fbpx

Bug do Milênio, o que foi? História desse evento tecnológico misterioso

Em primeiro lugar, o Bug do milênio é um termo utilizado para o evento tecnológico que aconteceu na passagem do ano de 1999 para 2000. Nesse sentido, também é chamado de problema do ano 2000, falha Y2K ou apenas Y2K. No geral, refere-se ao problema relacionado à informática, que preocupou a sociedade durante virada do milênio.

Sobretudo, a palavra bug refere-se a uma expressão da tecnologia que significa falha ou erro. Desse modo, esse nome se popularizou justamente por conta de uma falha em sistemas antigos. Basicamente, os sistemas do século XX conseguiam interpretar as datas com dois dígitos no final de cada ano.

Em outras palavras, isso acontecia porque no período de 1965 um megabyte de espaço em memória custava 761 dólares. Portanto, as máquinas foram desenvolvidas para uma armazenagem mais simples. Contudo, surgiu entre as pessoas um medo de que os sistemas reconheciam o ano 2000 como 1900, justamente por causa dos dois dígitos finais.

Como consequência, as instituições que utilizavam da tecnologia para armazenamento de dados teriam um grande problema. Por exemplo, os bancos teriam aplicações dando juros negativos, causando falência à empresas e perda de lucro para investidores. Desse modo, teria uma crise econômica generalizada. Entretanto, o andamento desse evento misterioso se revelou mais profundo.

Como aconteceu o Bug do Milênio?

No geral, o medo envolvendo o Bug do Milênio girou ao redor da possibilidade dos sistemas falharem na mudança do ano. Sendo assim, houve uma movimentação enorme no mercado de tecnologia para atualizar os modelos operacionais antes do Ano Novo. Por outro lado, a mídia e as pessoas compartilhavam do pavor de uma crise econômica eminente nesse meio tempo.

Apesar disso, alguns maquinários e sistemas mais modernos iriam se atualizar por conta própria para o ano de 2000, sem maiores problemas. Porém, o pouco conhecimento tecnológico pela maioria das pessoas na época fazia com que todos temessem até os segundos entre a atualização nesses sistemas.

Nesse sentido, quando a possibilidade de um caos generalizado surgiu no mercado, diversas empresas perceberam que tinham softwares desatualizados. Em resumo, isso acontecia porque os empresários tinham ganhado confiança e segurança nesses sistemas. Portanto, não trabalhavam para modernizar e atualizar os processos.

Entretanto, houve uma importante movimentação, ainda que caótica, para que essa situação fosse modificada. A princípio, estima-se que diversos países acionaram empresas de tecnologia internacionais para resolver o problema, tamanha a demanda por técnicos especializados.

Sobretudo, o maior medo e preocupação dos empresários e da população estava relacionado à logística. Em outras palavras, caso o novo milênio chegasse e todos os sistemas atualizassem as informações para o ano de 1900, boletos seriam lançados automaticamente com cem anos de atraso.

Além disso, credores passariam a ser devedores, ficando com o nome sujo e tendo grandes problemas. Por outro lado, esse problema também afetaria estruturas do dia a dia, como o horário dos ônibus nas ruas e os medidores de temperatura.

Bug do Milênio - história desse evento tecnológico misterioso
Fonte: Pixabay

Soluções e consequências

Apesar de todas as preocupações, o Bug do Milênio acabou sendo inofensivo. Nesse sentido, tornou-se um catalisador de importantes renovações no campo da tecnologia empresarial. Antes de mais nada, foi a preocupação e o medo com uma crise econômica que impulsionou empresas a atualizarem seus sistemas.

Além disso, grande parte dos sistemas possuíam em sua estrutura uma previsão para a virada do milênio. Contudo, as pessoas não sabiam disso, e acabaram acreditando que o pior iria acontecer. Ainda que alguns problemas tenham surgido, como uma desatualização no calendário de metrôs, tudo foi solucionado rapidamente.

De qualquer modo, o evento acelerou o desenvolvimento informático, além de inspirar as pessoas para a educação digital. Por outro lado, também serviu como objeto de estudo da Comunicação, tendo em vista que os jornais, revistas e publicidades alarmaram ainda mais a população.

Ademais, toda essa situação gerou filmes e livros, que misturam distopia e realidade para recriar o pânico da população. Por fim, o Bug do Milênio integrou os eventos históricos misteriosos, mas de grande importância.

Atualmente, estima-se se um evento como esse poderia acontecer. Sobretudo, a ação de hackers é o principal fator preocupante a respeito desse tipo de caos generalizado. Todavia, empresas de segurança tecnológica trabalham desde esse período criando soluções possíveis e planos de prevenção.

E aí, aprendeu o que foi o Bug do Milênio? Então leia sobre Melhores filmes de guerra – 30 obras imperdíveis sobre conflitos militares.

Fontes: Mundo Educação | Super Interessante | UOL | Oficina da Net | CISO Advisor

Imagens: Pixabay

More in Fatos&Fatos.com