Benefícios da ora-pro-nóbis – O que é + como mantem a saúde do corpo

Você conhece os benefícios da ora-pro-nóbis? A princípio, ela consiste em uma espécie de planta que possui folhas resistentes e ricas em nutrientes. Além disso, trata-se de uma planta comestível não convencional, contendo fibras e proteínas, podendo ser adicionada em sopas, arroz e saladas.

Por outro lado, para cultivar e plantar essa espécie de planta são necessários alguns cuidados. Por exemplo, investir em grandes vasos e estacas enfiadas na terra para segurar a planta. Ademais, a luz solar é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência dela. No entanto, água em excesso faz mal para ela, portanto, deve ser regada moderadamente.

Em suma, os benefícios da ora-pro-nóbis envolve: auxiliar no emagrecimento, diminuir índices de colesterol ruim e diabetes, e prevenir a anemia. Além disso, age como antioxidante, analgésico e anti-inflamatório. Portanto, para inserir a ora-pro-nóbis na alimentação ele deve atuar como um alimento complementar. Pois, ela não supre a recomendação diária de proteína necessária para a saúde do corpo.

O que é a ora-pro-nóbis

FCM Unicamps

A ora-pro-nóbis, cujo nome científico é Pereskia aculeata, consiste em uma espécie de planta que apresenta folhas resistentes e ricas em nutrientes. Ademais, é uma planta não convencional, mas bastante comum em solo brasileiro. Em síntese, essas plantas se assemelham a aparência de um mato. No entanto, são comestíveis e possuem um alto valor nutricional. Logo, costumam estar presentes em quintais de casas e em sítios do estado de Minas Gerais.

Por outro lado, a ora-pro-nóbis é rica em fibras e proteínas que podem ser adicionadas em saladas, arroz ou sopa. Desse modo, em sua composição há aminoácidos essenciais, como a lisina e o triptofano, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas C, A e complexo B. Por isso, as folhas servem para fins medicinais e os frutos como alimento.

Em suma, muitos plantios são feitos em domicílio. Entretanto, é possível encontrar essas folhas em forma desidratada ou em pó. Por fim, curiosamente o seu nome é condizente com a história dos mineiros que a colhiam no quintal de um padre, enquanto ele rezava a missa.

Como plantar e cultivar ora-pro-nóbis

Moda e Beleza Vale

Para plantar e cultivar essa planta, garantindo os benefícios da ora-pro-nóbis, é necessário se atentar a alguns aspectos. Assim sendo, eles são:

  • Onde encontrar – Geralmente, ela pode ser encontrada em centros convencionais, viveiros, ou em feiras de produtos orgânicos.
  • O apoio – É necessário grandes vasos e apoiar a ora-pro-nóbis com estacas enfiadas na terra.
  • Banho de sol – Essa planta necessita de luz solar. Logo, é preciso deixa-la nas janelas de apartamentos ou em algum local da casa.
  • Água em excesso – O ideal é plantar na primavera devido às chuvas. Porém, não é necessário exagerar na quantidade de água.
  • A colheita – Normalmente, a primeira colheita ocorre 120 dias após o plantio.
  • Manutenção – É imprescindível que seja realizado podas a cada dois meses e utilizar luvas.

Ora-pro-nóbis é realmente uma fonte de proteína?

Almanaque SOS

A ora-pro-nóbis possui aproximadamente 25% de proteína na sua composição. Entretanto, essa planta não deve ser consumida como uma única fonte de proteína para o organismo. Logo, deve ser uma fonte complementar proteica. Pois, ela não supre a recomendação diária necessária do macronutriente. Portanto, é recomendado que seja inserido na dieta para complementar a alimentação, garantindo os benefícios da ora-pro-nóbis.

Os benefícios da ora-pro-nóbis

1- Fonte de proteína

Catraca Livre

Um dos benefícios da ora-pro-nóbis é ser uma ótima fonte de proteína vegetal, sendo que 25% de sua composição é de proteínas. Enquanto que a carne tem em sua composição apenas 20% de proteínas, por isso é conhecida popularmente como a ‘carne dos pobres’. Da mesma forma, a ora-pro-nóbis possui maior nível proteico do que o milho e feijão, por exemplo. Além disso, contém aminoácidos essenciais para o organismo, como triptofano e a lisina.

