As 10 músicas mais felizes do mundo, segundo a ciência

Que tal espantar a tristeza e a depressão com as músicas mais felizes do mundo? A lista, que combina com o famoso ditado popular “quem canta seus males espanta”, foi criada pelo neurologista holandês Jacob Jolij, que assumiu a missão de descobrir por que determinadas faixas musicais são tão eficazes na estimulação dos hormônios da felicidade.

Conforme o especialista, as associações pessoais e o contexto social são essenciais para explicar a dose de alegria fornecida por uma certa música. Mas há também outros fatores, mais tangíveis, capazes de deixar o ouvinte com um ânimo maior, como o tom das canções.

Neste quesito, as músicas que tenham entre 140 e 150 batidas por minuto (BPMs) são “mais felizes” do que aquelas tocadas em tom menor, de acordo com Jolij. Ele também afirmou que as letras das canções têm forte influência no humor da audiência, sendo as que tratam de eventos positivos (amor, diversão, festa etc) consideradas as melhores para espantar a tristeza, assim como os versos que não fazem nenhum sentido aparente.

Eis a lista das 10 músicas mais felizes do mundo, de acordo com a ciência.

1. “Don’t Stop Me Now”, Queen

Considerada por muitos como a “música mais feliz de todos os tempos”, esta canção da banda inglesa Queen foi lançada em janeiro de 1979, se tornando um dos maiores sucessos na voz de Freddie Mercury.

2. “Dancing Queen”, ABBA

Lançada pelo grupo sueco ABBA em agosto de 1976, “Dancing Queen” foi considerada um dos principais hits daquela década.

3. “Good Vibrations”, The Beach Boys

Uma canção que em tradução livre significa “Boas Vibrações” não poderia ficar de fora da lista. Ela chegou às rádios em outubro de 1966, por meio da banda americana Beach Boys.

4. “Uptown Girl”, Billy Joel

Pouco tempo depois de estrear, em 1983, a música do cantor Billy Joel chegou ao topo da parada no Reino Unido, obtendo sucesso também nos Estados Unidos.

5. “Eye of the Tiger”, Survivor

Um ano antes, em 1982, a banda Survivor lançou “Eye of the Tiger”, que até hoje é lembrada como parte da trilha sonora do filme Rocky III.

6. “I’m a Believer”, The Monkees

Gravada originalmente pelo grupo americano The Monkees, em 1966, a canção ganhou várias versões posteriormente, uma delas incluída na animação Shrek (2001).

7. “Girls Just Want to Have Fun”, Cyndi Lauper

Lançada em 1979 por Robert Hazard, “Girls Just Want to Have Fun” se tornou um grande sucesso na voz da cantora Cyndi Lauper, que apresentou a sua versão em 1983, transformando-a em um dos maiores hits dos anos 1980.

8. “Livin’ on a Prayer”, Bon Jovi

Considerada pelo canal VH1 como uma das melhores músicas dos anos 80, “Livin’ on a Prayer” foi lançada em outubro de 1986 pela banda Bon Jovi. A música também é lembrada pelos fãs da série Todo Mundo Odeia o Chris, pois ganha destaque no último episódio da atração.

9. “I Will Survive”, Gloria Gaynor

Lançada em 1978 pela cantora Gloria Gaynor, “I Will Survive” é outra que ganhou versões diferentes nas décadas seguintes, fazendo parte da trilha sonora de novelas, filmes e seriados.

10. “Walking on Sunshine”, Katrina & the Waves

Finalizando a lista das músicas mais felizes do mundo segundo a ciência, temos uma faixa lançada em 1983 pela banda britânica Katrina & the Waves. Porém, a melodia não fez sucesso de imediato, só caindo no gosto popular quando relançada dois anos mais tarde.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.