Como acabar com pulgas – Prevenção e eliminação das infestações

Quem tem um pet sabe como é difícil manter seu animalzinho longe de pulgas e carrapatos. Além disso, como esses parasitas podem colocar a vida do animal em risco, caso não sejam eliminados o quanto antes. Ademais, sempre a uma preocupação de que a praga volte. Por isso, é muito importante saber como acabar com pulgas de forma rápida e eficiente, e principalmente, sem prejudicar a saúde do pet.

Em suma, a melhor forma de combater esses parasitas é manter a higiene constante, tanto do ambiente, quanto dos objetos de uso do animal. Por exemplo, em caso de infestação de pulgas, o uso de aspirador de pó diariamente é muito eficaz. Por isso, use nos sofás, camas, frestas e atrás dos móveis. Enfim, ao terminar de aspirar, aplique um inseticida no saco do aspirador para matar os ovos, larvas, pupas e pulgas adultas que estiverem dentro. E só depois jogue fora, para evitar que a praga volte a se espalhar pela casa.

Além da higienização diária, outra forma de acabar com pulgas é dedetizando a casa. Caso a casa esteja infestada com a praga, utilize o inseticida uma vez a cada 7 dias, após as pulgas desaparecerem, continue fazendo a aplicação por um mês. Dessa forma, vai manter a casa protegida contra uma nova infestação. No entanto, a reaplicação do inseticida deve ser feita todos os meses.

Por fim, além da desinfestação do ambiente, é importante acabar com as pulgas do animal de estimação. Para isso, deve ser feito um tratamento que mate desde o ovo até a pulga adulta, para que o cão ou o gato não sejam infestados novamente. No entanto, o tratamento deve ser aplicado de acordo com o peso e idade do pet, indicado por um veterinário.

O que são pulgas?

Amor aos Pets

Atualmente, são conhecidas mais de 300 espécies de pulgas, sendo que no Brasil existem cerca de 59 espécies diferentes. Ademais, as pulgas que infestam animais domésticos são chamadas de Ctenocephalides spp. Em suma, são ectoparasitas (parasitas externos) que infestam em mamíferos, alimentando-se do sangue do animal, além de poder pular 300 vezes sua altura. Além disso, as pulgas possuem quatro estágios na vida, são eles:

  • Ovos
  • Larva
  • Pupa
  • Pulga adulta

Primeiramente, a pulga põe os ovos, que eclodem alguns dias depois, então se transformam nas larvas se escondendo em carpetes, camas e frestas.  Depois de 7 dias, elas se tornam pupa (fase casulo). Por último, já adultas elas saem do casulo e entram em contato com o pet para se alimentar e gerar novos ovos.

Dessa forma, estima-se que apenas 5% das pulgas estão no animal e 95% estão escondidas no ambiente. Uma pulga pode viver por até 120 dias e colocar centenas de ovos por dia.

Portanto, é importante saber como acabar com pulgas de forma eficiente, pois essa praga é perigosa para os pets. Por ser responsáveis pela transmissão do verme intestinal Dipylidium ssp, quando os animais lambem para coçar.

No entanto, as pulgas também são responsáveis pela transmissão de outras doenças. Por exemplo, uma alergia chamada de DAPP (dermatite alérgica a picada de pulga), transmitida através da saliva da pulga. Ademais, os sintomas são, coceira, vermelhidão, aparecimento de uma crosta na pele do animal.

Enfim, uma única pulga pode picar até 20 vezes o animal. Portanto, saiba identificar se seu animalzinho está com pulgas, basta prestar a atenção em alguns sinais. Por exemplo, se o animal está se coçando bastante, olhe na base dos pelos, principalmente a base das orelhas e da cauda e se há a presença de borras pretas no pelo.

Como acabar com pulgas: prevenção

Petz

Como acabar com pulgas? Primeiramente, a prevenção é a forma mais eficaz, afinal, é mais fácil evitar a infestação, do que acabar com ela. Portanto, para prevenir o aparecimento de pulgas, é necessário manter uma rotina de higienização diária no ambiente onde o pet vive, em seus objetos de uso e no próprio animal.

