fbpx

Bolas laranjas nos fios, o que significam? Para que servem

Quem já viajou de carro por rodovias do Brasil, provavelmente já se deparou com algumas bolas laranjas nos fios elétricos que cortam o céu. Chamadas de esferas de sinalização diurna, elas estão ali por uma função específica e, inclusive, obrigatória.

Parecidas com bolas de basquete, essas esferas são instaladas nas redes de alta tensão para sinalizar os cabos. Dessa maneira, aviões e helicópteros que trafegam pelo local conseguem perceber a presença dos fios e evitar acidentes.

A instalação das esferas nos cabos é obrigatória e está prevista nas normas para o setor elétrico de todo o país, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Bolas laranjas nos fios

Bolas laranjas nos fios - o que significam e para que servem
Quora

Primeiramente, as esferas de sinalização diurna deve ser instaladas em cabos de torres de transmissão que ficam em áreas onde há ocorrência de aviões e helicópteros. Uma vez que não é possível tornar os cabos visíveis a partir de outras técnicas, como pintura, por exemplo, as bolas cumprem a função de alerta.

Elas podem ser fixadas no cabo para-raios, no condutor de maior altura ou em ambos, dependendo do caso. Além disso, também são colocadas em cabos catenários que atravessam cânions, rios, lagos e vales.

A função de alerta também explica porque elas são tão grandes e possuem uma cor chamativa, perceptíveis com facilidade.

Instalação

Bolas laranjas nos fios - o que significam e para que servem
A Língua

As bolas laranjas é feita durante a construção ou manutenção das linhas. Um eletricista desliza o objeto sobre os cabos, até que ele seja posicionado no local adequado.

Entretanto, quando se trata de uma linha de transmissão já energizada, as esferas são transportadas com a ajuda de um helicóptero

As bolas são feitas de fibra de vidro e conseguem resistir raios ultravioletas, água, poeira, calor, corrosão e ferrugem. Além disso, elas não geram atrito com os cabos, nem provocam eletrólise ou ressonância harmônica quando vibra.

Geralmente, possuem cerca de 60 cm de diâmetro e 5 kg.

Apesar das bolas laranjas serem as mais comuns nos fios, a norma ABNT NBR 6535 diz que elas também pode ser vermelhas. Já no exterior, é comum que elas também sejam encontradas em outras cores.

Bolas laranjas como para-raios

Bolas laranjas nos fios - o que significam e para que servem
Mega Curioso

Além da função de alerta para pilotos, as bolas laranjas nos fios também atuam como para-raios. Por causa disso, também podem receber o nome de esferas dissipadoras eletro-geométricas.

Nessa função, elas evitam que raios atinjam diretamente os fios e cumprem a função de conduzir a corrente elétrica até uma torre de alta tensão. Na torre então, a energia do raio pode ser dissipada no solo.

Dessa maneira, ajudam a evitar acidentes na rodovia, causados por eventuais danos elétricos aos fios passando sobre os veículos.

Fontes: Copel, Aprendendo Elétrica, Eletro Jr, Fatos Desconhecidos

Imagens: Marcio Cunha, Quora, A Língua, Mega Curioso

More in Fatos&Fatos.com