir que está enrolando demais, regrava do zero e muda a narrativa, se o resultado final do vídeo não fica de seu agrado, entende que naquele dia não está na energia certa para contar determinada história, e muda para outra. Segundo o influenciador, é preciso ter genuinidade, porque é o seu jeitinho que cativa as pessoas e faz com que elas queiram escutá-lo.

Uma dica de ouro

Como a gente aqui ama uma boa dica, perguntamos para Lucas qual é o segredo de um bom vídeo no IGTV. O criador enfatizou a importância da narrativa cativante. Muitas vezes o ponto alto do produto não é o conteúdo em si, mas a personalidade do criador que está narrando a história.

Assista ao seu conteúdo com um olhar mais analítico: se fosse outra pessoa contando essa história, você a escutaria sem nem sentir o tempo passar? Será que em algum ponto ela não ficou um pouco maçante ou confusa e poderia ser recontada de outra forma? Você é criador mas também é consumidor, então crie seu conteúdo da maneira que gostaria de consumi-lo!

Para a nossa alegria, Lucas não pretende parar com seus conteúdos, e diz que enquanto houver histórias e permissão para contá-las, vai continuar produzindo conteúdo. Ainda mais agora que descobriu uma paixão pela comunicação e tem uma plataforma para isso.

As empresas aéreas são um tanto rígidas em relação ao que se compartilha online, existindo a possibilidade de não poder mais postar as histórias caso consiga um emprego. Mas o moço nos tranquilizou dizendo que, caso isso aconteça, apenas mudará seu conteúdo e continuará trazendo novas histórias com o seu jeitinho!

Arrasa demais!

More in Fatos&Fatos.com