Amuletos da sorte, o que são? Como funcionam.

Você acredita em amuletos da sorte? Basicamente, sorte e azar são duas energias com significados opostos. Dessa forma, a definição de sorte pode variar conforme o contexto emocional, filosófico, religioso ou místico de quem a interpreta. Podendo ser eventos que acontecem sem o nosso controle influenciando nossas vidas de forma positiva.

Já o azar denota má sorte, além da casualidade, desgraça ou falta de sucesso na realização de um objetivo. Então, para combater o azar, foram criados os amuletos da sorte. De acordo com a crença popular, os amuletos são objetos que fornecem proteção. Tanto como para o azar, quanto contra perigos e doenças também.

Ademais, a palavra amuleto tem sua origem no latim ‘amuletum’ (objeto a ser usado para a defesa), e também no árabe ‘hamalet’ (aquilo que está suspenso). Normalmente, um amuleto da sorte tem origem animal ou mineral, cujas características variam entre povos, culturas e religião de cada país. Podendo ser representados por símbolos, objetos, patuás ou talismãs.

Portanto, existe uma ampla variedade de amuletos da sorte ao redor do planeta, cada um com um propósito específico. Enfim, para que os amuletos da sorte funcionem, a pessoa precisa acreditar e ter pensamentos positivos. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais amuletos da sorte, confira.

Amuletos da sorte

1 – Peixes

Uol

O amuleto da sorte em formato de peixe ajuda na resolução de problemas rotineiros. Além de trazer prosperidade, proteção e estimular a vida sexual. Da mesma forma, para os orientais, o peixe é símbolo de riqueza e abundância.

2 – Lua

Significado dos Sonhos

A lua é um amuleto da sorte que realça a sensualidade e equilibra a saúde. Também traz mais sorte para o amor e proteção. Enfim, pode ser usada em quadros, em tecidos ou como pingente e chaveiros.

3 – Amuletos da sorte: Sol

Significado dos Sonhos

O sol é considerado universalmente como um amuleto da sorte que proporciona prosperidade e proteção. Além disso, em várias culturas, o sol simboliza a vida, as divindades e o ouro. Por isso, é bom ter um sol a vista no ambiente.

4 – Pirâmides em miniatura

Alto Astral

As pirâmides são amuletos da sorte que tem como objetivo manter o equilíbrio e a harmonia no ambiente. Dessa forma, ter uma pirâmide em miniatura em casa proporciona a renovação de energias no local.

5 – Amuletos da sorte: Figa

Significado dos Sonhos

A figa é um amuleto da sorte de origem brasileira, muito usado para espantar inveja e mau-olhado. Além de trazer prosperidade. Por isso, o ideal é sempre carregar uma figa com você. Seja no pescoço, na bolsa ou colocada atrás da porta.

6 – Sapo da Fortuna

Mood Magazine

Como o nome já sugere, o sapo da fortuna é um amuleto da sorte usado para atrair riquezas. Portanto, coloque o sapo sobre uma mesa e coloque uma moeda de 1 real na boca dele.

7 – Amuletos da sorte: Trevo-de-quatro-folhas

Mood Magazine

Um dos amuletos da sorte mais conhecidos e antigos é o trevo-de-quatro-folhas. Em suma, ele é usado para trazer alegria, otimismo e energias positivas no dia a dia. Além de atrair fortuna e sorte.  Sendo que você pode usar o trevo natural ou algum símbolo de trevo que pode ser encontrado em lojas de produtos místicos.

8 – Ferradura

Significado dos Sonhos

A ferradura é usada como um amuleto da sorte para afastar energias negativas. Acredita-se que se você ganhá-la de presente é melhor. Enfim, para aproveitar ao máximo seu poder de sorte, você pode pendurar a ferradura sobre o batente da porta de entrada da sua casa.

9 – Fita do Senhor do Bonfim

Mood Magazine

A fita do Senhor do Bonfim é um amuleto da sorte originário da Bahia, muito utilizado para realizar pedidos. Dessa forma, você deve colocar no pulso, dando três nós e, é nessa hora que você deve fazer seu pedido. Além disso, se a fita for presente, ela possui mais força ainda para atender seu pedido.

