fbpx

Alimentos que combatem a ansiedade – Quais são e principais benefícios

A ansiedade é uma condição generalizada relacionada à saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas variam e algumas pessoas os sentem apenas de vez em quando.

No entanto, alguém que apresenta sintomas por 6 meses ou mais pode ser diagnosticadas com Transtorno de Ansiedade Generalizada. Desse modo, os principais sintomas psicológicos e físicos desse transtorno, incluem: medo, suor intenso, irritabilidade, dificuldade de concentração, bem como taquicardia e falta de ar.

O tratamento para ansiedade inclui terapia, adoção de novos hábitos e em alguns casos, ingestão de medicamentos. Todavia, esses tratamentos convencionais não funcionam a longo prazo. No entanto, algumas pesquisas sugerem que uma nutrição adequada pode ajudar a melhorar os sintomas. Confira abaixo os principais alimentos que combatem a ansiedade.

Alimentos que combatem a ansiedade e o estresse

Abacate

Fonte: Pexels

Essas frutas são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas, bem como de minerais que estimulam o cérebro, como folato e magnésio. Além disso, os abacates contêm vitaminas C e E, antioxidantes que ajudam a neutralizar o estresse oxidativo e reduzir a inflamação no corpo. Ademais, as gorduras saudáveis ​​do abacate também podem ajudar a aumentar a saciedade após as refeições, evitando comer demais.

Camomila

Alimentos que combatem a ansiedade: quais são e principais benefícios
Fonte: Pexels

Por centenas de anos, as pessoas têm usado a camomila como um remédio natural para a ansiedade. De acordo com diversos estudos, esta erva provou ser eficaz no tratamento de ansiedade leve a moderada. Dessa forma, a camomila é consumida principalmente como chá, mas também é possível encontrá-la como suplemento.

Chá Verde

Fonte: Pexels

O chá verde contém vários antioxidantes, além do aminoácido teanina. Para esclarecer, a teanina tem sido associada à calma e relaxamento e pode aumentar a produção dos hormônios serotonina e dopamina para uma sensação de bem estar.

Chia

Fonte: Pexels

As sementes de chia são uma das principais fontes vegetais de ácido alfa-linolênico, isto é, um ácido graxo ômega-3. Eles também podem ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e são ricos em magnésio, selênio e muitos compostos vegetais benéficos que foram associados à redução da inflamação no cérebro e no corpo.

Chocolate

Alimentos que combatem a ansiedade: quais são e principais benefícios
Fonte: Pexels

O chocolate amargo, sem leite nem açúcar, também é um excelente alimento para quem luta contra a ansiedade. O chocolate reduz o cortisol, um hormônio do estresse que pode aumentar os sintomas de ansiedade.

Cúrcuma

Fonte: Pexels

A curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, tem uma infinidade de pesquisas promissoras sobre seus benefícios à saúde. Embora a curcumina esteja associada à redução da ansiedade e à redução da inflamação, um estudo descobriu que a curcumina também ajuda a aumentar a síntese de DHA no cérebro e no fígado, que pode ter efeitos ansiolíticos e calmantes.

Espinafre

Fonte: Pexels

A ansiedade e as emoções negativas causam uma diminuição rápida da vitamina C. Por este motivo, o espinafre (rico em vitaminas A, C e K) é um alimento perfeito para pessoas que lutam contra a ansiedade e o estresse. Muitos especialistas recomendam que o espinafre seja consumido cru para aproveitar ao máximo seu valor nutricional. Por exemplo, ao fazer uma salada, substitua a alface por espinafre ou adicione algumas folhas de espinafre nas principais refeições.

Grãos

Fonte: Pexels

Os grãos inteiros como a aveia, são ricos em magnésio, selênio e vitaminas B. Além disso, a aveia é um carboidrato complexo, o que significa que é digerido mais lentamente, evitando picos rápidos de açúcar no sangue que podem afetar o humor e o estresse.

Iogurte

Fonte: Pexels

Além de ser composto por vitamina B6 e vitamina D, o iogurte grego é uma grande fonte de probióticos, que alimentam as bactérias intestinais saudáveis.

Ovos ajudam a combater a ansiedade



Fonte: Pexels

Para funcionar em plena capacidade, seu cérebro precisa de vitaminas B, portanto, a falta desta vitamina pode causar irritabilidade, confusão e sintomas semelhantes aos da ansiedade. Por este motivo, inclua fontes de vitamina B em sua dieta como por exemplo carne de porco, carne bovina e ovos. Além disso, os ovos têm uma alta concentração de colina. Em outras palavras, trata-se de uma vitamina essencial para a saúde do cérebro.

Peixes e frutos do mar ajudam a combater a ansiedade

Fonte: Pexels

O consumo de peixes como o salmão ajuda a promover o funcionamento saudável do cérebro e pode reduzir a inflamação. Os peixes gordurosos também apresentam altas concentrações de vitaminas B, vitamina D e o antioxidante selênio, que combate o estresse oxidativo.

Sementes de Abóbora ajudam a combater a ansiedade

Alimentos que combatem a ansiedade: quais são e principais benefícios
Fonte: Pexels

As sementes de abóbora são ricas em magnésio, vitaminas B e zinco, fatores que contribuem para a saúde do cérebro. O magnésio está envolvido em mais de 600 reações no corpo, incluindo humor e função cerebral. Por isso, as deficiências de magnésio têm sido associadas à depressão, que tende a reduzir os níveis de serotonina no cérebro e aumentar a resposta do cortisol ao estresse.

Verduras e legumes ajudam a combater a ansiedade

Alimentos que combatem a ansiedade: quais são e principais benefícios
Fonte: Pexels

Por fim, a recomendação de adicionar mais verduras à dieta também pode beneficiar a saúde do cérebro. Verduras como espinafre, alface, mostarda e couve são ricas em vitamina C, magnésio, bem como compostos vegetais que ajudam a proteger as células contra danos.

Então, agora que você já sabe quais alimentos combatem a ansiedade e o estresse, clique e leia: Sinais de ansiedade – Causa, como evitar e tratamento dos sintomas

Fontes: Tua Saúde, SIAH, Minha Vida

Fotos: Pexels

More in Fatos&Fatos.com