Banheiro no espaço – Como os astronautas praticam a higiene pessoal

Usar o banheiro no espaço é uma experiência bem diferente de usar na Terra por um simples motivo: a diferença de gravidade. Por causa disso, agências espaciais do mundo todo precisam desenvolver tecnologias que permitem o manuseio dos dejetos e conforto dos astronautas.

O banheiro da Estação Espacial Internacional, por exemplo, conta com um fluxo de ar para sugar a urina e as fezes, ao invés de uma privada com água. Logo após o processo, a privada descarta os dejetos no espaço.

Os restos, no entanto, não correm o risco de caírem na Terra, pois são colocados dentro de cápsulas especiais queimadas ao entrar na atmosfera.

Como usar o banheiro no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Daily Investor Hub

Por conta da falta de gravidade, puxar a descarga num vaso cheio de água, urina e fezes no espaço iria contaminar o ambiente inteiro. Além disso, a economia de peso na produção das naves faz com que a estrutura seja única e protegida apenas por uma pequena cortina.

Com um único banheiro no espaço para homens e mulheres, os astronautas precisam se fixar ao vaso com a ajuda de cintos, correias e imobilizadores de pé. Só dessa maneira é possível assegurar que eles não sairão flutuando durante o momento particular.

Na hora de urinar, é preciso utilizar um tubo especial, capaz de sugar todo o líquido sem deixar restos na nave.

Para o descarte dos dejetos, não existe água ou descarta. O vaso separa os dejetos líquidos e lança tudo no espaço, onde são rapidamente evaporados. Em alguns casos, a urina pode ser reaproveitada e tratada para virar água potável.

Como fazer o “número dois”

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Space

Para dejetos sólidos, banheiro no espaço conta com processos um pouco mais complicados. Primeiramente eles são desidratados e desinfetados, para serem compactados e armazenados. Na maioria dos casos, eles podem ser guardados para descarte após o pouso, mas caso fiquem muito cheios, precisam ser jogados no espaço.

O descarte é feito dentro de uma cápsula que é completamente queimada ao entrar na atmosfera. Dessa maneira, além de não oferecer o risco de uma chuva de fezes de astronauta, o equipamento ainda pode tornar-se uma estrela cadente nos céus.

Limpeza do banheiro no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Wonderful Engineering

Além de todo o desconforto para usar o banheiro especial, os astronautas também precisam usar fraldas durante as viagens espaciais. Isso porque a experiência de lançamento é muito demorada e passa por horas de verificação de equipamentos e tecnologias.

Sendo assim, os astronautas podem ficar por muito tempo presos em seus assentos, depois que se preparam para a viagem. Nesse tempo, todos eles devem vestir fraldas, para o caso de haver necessidade.

Da mesma maneira, quando estão em missões externas à nave, não possuem acesso a banheiros no espaço. Ou seja, precisam utilizar fraldas para não perder tempo no serviço.

As fraldas, no entanto, são chamadas de Vestimenta de Máxima Absorção (MAG), capazes de absorver uma quantidade de fezes e urina maior que o normal.

Tomar banho no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Space

Usar o banheiro no espaço não resume-se a fazer necessidades fisiológicas, mas também tomar banho. No entanto, com a falta de gravidade para provocar a queda d’água, é impossível que astronautas usem chuveiros.

Na maioria das vezes, a higiene pessoal é feita com toalhas umedecidas especiais. Algumas estações espaciais mais avançadas possuem chuveiros adaptados. Nesses casos, água e espuma ficam flutuando durante o banho, podendo ser aspiradas por um dispositivo apropriado.

Fontes: Canal Tech, Mundo Educação, Olhar Digital, Tecmundo

Imagens: The Verge, Daily Investor Hub, Space, Wonderful Engineering

More in Fatos&Fatos.com