Como aliviar o estresse? 8 dicas para transformar o seu estado de espírito

No geral, o estresse é uma reação natural do organismo para defesa diante de estímulos externos. Contudo, é comum que essa reação passe a sobrecarregar o organismo, a depender do estilo de vida do indivíduo. Nesse sentido, conhecer como aliviar o estresse é fundamental para ter dias mais equilibrados.

Por outro lado, o estresse também é responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas, como problemas cardíacos e desequilíbrio do colesterol, por exemplo. Ademais, pode levar à necessidade de remédios controlados e transformações drásticas na rotina a depender do nível da situação.

No entanto, existem práticas simples e cotidianas que podem auxiliar a aliviar o estresse e aprender a conviver com os estímulos externos. Desse modo, seja a família ou o trabalho aquilo que te causa desequilíbrio, você sabe como lidar com as próprias reações, mantendo o equilíbrio e ainda cuidando de sua saúde. Por fim, confira oito técnicas que podem te ajudar a lutar contra o estresse.

Como aliviar o estresse?

1) Aprenda exercícios de respiração

Como aliviar o estresse? 8 dicas para transformar o seu estado de espírito
Fonte: Pixabay

Em primeiro lugar, o estresse causa reações físicas que podem desencadear crises mais graves. Comumente, a taquicardia, a respiração ofegante e a dor de cabeça são engatilhadas por um desequilíbrio na respiração.

Sendo assim, conhecer exercícios de respiração podem auxiliar na hora de aprender como aliviar o estresse. Sobretudo, esses métodos partem da meditação, outra prática excelente para transformação do seu estado de espírito. Em resumo, são técnicas que ajudam a realinhar o ritmo respiratório e criam consciência do estado mental do indivíduo.

2) Pratique exercícios físicos regularmente

Como aliviar o estresse? 8 dicas para transformar o seu estado de espírito
Fonte: Pixabay

A princípio, a atividade física é a melhor amiga do combate ao estresse. Porque fisiologicamente os exercícios físicos auxiliam a reduzir os hormônios do estresse, como o cortisol, essa é uma prática indicada por médicos e profissionais. Além disso, a atividade física libera endorfinas, substâncias naturais que provocam sensação de bem estar.

3) Faça pausas para aliviar o estresse

Como aliviar o estresse? 8 dicas para transformar o seu estado de espírito
Fonte: Pixabay

No geral, as pessoas se encontram em um ritmo frenético de atividades e prazos. Consequentemente, há uam sobrecarga do organismo que provoca reações de estresse, cansaço e mal estar. Portanto, para aprender como aliviar o estresse é importante aprender a fazer pausas.

Desse modo, é possível desconectar um pouco da velocidade e das demandas, de modo a descansar, respirar e reequilibrar o organismo antes de retomar as atividades. Nesse sentido, pode ser uma pausa curta ou mais longa, a depender da sua rotina, mas o principal é ter um intervalo.

4) Durma bem

Como aliviar o estresse? 8 dicas para transformar o seu estado de espírito
Fonte: Pixabay

Sobretudo, a sobrecarga de estímulos desencadeia o estresse com maior facilidade. Nesse sentido, a privação e o sono desregulado podem engatilhar crises de estresse, em especial por desequilibrar as funções orgânicas.

Em resumo, durante o sono, o cérebro trabalha na regeneração de tecidos musculares, na manutenção do sistema digestivo e outras importantes funções. Sendo assim, as horas de sono são essenciais para recuperação e reequilíbrio do organismo.

5) Mantenha uma boa alimentação para aliviar o estresse

Como aliviar o estresse? 8 dicas para transformar o seu estado de espírito
Fonte: Pixabay

Também é importante uma alimentação regular e saudável, que seja capaz de prover os nutrientes necessários para o seu corpo continuar funcionando. Desse modo, o organismo consegue suprir as necessidades internas e manter as funções orgânicas reguladas, protegendo o corpo contra desequilíbrios hormonais causados pelo estresse.

6) Evite estimulantes

Fotografia de um café preto numa mesa com notebook para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Primeiramente, os estimulantes aumentam o nível de estresse. Desse modo, substâncias como a cafeína, o álcool e a nicotina são catalisadores do estresse, porque alteram as reações do organismo e criam desequilíbrio. Sendo assim, para aprender como aliviar o estresse é importante evitar estimulantes, e de preferência substituí-los por chás naturais, sucos ou até água.

7) Organize suas atividades

Fotografia de uma agenda para ilustração do item
Fonte: Pixabay

No geral, a desorganização pode desencadear crises de estresse porque a pessoa fica sobrecarregada. Portanto, a organização e o gerenciamento de tempo auxiliam a ter uma visão mais ampla das atividades e determinar limites. Desse modo, reservar um dia da semana para organizar a agenda e dividir as funções pode transformar seu cotidiano.

8) Aprenda a dizer não

Fotografia de uma placa em negação para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Por fim, aprender a dizer não pode ser uma das principais formas de aprender a como aliviar o estresse. Acima de tudo, a pessoa evita se sobrecarregar com funções, tarefas e compromissos, evitando que o estresse surja durante a rotina. Porém, é um processo que demanda paciência, tempo e muita prática, principalmente para aqueles que tem dificuldade.

Apesar disso, é importante lembrar que ao dizer não ao outro estamos dizendo sim para nós mesmos, porque optamos por descansar e não assumir uma nova responsabilidade. Portanto, coloca-se a saúde em primeiro lugar e o estresse não participa da vida cotidiana.

E aí, gostou de aprender sobre como aliviar o estresse? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Hospital Santa Mônica | Vittude | Convenia 

Imagens: Pixabay

More in Fatos&Fatos.com