Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades

Em primeiro lugar, a cidade mais antiga do mundo é Jericó, localizada na Cisjordânia. Basicamente, essa localidade está situada no meio do conflito entre os palestinos e israelenses, também às margens do Rio Jordão. Nesse sentido, possui um importante papel histórico e político.

A princípio, Jericó foi citada no Velho Testamento e no Novo Testamento da Bíblia Sagrada como uma região de prosperidade e abundância. Sendo assim, sua origem está datada há mais de 10.000 anos, mais especificamente a partir de 9.000 a.C.

Porém, a cidade foi destruída, abandonada e repovoada continuamente desde então. Desse modo, estima-se que ela tenha passado por constante ocupação há mais de 5000 anos. Por outro lado, essa região tem sido administrada pela Autoridade Nacional Palestina desde 1994. Atualmente, é um importante sítio arqueológico e de pesquisa.

Quais são as cidades mais antigas do mundo?

Apesar de Jericó ser considerada a cidade mais antiga do mundo, existem outras localidades que entram nessa mesma lista. No geral, são regiões datadas há vários séculos, conhecidas por seu valor histórico. Sendo assim, conheça esses pontos no mundo:

1) Damasco, a segunda cidade mais antiga do mundo

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: Bula de Viagem

Logo em seguida de Jericó, a cidade de Damasco entrou para a história como a segunda cidade mais antiga do mundo. Desse modo, suas ocupações estão datadas entre 9.000 e 6.300 a.C.

Basicamente, essa região está localizada há 80km do mar Mediterrâneo e próxima do Rio Eufrates, na Síria. Consequentemente, a proximidade com importantes recursos hídricos transformou essa região em uma importante rota comercial entre o Oriente e o Ocidente.

Comumente, alguns pesquisadores defendem que Damasco é a cidade mais antiga do mundo, em especial por uma teoria de que suas ocupações tenham iniciado a partir de 10.000 a.C. Porém, não há comprovações desse argumento, de modo que Jericó continue como primeira da lista.

2) Biblos

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: HelpWeb

No geral, Biblos é considerada a cidade mais antiga do mundo com habitação ininterrupta na história da humanidade. Ou seja, além de ser uma localidade antiga, a cidade libanesa possui assentamentos humanos há mais tempo em comparação às outras. Nesse sentido, cabe ressaltar que suas primeiras ocupações tiveram início em 5000 a.C.

Desse modo, foi criada pelos fenícios e dominada pelos árabes posteriormente. Além disso, passou pelo domínio de potências europeias até ser retomada pelo Império Turco-Otomano em 1516. Curiosamente, tornou-se Patrimônio Histórico da Unesco em 1984.

3) Aleppo, a cidade mais antiga do mundo na Rota da Seda

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: Bula de Viagem

Em primeiro lugar, Aleppo fica localizada no norte da Síria e é considerada a maior cidade do país. Nesse sentido, as primeiras ocupações aconteceram entre 5000 e 4300 a.C e atualmente a região conta com 1,8 milhões de habitantes.

Por outro lado, Aleppo foi considerada por muito tempo a cidade mais antiga do mundo com importante valor comercial. Sobretudo, essa associação se deu pelo fato de que a localidade está situada no fim da Rota da Seda asiática, conhecida por conectar a Ásia Central e a Mesopotâmia.

4) Susã

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: Bula de Viagem

A princípio, as ocupações na cidade de Susã, localizada no Irã, tiveram início a partir de 4200 a.C. Desse modo, a quarta dentre as cidades mais antigas do mundo era considerado o centro cultural do segundo milênio.

No geral, foi integrada a sucessivos impérios babilônios e passou por processos de destruíção com o tempo. Curiosamente, nessa cidade foi descoberto o famoso “Código de Hamurabi”, o primeiro código de leis da humanidade que pertenceu à Babilônia.

5) Xian, a cidade mais antiga do mundo na China

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: Magnus Mundi

Antes de mais nada, Xian está localizada na China e foi a capital da dinastia Qin. Basicamente, essa dinastia foi responsável por unificar o país e iniciar o que posteriormente se tornou o Império Chinês. Desse modo, essa cidade ficou conhecida pelo seu valor histórico na fundação do país.