Para a prevenção nos animais, existem coleiras antipulgas e medicamentos orais, no entanto, devem ser recomendados por um veterinário.

Já para o ambiente o ideal é, limpar, aspirar e desinfetar sofá, cama, piso e frestas. Pois, dessa forma, elimina ovos, larvas e pupas que podem estar escondidos no ambiente.

Como acabar com pulgas: dicas caseiras

Petz

Quando já existe uma infestação de pulgas é necessário desinfetar todo o ambiente com produtos antiparasitários diariamente. Mas, é importante usar produtos indicados por um veterinário, pois como são tóxicos, o uso inadequado pode afetar a saúde do seu pet.

Entretanto, há como acabar com pulgas no ambiente com algumas dicas caseiras, por exemplo:

  • Vinagre, limão e água – desinfetar e aspirar todo o ambiente onde o pet tem acesso. Depois, misture 4 litros de vinagre, meio litro de suco de limão e 2 litros de água. Por fim, coloque a mistura no borrifador e borrife nas frestas e locais de difícil acesso.
  • Cânfora, álcool e alecrim – misture 3 folhas de cânfora e 400 ml de álcool e deixe repousar por 24 horas. Posteriormente, acrescente 200 ml de chá forte de alecrim e aplique nos estofados, frestas e onde achar necessário.

5 dicas de como acabar com pulgas

1 – Como acabar com pulgas no ambiente

Precon

Para acabar com pulgas no ambiente, uma boa higienização é essencial. Portanto, varra tudo, passe aspirador de pó nos móveis, troque roupa de cama e desinfete todo o piso. Da mesma forma, higienize todo o quintal, retire resíduos de folhas no chão, potinhos ou outras sujeiras. Pois o acúmulo de sujeira pode servir de esconderijo para as pulgas.

2 – Faça uso do aspirador de pó

Plimpo

Após limpar todo o ambiente, use o aspirador de pó para aspirar cada cantinho, além de tapetes, estofados, sofá e camas. Pois ao aspirar, você elimina ovos, larvas e pupa, além de outros insetos também. Por isso, é uma dica de como acabar com pulgas muito eficiente. Enfim, para garantir que sua casa fique livre de infestações, o ideal é aspirar pelo menos uma vez por semana.

3 – Como acabar com pulgas usando inseticidas

EccoCleam

Atualmente, há diversos produtos indicados para acabar com pulgas no ambiente. No entanto, é importante que sejam indicados por um veterinário, para evitar que o produto cause algum mal para a saúde do animal de estimação. E principalmente, o pet não deve entrar em contato com o veneno.

4 – Higienize os objetos de uso do pet

EccoCleam

Higienize os paninhos, caminhas, brinquedos do pet, mantenha tudo sempre limpo. Dessa forma, os ovos de pulgas são eliminados, evitando a infestação dessa praga.

5 – Como acabar com pulgas de cachorros e gatos

Mundo Ecologia

Para acabar com pulgas presentes no animal de estimação a primeira coisa a ser feita é a eliminar as pulgas no ambiente. Depois, proteja seu pet com medicamentos indicados pelo veterinário, que vão ajudar a eliminar as pulgas existentes, além de evitar novas infestações. Entre os produtos mais usados estão, xampus antipulgas, talco antipulga, sabonete antipulga, spray antipulga, comprimidos, coleira antipulga.

No entanto, a escolha do produto ideal dependerá da idade, espécie, condições de saúde e peso do animal. Portanto, em caso de infestação dessa praga, faça todos os procedimentos de uma vez. Ou seja, no mesmo dia, higienize e aplique o inseticida no ambiente, administre o tratamento antipulga no pet. Para que as pulgas sejam eliminadas de forma rápida e eficiente, mantendo seu animalzinho seguro e livre dessa praga.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 6 truques com aspirador de pó para deixar sua vida mais fácil. 

Fontes: Mortein, Amor aos Pets, Matsu da Pet

Imagens: Perito Animal, Petz, Precon, Plimpo, EccoCleam

More in Fatos&Fatos.com