fbpx

Cenosilicafobia, o que é? Características da fobia do copo vazio

A cenosilicafobia é uma fobia praticamente desconhecida, mas que pode aparecer nos consumidores de bebidas alcóolicas. Basicamente, essa fobia é caracterizada pelo medo de ver copos vazios, criando reações irracionais no indivíduo.

No geral, costuma ser mais percebida com os copos de cerveja. Porém, pode surgir com copos de diferentes bebidas alcóolicas e está relacionada ao desejo latente de continuar bebendo.

Assim, indivíduos que apresentam cenosilicafobia costumam encher o próprio copo compulsivamente em situações sociais ou particulares. Além de causar sintomas negativos no consumidor, esse medo irracional pode gerar danos na saúde do indivíduo.

Sintomas e reações

O nome cenosilicafobia tem origem na palavra grega Kenos, que significa vazio. Geralmente, os sintomas e reações dessa fobia estão relacionados ao medo irracional associados à ver um copo vazio.

Sendo assim, é comum que indivíduos com essa fobia demonstrem nervosismo, irritação e agitação quando estão diante de um copo vazio. Seja em um evento social ou em um momento familiar, as ações tendem ao continuar enchendo o copo quase compulsivamente.

Ainda que não se beba mais rápido, pode-se perceber pessoas que preenchem o copo mesmo entre goles. Portanto, a ansiedade, estresse, paranoia e fixação também fazem parte dos sintomas da cenosilicafobia.

Por outro lado, em casos mais graves as reações são exacerbadas. Como exemplo, nos casos em que não há mais bebida para colocar no copo, o indivíduo pode manifestar ataques de raiva e comportamento violento. Além disso, crises de pânico, náusea e tontura aparecem como consequência dos sintomas.

Cenosilicafobia, o que é? Características da fobia do copo vazio
Fonte: Anete Lusina/Pexels

Cenosilicafobia e o alcoolismo

Comumente, a compulsão por encher o copo e não vê-lo vazio é um mecanismo de defesa para lutar contra o medo irracional da cenosilicafobia. Entretanto, o perigo a longo prazo na saúde física e mental mora na repetição do ato de encher o copo e beber.

No geral, ainda que seja leve ou quase imperceptível, essa fobia pode levar ao alcoolismo. Por causa do comportamento compulsório de continuar enchendo o copo até acabar a bebida, o indivíduo cria e reforça um ciclo de dependência da bebida.

Desse modo, é essencial que familiares e amigos observem o comportamento uns dos outros no momento do consumo de bebida alcóolica. Assim, além de evitar o desenvolvimento da dependência, fica mais fácil identificar a cenosilicafobia nos estágios iniciais para efetuar o tratamento correto.

Ainda que o álcool seja uma substância lícita e, muita vezes, de cunho social, todo cuidado é pouco quando o assunto é excesso. Portanto, compreender os limites do que é saudável e sociável pode ser uma ferramenta no combate dos malefícios a longo prazo dessa fobia.

Cenosilicafobia, o que é? Características da fobia do copo vazio
Fonte: Freepik

Tratamento da cenosilicafobia

Para além da prevenção, o tratamento da cenosilicafobia é similar ao de outras fobias similares. Ou seja, o tratamento médico orientado para o quadro físico e mental.

Assim, recomenda-se o acompanhamento psicoterapêutico que consiga alcançar a origem dessa fobia. Desse modo, entender a raiz do problema facilita no combate das reações e erradicação do medo irracional.

Por outro lado, quando a fobia está acompanhada do alcoolismo, pode-se optar por tratamentos tradicionais contra essa dependência. Em outras palavras, pesquisar e procurar programas de reabilitação auxiliam no combate da cenosilicafobia.

No geral, o indivíduo com fobias tem dificuldade de identificar e superar o medo. Sendo assim, a atenção e acompanhamento de amigos ou familiares também são ferramentas importantes no tratamento.

E aí, aprendeu sobre o que é cenosilicafobia? Então leia sobre Medo de ficar sozinho – Causas e formas de lidar com a condição.

Fontes: Mira Online | Gentside | Cervejeira Uai

Imagens: Freepik | Pexels

More in Fatos&Fatos.com