10 – Estrela de seis pontas ou estrela de Davi

Significado dos Sonhos

É um amuleto da sorte usado para proporcionar o bom convívio, além de favorecer as reconciliações. Além disso, o símbolo traz paz e proteção para quem o usa.

11 – Gato da sorte

Alto Astral

De origem asiática, o gato da sorte, também conhecido como Maneki Neko, é uma escultura que atrai sorte e dinheiro. Além de ajudar a fortalecer as amizades.

12 – Buda

Significado dos Sonhos

O Buda é um amuleto da sorte usado para fortalecer o amor, proteger o romance e atrair riqueza e felicidade para o ambiente em que a estátua for colocada. Dessa forma, para atrair a sorte para seu relacionamento, você deve colocar seus pedidos ou uma foto de quem ama embaixo do Buda. Ademais, existem várias imagens de Buda, sendo a mais conhecida o Buda da Riqueza. Esse Buda deve ser colocado em um pires com moedas ou arroz.

13 – Olho-de-cabra

Mood Magazine

O olho-de-cabra é uma semente de uma árvore, muito famoso devido aos seus poderes místicos. Em suma, é um amuleto da sorte usado para afastar a inveja e as brigas nos relacionamentos.

14 – Amuletos da sorte: Olho grego

Mood Magazine

Símbolo de proteção contra olho gordo, além de atrair a boa sorte. Enfim, o olho grego é um amuleto da sorte que deve ser colocado na frente da porta, na bolsa ou no chaveiro.

15 – Amuletos da sorte: Ba-Gua

Mood Magazine

O símbolo BA-Gua é um instrumento do Feng Shui. Ademais, é muito usado como amuleto da sorte para afastar as energias negativas e o azar do ambiente. Por isso, o ideal é colocá-lo no lado de fora da porta de entrada da casa.

16 – Espelho na porta

Alto Astral

Ao colocar um espelho pequeno na porta, do lado de fora, ele vai funcionar como um amuleto da sorte afastando o azar da casa e de cada um que more ali.

17 – Elefante branco

Alto Astral

O elefante branco é um símbolo de sorte usado para atrair a riqueza e a prosperidade. Dessa forma, basta uma miniatura desse talismã para garantir a proteção e a relação com a família. Além disso, o ideal é colocá-lo de costas para a porta da frente da casa. No entanto, é importante limpar o elefante uma vez ao mês para eliminar as energias negativas que vão se acumulando no amuleto. Para a limpeza, use água e um pouco de sal grosso. Entretanto, você também pode carregar uma miniatura na bolsa ou em um chaveiro.

18 – Dente de alho

Astrocentro

Um amuleto da sorte bastante incomum é o dente de alho. Em suma, ele tem a capacidade de afastar as energias negativas e estagnadas da casa, como o azar. Portanto, deixe alguns pedaços de dente de alho em algum local visível da casa.

19 – Amuletos da sorte: Canela

Astro AAstral

Ao colocar um pedaço de canela dentro da carteira, ela tem a função de amuleto da sorte para abrir os caminhos. Além de ajudar a fazer aparecer o que você precisa. Por fim, a canela também ajuda a fortalecer a autoconfiança.

20 – Amuletos da sorte: Moedas

Astrocentro

As moedas também são amuletos da sorte. Para isso, basta colocar uma moeda no bolso ao sair de casa. Isso vai ajudar a atrair sorte, prosperidade ou bem materiais e bons negócios. Da mesma forma, se achar uma moeda no chão, pegue e guarde-amem seu bolso. Pois, é sinal de que outras irão aparecer.

21 – Bíblia

Uol

Ao manter uma bíblia aberta em um cômodo da casas, você vai atrair a proteção divina. Principalmente, se você ler diariamente trechos dela, que vai ajudar a fortalecer sua fé e a manter a paz e tranquilidade do seu espírito.

22 – Santos e Anjos

Alto Astral

Santos e Anjos são usados como amuletos da sorte para afastar energias negativas ou azar da casa ou da pessoa. Ademais, o ideal é usá-los ao lado da porta ou dentro da bolsa e carteira.

23 – Olho de gato

Astrocentro

Os indianos costumam usar a pedra olho de gato como amuleto da sorte, para proteger sua riqueza. Além de auxiliar na proteção de perdas imprevistas nos negócios e para dar estabilidade financeira.

