Afinal, a aranha-de-jardim é venenosa ou não?

Talvez, você já tenha se assustado ao se deparar com uma aranha-de-jardim enquanto admirava as flores do quintal. Contudo, será que há motivo para ter tanto medo desse bichinho?

A chamada aranha-de-jardim também é conhecida como aranha-lobo, aranha-de-grama e  até mesmo tarântula. No entanto, seu nome científico é Lycosa erythrognatha. Além de viver no Brasil, esse tipo de aranha também pode ser encontrado no Paraguai, Argentina e Uruguai.

Com cerca de 5 cm, a aranha-de-jardim não usa a sua teia para capturar suas presas, mas, sim, apenas para imobilizá-las e guardá-las.

A aranha-de-jardim é venenosa?

(Fonte: Reprodução/Filipe Idalgo)(Fonte: Reprodução/Filipe Idalgo)

Sim. Essa aranha tem veneno, mas ele não costuma ser um risco de vida para os humanos. Normalmente, a picada dessa aranha só causa vermelhidão no local. Caso a pessoa verifique inchaço, coceira e dor aguda, deve procurar atendimento médico, pois há a possibilidade de ela ser alérgica ao veneno da aranha.

Trata-se de um cenário semelhante ao de quem é alérgico à picada de abelhas. A maioria das pessoas sente um forte incômodo ao ser picada por esse inseto, mas apenas uma minoria corre risco de vida devido ao contato com o veneno.

Devemos matar a aranha-de-jardim?

Não há motivos para matar esse animal, pois ele não representa risco para a sua saúde. O instinto dessa aranha é fugir dos humanos. Então, dificilmente ela atacará uma pessoa.

Lembre-se que esse animal desempenha um importante papel na redução de insetos, como moscas, pernilongos e baratas — e esses animais são muito mais desagradáveis do que essa aranha, não é mesmo?

A aranha-de-jardim se esconde em roupas?

Raramente você vai encontrar uma aranha-de-jardim nas suas roupas ou calçados. Esse animal realmente gosta de ficar em jardins, gramas, moitas etc. O ambiente abafado, dentro de armários, por exemplo, não é de seu interesse. Sendo assim, as chances de ver essa aranha dentro da sua casa é mínima, mesmo que você tenha muitas plantas no interior dos ambientes.

Maioria absoluta das aranhas não causa risco à saúde humana

(Fonte: Reprodução: Rafael Mariante/Arquivo Pessoal)(Fonte: Reprodução: Rafael Mariante/Arquivo Pessoal)

As aranhas não fazem parte da lista de animais prediletos dos brasileiros, mas, será que elas merecem tanto o nosso desprezo? Existem mais de 48 mil espécies de aranhas em todo o mundo. Dessas, apenas 0,4% representam risco à nossa saúde.

O maior grupo taxonômicos de aranhas que existe é o da família Salticidae. Esse grupo inclui as aranhas-papa-moscas. Você provavelmente já as viu na sua casa, certo?

Ao contrário das aranhas-de-jardim, as papa-moscas amam ficar dentro dos imóveis. Ficou com medo? Relaxe! Elas são ainda mais inofensivas que as tarântulas.

Toda aranha tem 8 patas e 8 olhos?

Para ser considerado uma aranha, o bichinho precisa ter quatro pares de patas, não tem jeito. Contudo, os oito olhos não são uma regra. Algumas aranhas têm menos pares de olhos e outras, pasmem, não tem nenhum olhinho.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.