fbpx

Cebola no pé – Verdade ou mentira por trás da promessa de purificação

Na internet, é possível encontrar dicas e métodos alternativos para os mais variados efeitos, muitas vezes em técnicas improváveis. Sob o argumento de ligação com a medicina asiática, por exemplo, é comum ver a recomendação do uso de uma cebola no pé para promover melhorias de saúde no corpo.

De acordo com a recomendação ,os pés possuem vários pontos de energia explorados pela acupuntura e, por isso, são importantes para a saúde do corpo humano. Entretanto, a estratégia em questão não utiliza técnicas de acupuntura ou pressionamento dos pontos, e sim uma cebola.

Isso porque os efeitos benéficos da cebola na saúde seriam capazes de atuar a partir do contato com o pé, promovendo a saúde.

Como usar a cebola no pé

Cebola no pé - verdade ou mentira por trás da promessa de purificação
Power of Positivity

De acordo com o procedimento descrito online, é preciso cortar uma cebola roxa em rodelas planas e não muito grossas. O corte não influencia diretamente no tratamento, mas garante o conforto na hora de “calçar” a cebola.

A partir daí, é só colocar uma rodela na sola do pé e vestir a meia por cima, deixando o vegetal em contato com a sola.

Entre os benefícios listados para o procedimento estão purificação do sangue (a partir da ação de absorção de toxinas, por meio do ácido fosfórico), eliminação de germes e bactérias (pelos benefícios antibióticos e antibacterianos da cebola) e limpeza do ar.

Verdade ou mentira

Cebola no pé - verdade ou mentira por trás da promessa de purificação
iStock

Segundo um artigo publicado no Office for Science & Society pelo Dr. Joe Schwarcz, a recomendação de uso de cebola no pé para melhora de saúde não passa de mentira. De acordo com o médico, a nova versão reaproveita um mito antigo que diria que as cebolas colocadas na janela também melhorariam a saúde.

O médico garante que as cebolas podem trazer benefícios à saúde, mas colhidos a partir da alimentação, e não nos pés.

Boato da cebola no pé

Cebola no pé - verdade ou mentira por trás da promessa de purificação
The Indian Express

O primeiro mito está na valorização do ácido fosfórico presente nas cebolas. Isso porque o composto não faz parte da estrutura da cebola e de nenhum outro vegetal. Além disso, o processo de purificação do sangue é feito normalmente pelo corpo humano, a partir do funcionamento do fígado e dos rins.

Caso o corpo esteja com problema de purificação do sangue, deve-se consultar um médico dos rins, ao invés de colocar uma cebola no pé.

Já sobre as propriedades antibióticas e antibacterianas da cebola, a falha está na forma de ação. Os efeitos só podem ser observados após consumo a longo prazo e partir da ingestão.

Fonte: Enfoque MS, Blasting News, Dicas de Casa e Beleza, Confere

Imagens: Snopes, Power of Positivity, iStock, The Indian Express

More in Fatos&Fatos.com