fbpx

Andar descalço – Principais benefícios que oferece para a saúde

Nossos pés são responsáveis por receber e enviar inúmeros estímulos sensoriais e motores. Ou seja, representa uma parte importante do sistema de exploração e reconhecimento do ambiente. Além disso, tem a capacidade de desenvolver força e coordenação. Por isso, desenvolver o hábito de andar descalço pode ser bastante benéfico para o organismo.

Ademais, andar sem utilizar os sapatos pode contribuir para uma postura correta, equilíbrio, reforçar os pés e músculos, e reduzir inchaços nas pernas. Por outro lado, também estimula a liberação de antioxidantes, melhorando a qualidade do sono, reduz processos inflamatórios e diminui dores musculares. E, crianças que crescem tendo o hábito de andar descalças são mais propensas a se desenvolver melhor.

Entretanto, para poder caminhar e correr descalço é necessário tomar alguns cuidados, e desenvolver lentamente esse hábito. Em suma, tente realizar exercícios descalço em sua própria casa diariamente, e sem forçar demais, evitando que ocorra lesões. Ademais, a prática de Yoga, Pilates e Artes Marciais é uma ótima opção para desenvolver esse hábito.

Benefícios de andar descalço

Conti Outra

Andar descalço geram diversos benefícios para a saúde do corpo. Logo, dentre eles estão:

  • Melhora o equilíbrio e a postura – O contato total do pé com o chão permite que o corpo aumente a superfície de suporte e permaneça mais facilmente em equilíbrio. Desse modo, a postura correta pode ser alcançada.
  • Reforça os pés e músculos – Andar descalço fortalece os músculos dos pés e das pernas. Em suma, faz com que seja utilizado melhor os dedos dos pés, que de outra forma estariam forçados dentro de um sapato fechado. Além disso, andar descalço é algo útil para tornar os dedos dos pés mais flexíveis.
  • Reduz o inchaço nas pernas – Pessoas que sofrem com problemas de inchaço nas pernas, andar descalço pode ser uma ótima alternativa. Em síntese, esse hábito contribui para a melhora da circulação sanguínea. Dessa maneira, ajuda e prevenir o inchaço que ocorre nas pernas e nos tornozelos, provenientes de problemas circulatórios.
  • Protege de bactérias – Existem estudos que apontam que andar descalço protege contra bactérias. Visto que, os pés ficam livres de bactérias provenientes do uso de calçados fechados.
  • Aumento da atividade cerebral – Os pés são cheios de terminações nervosas, sendo considerados importantes para a ligação com o mundo. Em resumo, os pés levam uma grande quantidade de informações ao cérebro.
  • Crianças que andam descalço desenvolvem melhor – As crianças que passam a maior parte do tempo descalças se desenvolvem melhor do que as que ficam calçadas. Logo, a prática de atividades físicas com os pés descalços aumenta o equilíbrio das crianças.

Estimulo dos antioxidantes

Almanaque SOS

Segundo pesquisas, a carga de elétrons que existe no solo penetra no corpo através dos pés descalços. Por isso, andar descalço contribui para a produção de antioxidantes pelo organismo. Ademais, eles destroem o excesso de radicais livres no corpo.

Por outro lado, como os radicais livres estão relacionados com o processo de envelhecimento das células, então existe uma melhora na qualidade do sono. Além disso, reduz os processos inflamatórios, diminui dores musculares, e ocorre um equilíbrio das alterações relacionadas aos sistemas endócrino e nervoso.

Perigos de andar descalço

Ciclo Vivo

Apesar de andar descalço trazer diversos benefícios à saúde, existem alguns perigos quanto a esse hábito. A princípio, estar descalço em sua casa é mais seguro. Entretanto, ao sair de casa você expõe o seu pé a riscos potenciais que podem ser perigosos e afetar todo o organismo.

Ademais, caso não tenha força adequada no pé, é possível que você sofra uma mecânica fraca da caminhada, provocando lesões. Além disso, também é possível ocorrer cortes e perfurações no pé, devido ao contato com objetos afiados ou pontudos. Por outro lado, também é possível ocorrer bactérias ou infecções prejudiciais, principalmente ao andar em locais úmidos.

Como caminhar descalço corretamente

Caminhar ou correr descalço é saudável apenas quando os músculos do pé estão treinados e preparados. Ademais, o pé apresenta diversos ossos e juntas, que necessitam serem diariamente estimulados. Isto é, precisam ser estimulados lentamente com exercícios para desempenhar a sua função. Portanto, desenvolver esse hábito requer alguns cuidados, tais como:

1 – Comece devagar

Ciclo Vivo

Você precisa ser paciente e iniciar com pequenas sessões entre 15 a 20 minutos de caminhada descalça. Ademais, permita que seus pés e tornozelos se adaptem ao novo ambiente. Logo, à medida que seus pés se acostumam a andar sem sapatos, você pode aumentar a distância e o tempo de andar descalço.

2 – Fique atento a possíveis desconfortos

Almanaque SOS

É normal sentir dores ou desconforto, pois sem a força adequada no pé, você corre o risco de ter pouca mecânica para caminhar, aumentando o risco de lesões. Por isso, é importante considerar começar a incorporar os pés descalços depois de passar boa parte da sua vida utilizando sapatos.

3 – Comece dentro de casa

Fabiosa

É crucial iniciar o processo de andar descalço dentro da superfície da sua própria casa. Além disso, para despertar os nervos sensoriais nos pés, tente andar descalço em casa o máximo que der, de preferência em superfícies irregulares. Por outro lado, utilize também bolas macias sob os pés.

4 – Andar descalço em superfícies seguras

VegMag

Depois de aprender caminhar no ambiente interno, tente caminhar descalço em superfícies externas menos perigosas. Por exemplo, gramados, trilhas de borracha, e praias.

5 – Teste exercícios de equilíbrio

Cuidaí

Iniciar com exercícios simples de equilíbrio, como ficar em um pé ou pressionar os dedos dos pés e abaixar lentamente, é primordial. Em suma, faça o processo devagar, sentindo cada músculo do seu pé ativar. Por outro lado, realizar yoga, Pilates ou artes marciais também é uma ótima opção.

Por fim, examine os pés em busca de lesões, todos os dias procure examinar a parte inferior dos pés, para garantir que não tenha nenhuma lesão. Dessa forma, andar descalço será tranquilo e você poderá aproveitar todos os benefícios que tem a oferecer para a saúde do corpo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Benefícios da caminhada, quais são? Dicas para começar e cuidados.

Fontes: Globo, Loteamento Cavalino, Ultra Macho

Imagens: VegMag, Conti Outra, Almanaque SOS, Ciclo Vivo, Fabiosa, Cuidaí

More in Fatos&Fatos.com