Boneco Fofão – História e polêmicas sobre o brinquedo que marcou gerações

Na década de 80, o boneco Fofão virou uma febre entre as crianças da época. No entanto, histórias macabras e assustadoras sobre o brinquedo foram surgindo, como por exemplo, a presença de uma faca preta dentro do boneco. Com isso, as histórias foram se tornando lendas urbanas, que marcaram uma geração e são lembradas até os dias de hoje. Primeiramente, vamos relembrar quem foi o Fofão, personagem infantil que inspirou a criação do boneco.

Em Março de 1983, a TV Globo lançava o programa infantil chamado Balão Mágico, apresentado por Simony, com 7 anos na época, Cascatinha (ator Castrinho) e o personagem Fofão. Em suma, o personagem vivido pelo saudoso ator Orival Pessini, era um alienígena vindo do Planeta Fofolândia. Cuja aparência era uma mistura de cachorro, urso, porco e palhaço.

Posteriormente, o programa ganhou novos participantes, os garotos Tob, Mike e Jairzinho. Também gravara cinco discos com participações especiais de Roberto Carlos, Fábio Jr. e Djavan, sendo os maiores sucessos as músicas ‘Superfantástico’, ‘Amigos do Peito’ e Ursinho Pimpão’.

Enfim, o sucesso foi tão grande, que em 1986, Fofão ganhou seu próprio programa de televisão, chamado TV Fofão, na TV Bandeirante, onde ficou até 1989. Ademais, Fofão estrelou um longa-metragem (Fofão e a Nave Sem Rumo), além de vários produtos licenciados, como o famoso e polêmico boneco Fofão.

Boneco Fofão: Origem da lenda

Devido ao grande sucesso e popularidade crescente do personagem Fofão, a Mimo, fabricante de brinquedos infantis, produziu o boneco do Fofão. Que era uma réplica do personagem tão amado pelo público. Em suma, o Fofãozinho fez tanto sucesso, que vendeu mais de 4 milhões de exemplares.

No entanto, lendas e mitos relacionados ao brinquedo foram surgindo, quando uma criança quebrou o boneco e acharam algo parecido com um punhal dentro do corpo do Fofão. O que acabou causando medo e preocupação nos pais de crianças de todo o país.

Revista Cláudia

De acordo com uma das lendas, dentro do corpo do boneco Fofão havia um punhal negro, o que fez com que as pessoas relacionassem o boneco a algo maligno.

Dessa forma, diversas versões da lenda do boneco foram disseminadas pelo país. Por exemplo, a que dizia que o boneco usava o punhal para fazer mal ou matar crianças à noite. Enquanto que outra dizia que o ator Orival Pessini, interprete do Fofão e a Mimo, haviam feito um pacto com o diabo para conseguir fama e dinheiro. Em troca, eles fariam com que o diabo entrasse nas casas de milhares de brasileiros.

E as especulações não pararam por aí, pessoas mais impressionáveis começaram a tentar decodificar possíveis mensagens subliminares com referências satanistas nos programas do Fofão. Ainda diziam que crianças faziam maldades a mando do boneco amaldiçoado.

Boneco Fofão: Repercussão

Aventuras na História

Quanto mais histórias iam sendo criadas, mais a população ficava apavorada. Dessa forma, as vendas do boneco Fofão foram paralisadas, assim como a destruição em massa do brinquedo. Pois, acreditavam que ao queimar o boneco, toda maldição ligada ao brinquedo acabava.

Dessa forma, a empresa fabricante do brinquedo tentou se defender inúmeras vezes dizendo que o boneco atendia as normas de fabricação de brinquedos da época.  Inclusive, que alguns dos materiais usados para o enchimento dos bonecos podiam apresentar aspectos desagradáveis.

Mito ou verdade?

Globo

No ano de 2015, para acabar de uma vez por todas com as lendas e boatos relacionados ao boneco Fofão, Deusenir Prieto, gerente de desenvolvimento da Mimo, resolveu esclarecer tudo. Em suma, foi Deusenir que ajudou a criar e desenhar a forma do boneco. Portanto, a suposta adaga entre as microesferas de isopor usadas para preencher o Fofão era apenas para a sustentação da cabeça do brinquedo.

Afinal, as esferas de isopor não dava a estabilidade necessária para o boneco, então, Deusenir teve que desenvolver uma estrutura onde poderia fixar a cabeça. E foi assim que a tal adaga preta foi criada, porém, nunca foi afiada, metálica ou cortante, como seria uma arma real. Na verdade, se tratava apenas da coluna vertebral do boneco que ficava dentro do seu corpo, o que poderia ser sentido caso o boneco fosse abraçado.

Assombrado

Outra versão sobre a origem das lendas seria a de que um programa rival em audiência ao programa do Fofão teria inventado as histórias. Cujo objetivo era acabar com o sucesso do personagem tão amado pelas crianças, denegrindo sua imagem.

No entanto, a fama do Fofão continuou crescendo, mesmo com a venda dos bonecos paralisadas, o carismático personagem ganhou um programa de TV só dele. Além disso, gravou músicas, filme e teve muitos produtos licenciados. Enfim, o Fofão se tornou um personagem icônico que marcou gerações e que mesmo nos dias de hoje, continua sendo lembrado.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 25 brinquedos assustadores que vão deixar as crianças traumatizadas. 

Fontes: Uol, Aventuras na História, Pop Fantasma, Metropolitana, Medium, Blasting News

Imagens: Revista Cláudia, Globo, Assombrado

More in Fatos&Fatos.com