7 fatos sobre a suçuarana, o segundo maior felino das Américas

Reverenciado por culturas indígenas de todas as Américas, a suçuarana, ou puma, e que também é conhecido como leão-das-montanhas, é um versátil predador que chama atenção pelos mais diferentes hábitos de sua categoria. Capaz de ignorar humanos para caçar apenas presas fragilizadas, ela é um importante meio de preservação e manutenção dos ecossistemas, trabalhando em colaboração com a regulação de doenças e o excesso populacional.

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre o segundo maior felino das Américas.

1. O quarto maior felino do mundo

(Fonte: Britannica / Reprodução)(Fonte: Britannica / Reprodução)

A suçuarana é o quarto maior felino do mundo — atrás de leões, tigres e onças-pintadas — e o segundo das Américas. Espécimes machos podem alcançar até 2,7 metros de comprimento e 100 quilos de massa corporal.

2. Velocidades absurdas

(Fonte: 1ZOOM / Reprodução)(Fonte: 1ZOOM / Reprodução)

Apesar de viver em zonas montanhosas e desfavoráveis para movimentação, a suçuarana atinge velocidades médias de 45 km/h enquanto caça presas. Por dia, estima-se que o animal caminhe até 30 quilômetros, cercando regiões habitáveis de até 1,5 mil km².

3. Língua versátil

(Fonte: Quora / Reprodução)(Fonte: Quora / Reprodução)

O leão-das-montanhas possui uma língua com papilas gustativas em formato de lixa. Com elas, é possível raspar a carne de difícil alcance fixadas em ossos de presas, além de tomar banho em um lento processo de autolimpeza.

4. Os filhotes de pumas

(Fonte: Pinterest / Reprodução)(Fonte: Pinterest / Reprodução)

A partir dos 2 ou 3 anos de idade, o puma já é capaz de reproduzir e gerar até três filhotes por vez. As crias, devido à cegueira atribuída até completar cerca de duas semanas de nascimento, são constantemente acompanhadas e vigiadas pela mãe, e assim permanecem durante seus dois primeiros anos de vida.

5. Hábitos solitários

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Apesar de compartilharem responsabilidades familiares, as suçuaranas são frequentemente vistas como animais solitários. Após a reprodução, os machos tendem a seguir seus próprios caminhos e estabelecem um novo ciclo de vida, atingindo expectativas de até dez anos em indivíduos saudáveis.

6. O gato doméstico

(Fonte: The Guardian / Reprodução)(Fonte: The Guardian / Reprodução)

Conhecida como “gato doméstico” pelos patagônicos, a suçuarana, diferentemente de seus primos leão e tigre, não ruge, mas ronrona. Além disso, o animal possui um corpo esquio semelhante ao de felinos de estimação, porém em escalas muito maiores.

7. Importância ecológica

(Fonte: fps2 / Reprodução)(Fonte: fps2 / Reprodução)

Por ser um animal essencialmente carnívoro, o leão-das-montanhas é importante para a manutenção do ecossistema em que vive. Mesmo sendo veloz e um exímio caçador, ele possui preferências a presas debilitadas, regulando o equilíbrio das espécies e contribuindo para que doenças não sejam transmitidas em larga escala pela natureza.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.