Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo

Em primeiro lugar, as cidades medievais são destinos ideais para os apaixonados por história. Nesse sentido, são locais que preservam traços antigos em sua arquitetura e organização. Porém, tendem a misturar a modernidade com a antiguidade, na medida em que os centros urbanos se desenvolvem.

Sobretudo, a Europa é um continente conhecido por preservar heranças medievais. Além da arquitetura, percebe-se tradições desse período nos alimentos, nas danças, nas festividades e até em religiões. Desse modo, conservam castelos, muralhas e torres como museus, mas também patrimônios culturais.

No geral, as cidades medievais possuem mais de 800 anos de história. Comumente, recomenda-se um planejamento prévio dos pontos turísticos e históricos a serem visitados, tendo em vista a amplitude de opções. Ademais, cada um desses destinos possuem regras especificas de visitação e circulação, por conta dos trabalhos de preservação.

Quais são as principais cidades medievais no mundo?

1) Dubrovnik, Croácia

Fotografia de Dubrovnik, na Croácia para ilustração do item
Fonte: Escolha Viajar

Primeiramente, Dubrovnik é uma cidade medieval localizada na costa da Croácia. Sobretudo, tornou-se um destino turístico conhecido na rota do Mar Adriático, mas também desempenha um importante papel por causa dos seus portos.

Apesar da população total ser de somente 43.770 habitantes, a região ficou conhecida pela beleza natural. Desse modo, também apresenta traços dos trabalhos artísticos de outras gerações, assim como muralhas e fortificações na beira do mar.

2) Talinn, a cidade medieval na capital da Estônia

Fotografia de Talinn, na Estônia, para ilustração do item
Fonte: Escolha Viajar

Além de ser a maior cidade e capital da Estônia, essa cidade medieval fica localizada no chamado golfo da Finlândia. Mais ainda, com 400 mil habitantes, somente essa cidade suporta um terço da população total do país.

Por outro lado, tornou-se um importante destino turístico por apresentar a arquitetura russa, herança dos tempos de dominação da Rússia no país. Ademais, é conhecida por seus restaurantes com carne de caça e numerosos festivais.

3) Toledo, Espanha

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Seguros Promo

A princípio, Toledo é um município da Espanha em uma província com mesmo nome. Nesse sentido, é considerada uma comunidade autônoma da região de Castela-Mancha, com 84 mil habitantes e pouco mais de 232 quilômetros quadrados de área. Curiosamente, essa cidade medieval aparece em livros famosos como Dom Quixote, do autor Miguel de Cervantes Saavedra.

4) Dublin, a cidade medieval e capital da Irlanda

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Seguros Promo

Antes de mais nada, Dublin é a capital da Irlanda, localizada na costa oriental do país. Além disso, ficou conhecida por ser hospitaleira e receptiva, sendo o destino de muitos intercambistas no mundo. Sobretudo, essa cidade medieval atrai turistas pela vida noturna, com bares de cervejas artesanais e culinária variada a cada esquina.

Por outro lado, Dublin ainda oferece festivais tradicionais e para todos os gostos. Porém, ficou mais conhecida pelo chamado Dia do São Patrício, um dos padroeiros do país.

5) Edimburgo, Escócia

Fotografia de Edimburgo, na Escócia, para ilustração do item
Fonte: Skyscanner

Em primeiro lugar, Edimburgo faz parte das cidades medievais que compõe o Reino Unido, com cerca de 500 mil habitantes. Curiosamente, essa é a segunda cidade mais populosa da Escócia, depois de Gasglow.

Nesse sentido, é popular pelo chamado Festival de Edimburgo, que envolve teatro, música, dança e ópera. Porém, também conta com importantes museus, como a Galeria Nacional da Escócia.

6) Siena, a cidade medieval no coração da Itália

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Skyscanner

Sobretudo, a sede de comuna italiana está localizada na região de Toscana, com cerca de 53 mil habitantes distribuídos em uma área territorial de 118 quilômetros quadrados. Além disso, a região ficou conhecida como um patrimônio artístico, sendo considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Basicamente, essa titulação se dá por conta dessa cidade medieval ser um centro histórico.

7) Trakai, Lituânia

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Skyscanner

Primeiramente, Trakai é uma cidade medieval, resort e centro administrativo da região lituana. Apesar disso, tem pouco mais de 11 quilômetros quadrados de extensão territorial e abriga 6.142 habitantes. Porém, oferece opções turísticas para quem busca descanso ao meio de traços históricos da região.

8) York, uma das mais importantes cidades medievais da Inglaterra

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

No geral, York é considerada uma cidade medieval murada, localizada em North Yorkshire na Inglaterra. Além disso, foi palco para grandes eventos políticos no país, em especial pelas ocupações e revoluções que tomaram espaço no território.

Portanto, esse destino oferece vastas opções para os apaixonados por turismo histórico. Sobretudo, os museus de guerra e a arquitetura das ruas contam a história das gerações que governaram York.

9) Praga, a cidade medieval na capital da República Tcheca

Fotografia de Praga, na República Tcheca, para ilustração do item
Fonte: Qual Viagem

Comumente, Praga aparece na maior parte das pesquisas sobre cidades medievais. Porque é a capital da República Tcheca, a região guarda importantes traços da história desse país. No geral, é considerada um dos mais belos e antigos centros urbanos europeus, principalmente pelo patrimônio arquitetônico.

