Benefícios da amizade, quais são? Importância para a saúde do corpo

A amizade é uma relação afetiva entre duas ou mais pessoas, que podem ser escolhidas ou construídas por acaso. Sendo assim, o amigo é aquele que te acompanha nos bons e maus momentos e estão presentes sempre que precisamos, nos ajudando a enfrentar a rotina da vida. Mas, você sabia que a amizade vai muito, além disso? De acordo com estudos, foram comprovados benefícios da amizade para a saúde do corpo.

Em suma, a amizade é o alicerce que te ajuda no dia a dia, independente de raça, gênero, nacionalidade, ela conecta as pessoas de todos os lugares. E é essa reciprocidade de carinho, cuidado e respeito que uma amizade verdadeira proporciona ajuda na saúde física e mental.

Enfim, a amizade além de ser uma forma do ser humano se aprimorar como pessoa, ter amigos traz inúmeros benefícios para nosso corpo. Por exemplo, a redução do estresse, ajuda a manter a sanidade mental, diminui o risco de doenças, previne a depressão, expande a expectativa de vida, entre outros. Por isso, confira os benefícios da amizade e as vantagens de cultivar seu círculo social.

Os benefícios da amizade

1 – Diminui o risco de doenças

Olhar Digital

De acordo com pesquisas realizadas, manter uma amizade faz com que seu corpo fique mais imune a problemas de saúde. Enquanto que pessoas que não possuem vida social ativa são mais solitárias, por isso, tendem a se sentirem mais indefesas. Além disso, tem dificuldades para dormir e mais facilidade de desenvolver depressão e ansiedade.

2 – Longevidade

Catraca Livre

Um dos benefícios da amizade é a longevidade, pois estudos mostram que manter os amigos por perto melhora em 50% a chance de você viver mais. Segundo o estudo, quem passa a vida sem interações sociais tem prejuízos relacionados à longevidade que podem ser comparados a fumar cigarros, ser alcoólatra ou obeso.

3 – Benefícios da amizade: Aumento do otimismo

Catraca Livre

O sentimento de felicidade é contagiante, por isso, compartilhar momentos bons com outras pessoas acaba contagiando com energias positivas. Portanto, um dos benefícios da amizade é poder convier com um amigo otimista e alegre. Como resultado você também ficará mais otimista, alegre e feliz.

4 – Coração mais saudável

Coração e Vida

Outro dos benefícios da amizade é conseguir manter seu coração mais saudável. Pois, as emoções positivas influenciam nos batimentos cardíacos. Portanto, pessoas felizes, satisfeitas têm menos chances de ser depressivas, além de apresentar um risco 22% menor de ter infarto ou de desenvolver outras doenças cardíacas.

5 – Benefícios da amizade: Ter com quem compartilhar sentimentos

Minha Vida

Faz parte do ser humano a necessidade de dividir suas experiências, gostos, sentimentos, etc. Por isso, é muito importante a criação de uma cumplicidade e confiança com amigos, fazendo com que os problemas, desafios e inseguranças do dia a dia não se acumulem. Enfim, o compartilhamento de sentimentos entre amigos melhora a saúde mental de ambos.

6 – Relações duradouras

Catraca Livre

Os benefícios da amizade também estão relacionados aos relacionamentos amorosos. Pois, uma relação onde há amizade entre os parceiros ela tende a ser mais estável, duradoura e saudável. Enfim, quando um casal é amigo, a união entre eles, a confiança e a cumplicidade se tornam maiores.

7 – Previne o desenvolvimento da depressão

Bebê Abril

Um dos benefícios da amizade é auxiliar na prevenção da depressão. Pois, manter o hábito de se relacionar com outras pessoas e criar vínculos de amizade é muito importante para prevenir e combater a depressão. Segundo estudos, o isolamento e a baixo autoestima são gatilhos para o desenvolvimento da ansiedade e depressão. Principalmente na fase de crescimento, fase em que a amizade é um fator decisivo para o desenvolvimento psicológico, que tornara a criança em um adulto feliz.

8 – Benefícios da amizade: Manter a boa forma do corpo

We Pick

Ter um bom amigo pode proporcionar inúmeros benefícios, assim como ajudar a manter a boa forma do corpo. Enquanto que pessoas depressivas tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada.

Em suma, criar vínculos afetivos estimula nosso corpo a liberar a ocitocina, hormônio do amor, além de aumentar a produção de neurotransmissores positivos no organismo. Portanto, se seus amigos praticam atividades físicas, as chances de você sair do sedentarismo e seguir o exemplo deles é muito maior.  Isso, graças à capacidade de influência que a amizade pode exercer em uma pessoa.

Por fim, são muitos os benefícios da amizade para a saúde do nosso corpo. Portanto, cultive e valorize seus amigos, afinal a amizade é algo tão importante para a vida humana, que tem até um dia exclusivo para podermos comemorar com os amigos do peito. Dia 20 de Julho, Dia do Amigo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Como fazer amigos [e porque é mais difícil do que parece].

Fontes: Espaço de Vida, LABFA, Minha Vida

Imagens: Bebê Abril, Copel Telecom, Catraca Livro, Olhar Digital, Coração e Vida, We Pick

More in Fatos&Fatos.com