fbpx

Coceira no olho – Principais causas desse incômodo

A coceira no olho aflige quase todo mundo, mas você conhece as origens por trás desse incômodo? No geral, esse processo se dá por consequência de uma reação alérgica à poeira. Entretanto, existem alguns outros motivos pela qual é importante estar atento.

Sobretudo, a constante coceira no olho pode ser indicativo de infecção ou até problemas na fisiologia desse órgão. Sendo assim, conhecer suas causas e como lidar pode ser um método de prevenção para maiores problemas.

Comumente, é recomendado que se consulte um oftalmologista caso o problema perdure. Porém, estar atento aos principais causadores desse incômodo, como a presença de poeira nos ambientes, também é um aliado para evitar complicações.

O que causa coceira no olho?

Em primeiro lugar, a coceira no olho pode ser um indicativo de alergia a poeira, mofo ou fumaça. Contudo, essa reação também ocorre em decorrência de outras alergias, como a pólen ou  pelos de animais.

Resumidamente, essas substâncias entram em contato com os olhos e fazem o organismo produzir histamina. Como consequência, essa substância causa uma inflamação no local a fim de remover o corpo estranho. Porém, outras reações como vermelhidão, inchaço e a própria coceira no olho aparecem. Por fim, confira as razões por trás desse incômodo:

1) Síndrome do olho seco

Coceira no olho - conheça as principais causas desse incômodo
Fonte: D24am

Basicamente, essa é uma síndrome que envolve a diminuição na produção de lágrimas. Desse modo, o olho tende a ficar mais sensível, irritado e desencadear reações como a coceira intensa. Além disso, a vermelhidão também é comum.

No geral, pessoas idosas apresentam mais essas características, por consequência do envelhecimento. Entretanto, indivíduos que trabalham e vivem em ambientes muito secos podem apresentar esse problema. Por outro lado, quem fica muito tempo de baixo do ar condicionado ou na frente do computador ainda apresenta essa mesma irritação.

2) Estresse ocular

Coceira no olho - conheça as principais causas desse incômodo
Fonte: eÓtica

A princípio, o estresse ocular tem sido um dos protagonistas quando o assunto é problemas de visão, principalmente ao se falar de coceira no olho. Em especial, esse problema surge em detrimento do uso excessivo das telas de aparelhos eletroeletrônicos, como celular, computador ou televisão.

Sendo assim, é uma causa muito comum, principalmente pelo crescimento do tempo diante das telas. Além disso, é comum que o estresse ocular venha acompanhado de dores de cabeça e cansaço generalizado.

3) Inflamação da pálpebra

Coceira no olho - conheça as principais causas desse incômodo
Fonte: Clinop

No geral, problemas como terçol ou blefarite afetam a hidratação dos olhos. Desse modo, a superfície fica seca e provoca tanto a irritação quando a coceira no olho. Comumente, o mesmo método que trata desses problemas auxilia no fim do incômodo.

4) Uso de lentes de contato

Fotografia de uma pessoa colocando lentes de contato para ilustração do item
Fonte: Gazeta do Povo

Em primeiro lugar, pessoas que utilizam lentes de contato são recomendadas a não mantê-las por mais de oito horas por dia. Basicamente, ir contra essa prescrição pode causar ressecamento do olho, o que causa a coceira e incômodos mais graves.

Por outro lado, o uso contínuo de lentes de contato também facilita a proliferação de bactérias e o acúmulo de microorganismos nocivos. Mais do que gerar coceira no olho, esse fato pode gerar problemas na saúde ocular.

5) Conjutivite

Fotografia de uma mulher com o olhar em foco para ilustração do item
Fonte: Coceira no Olho

Por fim, a conjutivite é uma inflamação ou infecção ocular que pode causar coceira no olho. Além disso, é comum que os sintomas envolvam queimação, intensa vermelhidão e produção de remelas. Normalmente, esse problema costuma ser tratado com o uso de antibióticos ou colírios, a depender da prescrição médica

Como lidar com a coceira no olho?

Primeiramente, quando você for atormentado com a coceira no olho, procure lavar bem os olhos com água. Contudo, não esfregue o olho com a água, de preferência encha as mãos com água limpa e mergulhe o rosto. Desse modo, você auxilia seu corpo a expulsar qualquer corpo estranho que possa estar causando reações alérgicas.

Porém, caso a coceira no olho surja por causa de alguma irritação, é mais recomendado que se faça uma compressa filha sobre os olhos. Portanto, utilize de uma toalha de rosto macia e imersa em água fria. Logo em seguida, coloque-a sobre os olhos e permaneça com ela por cerca de 20 minutos.

Apesar disso, o incômodo pode surgir em detrimento da fadiga dos olhos. Sendo assim, diminua o tempo diante das telas e respeite os limites do seu corpo. Por fim, caso o problema persista é importante procurar ajuda médica profissional.

E aí, aprendeu sobre coceira no olho? Então leia sobre El Dorado, o que é? Tudo sobre o mito da cidade de ouro.

Fontes: Hospital de olhos | Tua Saúde | H-olhos

Imagens: eÓtica | Dermavisus | Hospital Santa Tereza | Gazeta do Povo | Clinop | D24am

More in Fatos&Fatos.com