10) Bruges, Bélgica

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Skyscanner

Primeiramente, Bruges é uma das cidades medievais mais visitadas e conhecidas na Bélgica. Antes de mais nada, os canais que cortam a cidade atraem turistas e casais apaixonados. Porém, a cidade ainda preserva traços históricos da era medieval, principalmente na arquitetura.

Ademais, ainda há a opção de turismo religioso, por importantes igrejas como a Igreja Nossa Senhora, considerada uma das mais altas do mundo. Entretanto, cabe adicionar a Basílica do Sangue Sagrado e a Catedral de São Salvador nos destinos e passeios.

11) Carcassonne, a cidade medieval dos castelos na França

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

Também localizada na França, mais especificamente no alto de uma colina ao sul do país, essa cidade medieval atrai por suas torres e fortificações. Desse modo, apresenta heranças históricas da Idade Média, em especial com as estratégias de guerra e defesa nos castelos. Por outro lado, o principal destino é a cidadela, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2007.

12) Oviedo, Espanha

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Qual Viagem

Sobretudo, Oviedo apresenta um estilo gótico ao redor de toda a cidade medieval, estando localizado no noroeste da Espanha. Porém, também apresenta traços da arquitetura pré-romântica, em especial na Igreja Santa María del Naranco. Por fim, foi eleita Patrimônio Mundial da Humanidade por ser um centro histórico medieval.

13) Monsanto, Portugal

Fotografia de Monsanto, em Portugal, para ilustração do item
Fonte: Qual Viagem

Em primeiro lugar, Monsanto foi uma freguesia portuguesa antigamente, sendo uma cidade medieval localizada na província da Beira Baixa. Nesse sentido, ocupou uma importante função administrativa por décadas, acumulando patrimônio religioso, militar e civil no processo.

Comumente, é um destino turístico curioso, devido ao fato de que grande parte de suas construções são em pedra. Porém, há grande trabalho de conservação, de modo que a cidade pareça parada no tempo.

14) Florença, a capital de Toscana na Itália

Fotografia de Florença, na Itália, para ilustração do item
Fonte: Qual Viagem

Primeiramente, Florença é um município italiano, mas considerado a maior cidade da região da Toscana. Desse modo, seus mais de 102 quilômetros quadrados de área territorial abriga 377 mil habitantes e importantes traços históricos.

A princípio, essa cidade medieval é considerada o berço do Renascimento italiano. Além disso, tem importantes referências na literatura universal, pois foi onde nasceu o autor Dante Alighieri, criador da Divina Comédia.

15) Saint-Émilion, França

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

Em primeiro lugar, Saint-Émilion é uma comuna francesa, uma pequena cidade medieval com pouco mais de 26 quilômetros quadrados de extensão territorial. Porém, apresenta uma importante tradição na vinicultura, sendo um destino turístico para os apaixonados por vinho.

16) Óbidos, a cidade medieval e vila em Portugal

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

Também singela, essa é uma cidade medieval pequena, sendo considerada uma vila  com cerca de 141 quilômetros quadrados de área territorial. Apesar disso, é sede do município de Óbidos e apresenta heranças históricas, como o Castelo de Óbidos.

Curiosamente, esse local foi considerado o segundo dos sete monumentos mais relevantes no patrimônio da arquitetura portuguesa. Além disso, Óbidos tornou-se uma cidade literária em 2015, por declaração da UNESCO.

17) Jerusalém, a cidade medieval e berço das religiões em Israel

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

Apesar de não ser considerado um lugar belo, Jerusalém é uma cidade medieval com muita importância histórica. Basicamente, essa é uma cidade de fé e de religião, principalmente visitada por fiéis em peregrinações religiosas. Além disso, é a maior cidade de Israel, sendo considerada sagrada por abrigar as três principais religiões abraâmicas, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

18) Rhodes, Grécia

Fotografia de Rhodes, na Grécia, para ilustração do item
Fonte: Qual Viagem

Curiosamente, a Grécia também apresenta cidades medievais, ao contrário do que muitos imaginam. Nesse sentido, Rhodes vai na contramão da arquitetura de casas brancas e azuis, porque apresenta muralhas e incontáveis construções em pedra.

Ademais, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, sendo classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. No que diz respeito ao turismo, é um destino interessante pela sua história, em especial pela mistura entre a natureza e as construções.

19) Kotor, a cidade medieval fortificada de Montenegro

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

Sobretudo, Kotor chama a atenção por ser uma cidade medieval fortificada. Porém, apresenta um porto natural e a configuração de uma vila que atrai muitos turistas. Nesse sentido, também é a capital do município Kotor, com um pouco mais de 5 mil habitantes.

20) San Gimignano, Itália

Cidades medievais, quais são? 24 destinos preservados no mundo
Fonte: Escolha Viajar

Também localizada na Itália, essa cidade medieval é curiosamente chamada de Manhattan da Toscana. Apesar de ser pequena, esse destino apresenta torres altas, pois representavam símbolos de poder durante o século 12.

No geral, existem 14 torres como essa para conhecer na cidade. Porém, ainda há a opção de visitar destinos como a Basílica de Santa Maria Assunta, porque foi um importante ponto para as peregrinações em Roma.

E aí, gostou de conhecer algumas cidades medievais que existem no mundo? Então leia sobre Filmes de terror antigos – 35 produções imperdíveis para fãs do gênero.

Fontes: Skyscanner | Segurospromo | Escolha Viajar | Qual viagem

Imagens: Skyscanner | Segurospromo | Escolha Viajar | Qual viagem

More in Fatos&Fatos.com