Apesar de ter as origens datadas em 4000 a.C, Xian ressurgiu como elemento da economia e cultura chinesa a partir da década de 90.

6) Faiyum

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: Bula de Viagem

Além das pirâmides, esfinges e sarcófagos, a região do Egito guarda outros patrimônios históricos, como a cidade de Faiyum. Também entre as cidades mais antigas do mundo, essa localidade está situada ao sudoeste do Cairo. Por um lado, suas origens estão datadas em 4000 a.C, mas atualmente a região é conhecida pelo ecoturismo.

7) Plovdiv, a cidade mais antiga do mundo na Bulgária

Cidade mais antiga do mundo, qual é? História, origem e curiosidades
Fonte: HelpWeb

Curiosamente, essa é a segunda maior cidade da Bulgária, apesar de ter pouco mais de 340 mil habitantes. A princípio, as ocupações nessa região tiveram início entre 4000 e 3000 a.C, mas a região foi conquistada pelo império macedônico no ano de 342 a.C. Desse modo, o rei Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande, anexou a região aos seus domínios.

Contudo, a região foi devolvida aos búlgaros no ano 815 e tornou-se um importante palco de conflitos históricos e políticos. No geral, é um ponto turístico pela sua história e urbanidade.

8) Sídon

Fotografia de Sídon para ilustração do item
Fonte: HelpWeb

Sobretudo, Sídon foi considerada uma das mais importates cidades fenícias, e  pode ser considerada a cidade mais antiga do mundo para essa civilização. Sendo assim, a localidade do Líbano inicou suas as ocupações também entre 4000 e 3000 a.C, principalmente pelo potencial comercial da localidade.

Também citada no Velho Testamento e no Novo Testamento, Sídon ainda tem citações em obras do poeta grego Homero.

9) Gaziantep

Fotografia de Gaziantep para ilustração do item
Fonte: Bula de Viagem

Ainda que tenha sido fundada pelos povos Hititas em 1000 a.C, Gaziantep tem suas primeiras ocupações datadas a partir de 3500 a.C. Desse modo, a cidsde mais antiga do mundo localizada na Turquia tem uma história mais longeva.

No geral, foi utilizada como fortaleza durante a Idade Média, porém enfrentou diversas invasões e ocupações. Por outro lado, também sofreu danos com a Primeira Guerra Mundial, em especial pela ocupação de britânicos e franceses.

10) Argos, a cidade mais antiga do mundo na mitologia grega

Fotografia de Argos para ilustração do item
Fonte: Bula de Viagem

Também integrada à mitologia grega, Argos teve suas primeiras ocupações entre 3200 e 3000 a.C. No geral, a localidade situada a nordeste do Peloponeso é considerada a cidade mais antiga ainda habitada na Grécia, com cerca de 24 mil habitantes. Além disso, entrou na história como um dos maiores centros comerciais da Antiguidade, em especial pela diversidade de comércio.

11) Beirute

Fotografia de Beirute para ilustração do item
Fonte: Hóteis

Em primeiro lugar, Beirute é a atual capital do Líbano. Porém, suas ocupações estão datadas a partir de 3000 a.C.

Nesse sentido, estima-se que os fenícios tenham originado a região, mas ela ainda foi oupada por gregos, romanos e bizantinos. Entretanto, Beirute entrou na história por seus acidentes ambientais, tanto terremotos quanto explosões que devastaram a cidade.

12) Jerusalém, a mítica cidade mais antiga do mundo

Fotografia de Jerusalém para ilustração do item
Fonte: HelpWeb

Por fim, Jerusalém é a última das cidades mais antigas do mundo dessa lista. No geral, suas ocupações são datadas a partir de 2800 a.C, porém a região é um importante ponto turístico de Israel, contendo cerca de 857 mil habitantes.

No geral, a cidade é considerada a cidade sagrada das três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Ademais, costuma ser rota de incontáveis peregrinações religiosas.

E aí, gostou de conhecer a cidade mais antiga do mundo? Então leia sobre Monte Everest – História, localização e curiosidades sobre a zona da morte

Fontes: Super Interessante | Terra | Bula de Viagem

Imagens: HelpWeb | Bula de Viagem | Terra Santa Viagens | Hóteis.com

More in Fatos&Fatos.com