Alter ego, o que é? Origem, características e exemplos na cultura

O alter ego consiste na personificação de uma identidade fictícia, mas também análoga à personalidade padrão de um indivíduo. Nesse sentido, assemelha-se à criação de um personagem, com diferente índole, gostos e até aparência.

Apesar da construção dessa nova persona envolver o desenvolvimento de outras características, costuma-se manter alguns traços da pessoa. Assim, essa nova identidade mantém a essência do criador, porém desenvolve certa independência e autonomia.

Basicamente, a palavra alter ego tem origem no latim e significa “outro eu”, remetendo à personalidade alternativa de uma pessoa. No geral, encontra-se essa expressão e seus usos na literatura, na psicologia e até na cultura pop, com celebridades adotando personas para expressão artísticas.

Alter ego, o que é? Origem, características e exemplos na cultura
Fonte: Cotton Bro

Origem

A princípio, a designação alter ego foi criada pelo médico Franz Mesmer no século XVIII. Normalmente, Mesmer adotava técnicas de hipnose em seus tratamentos e identificou que os pacientes mostravam outras personalidades durante as práticas hipnóticas. Portanto, designou esse fenômeno como “outro eu”, ou alter ego.

A partir disso, a designação “alter ego” para se referir a diferentes personas passou a se difundir em diversas áreas. Em especial, na literatura e no mundo das artes. Porém, esse fenômeno integrou estudos da Psicologia sobre personalidade e comportamento humano.

No geral, os estudos da Psicologia analisam que o alter ego apresenta significativa independência de seu criador. Ou seja, apesar de ser criado por um indivíduo, muitas vezes essa nova persona existe separadamente, pois apresenta valores e personalidade distinta.

Características do alter ego

Em primeiro lugar, a criação de um alter ego envolve um processo terapêutico, pois não se trata de uma dissociação da realidade. Muito pelo contrário, a persona surge como um complemento à vida comum, uma ferramenta para lidar com problemas pessoais ou se expressar artisticamente.

Nesse sentido, o alter ego costuma ter características que o indivíduo comum reprime, ou gostaria de expressar. Por exemplo, um advogado rígido que gostaria de ser um dançarino versátil pode desenvolver uma persona que atenda a essas características.

Desse modo, manifestar esse alter ego ou trabalhar a favor dele em alguns momentos pode auxiliá-lo a lidar com conflitos da vida comum. Entretanto, como explicado anteriormente, é fundamental um acompanhamento de profissionais especializados nesse campo. Assim, pode-se aproveitar melhor a ideia de um alter ego, sem prejudicar a saúde mental e física.

Alter ego, o que é? Origem, características e exemplos na cultura
Fonte: Super Vault

Alter ego na cultura

Para de conhecer melhor sobre o alter ego na prática, basta olhar para a cultura, em especial o entretenimento. No geral, encontra-se personas nos quadrinhos, no cinema e também na música.

Como exemplo, pode-se citar a figura de Clark Kent, como um alter ego do Super-Homem. A fim de esconder sua identidade secreta de super-herói, o alienígena de Krypton adotou uma personalidade distinta de um repórter. Muitas vezes, seu personagem é apresentado no cotidiano como uma pessoa quase tediosa, em nítido contraste com sua personalidade heróica.

Além dele, ainda cabe citar o Homem Aranha, alter ego do Peter Parker que traça caminho semelhante ao do Super-Homem. Desse modo, o jovem adulto enfrentando a vida universitária e o amadurecimento consegue proteger sua identidade de melhor amigo do bairro. Porém, quando está em ação adota outra personalidade, características e até novos trejeitos.

Em contrapartida, existem importantes personas no mundo da música. Por exemplo, a cantora Nicki Minaj possui inúmeros alter egos em suas músicas, pois são personagens que contam diferentes partes partes de sua história de vida.

Entre eles, está Roman Zolanski, um homem britânico e homossexual que se apresenta de forma mais selvagem que a própria Nicki. Com sua primeira aparição na música My Chick Bad, esse é um dos personagens que Nicki Minaj utiliza para contar sua conturbada história de vida por meio do rap.

Para além da cantora, outros artistas de renome também apresentam alter egos. Como exemplo, pode-se citar a Beyoncé, com seu alter ego Sasha Fierce, e a Lady Gaga, com a figura de Jo Calderon.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o alter ego? Então leia sobre Personalidades importantes – 40 figuras mais influentes da história.

Fontes: Psicanálise Clínica | Info Escola | A mente é maravilhosa | Eu sem Fronteiras | Disco Punisher | WikiFandom

Imagens: Pixabay | CottonBro | Super Vault

More in Fatos&Fatos.com