Enfim, é uma planta ideal para compor a dieta, principalmente para veganos e vegetarianos, que não consomem proteína de origem animal. Ademais, a falta de proteína no organismo pode afetar a disposição diária, a formação muscular, a beleza das unhas e dos cabelos.

2 – Auxilia no emagrecimento

Atletis

Também faz parte dos benefícios da ora-pro-nóbis auxiliar no emagrecimento. Isso acontece devido a planta ser rica em proteína e fibras, pois ela promove a saciedade e possui poucas calorias.

3 – Ajuda a diminuir o colesterol ruim

Uol

A ora-pro-nóbis auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL. Dessa forma, ajuda a evitar problemas de saúde, como AVC e infarto.

4 – Benefícios da ora-pro-nóbis: Contribui para o controle da diabetes

Moda e Beleza Leve

Outro benefício da ora-pro-nóbis é ajudar no controle do nível de açúcar do sangue. Pois, as fibras presentes na planta absorvem e distribuem o açúcar proveniente dos alimentos no organismo mais lentamente.

5 – Melhora o funcionamento do intestino

Uol

As fibras presentes na ora-pro-nóbis ajudam na digestão e a regular o funcionamento do intestino, evitando prisão de ventre, formação de pólipos e até mesmo tumores intestinais.

6 – Prevenir a anemia

Revista Abril

Entre tantos benefícios da ora-pro-nóbis, ela ajuda na prevenção de anemia, pois é uma planta rica em ferro, mais do que outros alimentos. No entanto, para que seja eficaz na prevenção da anemia, o ferro deve ser absorvido juntamente com a vitamina C, que também está presente na planta. Enfim, a anemia diminui a concentração da hemoglobina ou produção de hemácias, provocando sintomas como cansaço, falta de memória e fraqueza.

7 – Benefícios da ora-pro-nóbis: Evita o envelhecimento

Tua Saúde

Outro benefício da ora-pro-nóbis é ajudar na prevenção do envelhecimento precoce. Dessa forma, ao consumir a planta, que é fonte de vitaminas A e C e um potente antioxidante, inibe os danos causados nas células, auxiliando na saúde do cabelo, unhas e melhorando a visão. Além disso, também fortalece o sistema imunológico.

8 – Fortalecer os ossos e dentes

Almanaque SOS

Por ser rica em cálcio, um dos benefícios da ora-pro-nóbis é ajudar no fortalecimento dos ossos e dos dentes, onde a cada 100 g da folha da planta, contém 79 mg de cálcio. No entanto, vale lembrar que, mesmo sendo uma fonte de cálcio, a ora-pro-nóbis não substitui o leite.

9 – Age como um anti-inflamatório

Revista Abril

A ora-pro-nóbis é uma planta que apresenta propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, o que a torna eficaz no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Além disso, a planta também age como analgésico, reduzindo dores relacionadas à inflamação.

10 – Benefícios da ora-pro-nóbis: Tem capacidade antioxidante

Catraca Livre

Entre tantos benefícios da ora-pro-nóbis, ela também possui propriedades antioxidantes, que auxiliam no combate de radicais livres. Dessa forma, ajuda na prevenção de doenças degenerativas que podem aparecer com o tempo.

11 – Possui ácido fólico na composição

Revista Abril

O ácido fólico é um nutriente essencial para gestantes no início da gravidez, cuja função é auxiliar na formação do cérebro do bebê, prevenindo a má-formação. Por ser uma rica fonte de ácido fólico, o seu uso pode proporcionar benefícios para as gestantes.

12 – Benefícios da ora-pro-nóbis: Auxilia na hidratação da pele e dos cabelos

Moda e Beleza Leve

Por fim, outro benefício da ora-pro-nóbis é ajudar a manter a saúde e beleza dos cabelos e da pele. Pois apresenta boas quantidades de vitamina A (retinol), que auxilia na hidratação da pele e na saúde ocular, prevenindo problemas de visão.

Então, como vimos, os benefícios da ora-pro-nóbis são muitos, se você quer saber mais, leia também: Ora-pro-nóbis, conheça a planta que contém 25% de proteína!

Fontes: Tua Saúde, Ocean Drop, Revista Abril, Uol

Imagens: Wikipedia, FCM Unicamp, Moda e Beleza Vale, Almanaque SOS, Catraca Livre, Atletis

More in Fatos&Fatos.com