24 – Amuletos da sorte: Caduceu

Uol

O caduceu é um amuleto da sorte muito usado na Grécia para afastar doenças e apaziguar desavenças. Além disso, é símbolo de prosperidade e sorte. Ademais, é um símbolo bem antigo, que pode ser visto na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals.

25 – Bambu

Astrocentro

Para os chineses, o bambu é um amuleto da sorte, que representa dinheiro e realização. Dessa forma, seguindo os princípios do Feng Shui, você deve colocar o bambu na parte sudeste da casa. Assim, sua sorte será multiplicada.

26 – Amuletos da sorte: Hamsá

Significado dos Sonhos

O hamsá é um talismã usado contra mau olhado, mas também, para afastar energias negativas e trazer felicidade, sorte e furtuna. Ademais, o hamsá também é conhecido como mão de Fátima ou mão de Deus. Sendo amplamente utilizado nas culturas do Oriente Médio contra o mau-olhado.

27 ​- Escada

Astrocentro

Para os egípcios antigos, ao colocar a escada em túmulos, elas tem a função de ajudar as almas a encontrar o caminho para o céu. Por isso, para os egípcios a escada é um tipo de amuleto da sorte.

28 – Amuletos da sorte: Ovos

Astrocentro

Para os ingleses, os ovos representam fertilidade e renascimento. Dessa forma, é muito comum na Inglaterra, presentear alguém com um ovo branco, que representa um amuleto de sorte. Porém, ao presentear com um ovo marrom, representa sorte e felicidade.

29 – Filtros dos sonhos

Uol

Um amuleto da sorte muito comum nos Estados Unidos é o filtro dos sonhos, cuja origem é nativa americana. Em suma, os sonhos são influenciados por energias positivas e negativas. Dessa forma, o filtro tem como função afastar as energias intrusas e incorretas. Então, essas energias ficam presas na teia do filtro, se dissipando com os primeiros raios do sol.

30 – Amuleto da sorte: Tumi

Uol

O tumi é uma machado cerimonial de sacrifício, caracterizado por possuir uma lâmina semicircular. Ademais, é um amuleto da sorte usado nas paredes ou portas das casas para atrair boa sorte.

31 – Escamas de Carpa

Mood Magazine

De acordo com a cultura polonesa, comer carpa na véspera de Natal e manter suas escamas na carteira atrai prosperidade e sorte ao longo do ano.

32 – Amuletos da sorte: O número 8

Astrocentro

Os chineses acreditam que o número 8 favorece a tomada de decisões importantes. Pois, a palavra oito e a palavra riqueza são muito semelhantes na língua chinesa. Por isso, acreditam que o número 8 seja como um amuleto da sorte.

33 – Porcos

Significado dos Sonhos

Para os alemães, os porcos representam riqueza e prosperidade. Por isso, no Ano Novo é tradição oferecer para aqueles que você gosta um porquinho feito em marzipã.

34 – Grilos

Uol

Para os aborígenes americanos, os grilos são criaturas que trazem boa sorte. Por isso, são muito respeitados e considerados como amuleto da sorte. Inclusive, é desrespeitoso imitar o som de seu canto.

35 – Escaravelho

Uol

O escaravelho é símbolo do sol nascente e protetor de todo mal. Dessa forma, os egípcios têm os escaravelhos como um símbolo de sorte que afasta o azar. Além de representar o renascimento e a transformação.

36 – Amuletos da sorte: Cavalo de Dalarna

Alto Astral

Muito utilizado na Suécia como amuleto da sorte, o cavalo de Dalarna representa força, fidelidade, sabedoria e dignidade.

Por fim, o desejo de atrair a sorte e afastar o azar é universal. Por isso, além de todos esses amuletos da sorte, ainda existem muitos outros. Portanto, use aquele que você mais se identifica e acredita que poderá ajudá-lo.

Então, se você gostou dessa ateria, também vai gostar dessa: Feitiços de mais de 2 mil anos são encontrados na Sérvia.

Fontes: João Bidu, Lottoland, Terra

Imagens: Linda Bela, Mood Magazine, Uol, Significados dos Sonhos, Alto Astral, Astrocentro

More in Fatos&Fatos.com